A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A implantação de unidades de conservação (UC) é uma das formas mais reconhecidas de proteção a biomas e a espécies que estão ameaçadas. São espaços territoriais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A implantação de unidades de conservação (UC) é uma das formas mais reconhecidas de proteção a biomas e a espécies que estão ameaçadas. São espaços territoriais."— Transcrição da apresentação:

1

2 A implantação de unidades de conservação (UC) é uma das formas mais reconhecidas de proteção a biomas e a espécies que estão ameaçadas. São espaços territoriais legalmente instruídos com o objetivo de preservar a biodiversidade a as características relevantes do ambiente.

3 UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL: o objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nessa lei. São elas: estação ecológica, reserva biológica, parques (nacional, estadual, municipal), monumento rural e refugiu da vida silvestre UNIDADES DE USO SUSTENTÁVEL: o objetivo básico é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcelas de seus recursos naturais. São: área de relevante interesse ecológico, floresta (nacional, estadual, municipal), reservas extrativistas, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável e reserva particular do patrimônio natural.

4 CATEGORIAQNTDÁREA (Km²) % CATEGORIAQNTDÁREA (Km²) % Parque Nacional 276345 10423,5 Área de Relevante interesse ecológico 428540,1 Reserva Biológica 4851 3643,5 Área de Proteção ambiental 232431 08229,5 Estação Ecológica 16115 2797,8 Reserva Extrativista 66132 7679,1 Refugio da Vida Silvestre 203 6760,3 Reserva do Desenvolvimento Sustentável 27109 8447,5 Monumento Natural 201 1390,1 Floresta Natural 89273 25618,6 SUBTOTAL 446516 56235,2 Reserva da Fauna 000 SUBTOTAL 456947 80364,8 TOTAL 9021 464 365100 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL PROTEÇÃO INTEGRALUSO SUSTENTAVEL

5

6 A unidade de conservação poderá ser dividida em sete zonas, com funções definidas para cada uma delas: Zona Intangível: dedicada a proteção integral Zona Primitiva: pequena ou minima intervenção humana Zona de Uso Extensivo: área natural, podendo apresentar alguma alteração Zona de uso intensivo: área natural ou alterada pelo homem Zona Histórico – Cultural: visa proteger sítios históricos Zona de Recuperação: áreas naturais consideravelmente alteradas pela sociedade Zona de Uso Especial: contém as áreas necessárias à administração

7 ALGUNS DOS OBJETIVOS DA (SNUC) SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais; proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional; contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica; proteger as características de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, paleontológica e cultural; proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica; favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico; proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

8 Cânion Itaimbezinho Itaimbezinho é um cânion (ou desfiladeiro) situado no Parque Nacional de Aparados da Serra, Santa Catarina/Rio Grande do Sul, Brasil, a cerca de 170 km ao norte nordeste de Porto Alegre, próximo à fronteira do estado de Santa Catarina. Flora e fauna A cobertura vegetal do parque é muito variada, sendo representada principalmente pela Floresta Pluvial Atlântica e pelos campos e florestas com araucária. Nas nascentes observa-se a formação de turfeiras.

9 ALUNOS: Jorge Luiz, Kaiã de Souza, e Matheus Junkes DICIPLIANA: Geografia PROFESSOR: Antônio COLÉGIO: Madre Francisca Lampel


Carregar ppt "A implantação de unidades de conservação (UC) é uma das formas mais reconhecidas de proteção a biomas e a espécies que estão ameaçadas. São espaços territoriais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google