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Capítulos: I - Para entender a China II -Política industrial e o setor de máquinas e equipamentos III - O segmento de máquinas-ferramenta IV -Análise.

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2 Capítulos: I - Para entender a China II -Política industrial e o setor de máquinas e equipamentos III - O segmento de máquinas-ferramenta IV -Análise do comércio de máquinas e equipamentos na China VI - Conclusões E O SEU EFEITO SOBRE A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

3 I - Para entender a China Capítulo I: O que quisemos mostrar A.A motivação do governo chinês para conduzir as reformas B.Por que a população aceita o modelo adotado C.A coerência entre políticas adotadas, profundidade e velocidade das reformas D.Os resultados das reformas E.Os maiores problemas: superprodução, desemprego e desigualdades F.A saída: manter a agressividade comercial

4 A.A motivação do governo em conduzir as reformas Até 2025 a economia chinesa terá de gerar entre 400 e 700 milhões de novos empregos Risco de descontrole e caos social B. A aceitação do modelo pela população Os anos de Mao - de 1949 a 1976 Trauma do país com as mudanças radicais da política o grande salto à frente, que causou a morte por fome de mais de 30 milhões de pessoas Lógica confunciana – hierarquia e família I - Para entender a China

5 As reformas pós-Mao A partir de de 1978, reformas motivadas por: –falta de êxito das políticas maoístas –descontentamento social com o desemprego, inflação e a corrupção Era pós-maoísta cria pacto entre governo e população. Os chineses aceitam as interferências do Estado, mesmo com o desrespeito aos direitos individuais As reformas passaram a ser implantadas de maneira gradual:Tateando as pedras enquanto se cruza o rio I - Para entender a China

6 O modelo de desenvolvimento adotado para conduzir as reformas Gansos voando em formação, adotado pela Ásia, espelhando-se em Cingapura Desafio: reformar as instituições do país e o sistema econômico I - Para entender a China

7 C. Coerência entre as políticas, profundidade e velocidade das reformas: No setor empresarial Na legislação No serviço público Incentivos ao investimento estrangeiro direto (IED) Política tecnológica Investimentos em infra-estrutura Entrada na OMC Políticas educacionais Política industrial – Capítulo II I - Para entender a China

8 D. Resultados das reformas Positivos –Transformaram o sistema chinês em uma economia de mercado –Reduziram a pobreza absoluta: aumentaram a renda média da população geraram crescimento econômico médio de 9,5 % ao ano, nas duas últimas décadas –Integraram a indústria à cadeia de suprimentos mundial Negativos –Geraram sérias distorções na economia e na sociedade –Esses erros deverão ser corrigidos, gradualmente, nas próximas décadas, e dependem das forças políticas vigentes I - Para entender a China

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10 E. Problemas: desemprego e desigualdades Superprodução, guerras de preços e excesso de capacidade instalada em algumas indústrias Desemprego de três origens: –disfarçado –demissões de estatais –migração A Previdência cobre apenas 14% da população I - Para entender a China

11 E. Desemprego e desigualdades Os desníveis salariais entre empresas e regiões são enormes Falta de mobilidade de mão-de-obra Apesar das desigualdades, as vantagens da China no campo do trabalho permanecerão por décadas I - Para entender a China

12 E. Desemprego e desigualdades Os jovens que trabalham nas indústrias estão satisfeitos com as atuais condições sócio-econômicas Muitos trabalhadores e camponeses não se beneficiaram do crescimento da China A má distribuição de renda retarda o seu crescimento I - Para entender a China

13 Para que o crescimento se sustente, será necessário: Estimular a demanda agregada com investimentos governamentais Melhorar o desempenho das estatais Prosseguir com as reformas institucionais Continuar gerando empregos via exportações agressivas I - Para entender a China

14 Perspectivas de impacto sobre a economia brasileira I - Para entender a China

15 II - Política industrial e o setor de máquinas e equipamentos Capítulo II: O que quisemos mostrar A.A importância da aplicação continuada e consistente de uma política industrial B.As políticas para máquinas e equipamentos C.Os resultados da política industrial D.Os resultados sobre o setor de M&E

16 Política industrial na China Coerente com o modelo de desenvolvimento Excesso de capacidade produtiva Distribuição regional altamente desigual da indústria Continua, desde 1989, com ajustes graduais Prioriza de forma consistente e coerente Crescimento dos setores voltados às exportações Resolução de problemas de infra-estrutura Produção de insumos básicos II - Política industrial e o setor de máquinas e equipamentos

17 Objetivos –Promover as exportações –Aumentar o seu valor agregado –Estimular melhorias tecnológicas Instrumentos –Auxílios financeiros do governo central –Incentivos fiscais –Taxas de juros preferenciais –Proteção comercial à indústria nascente II - Política industrial e o setor de máquinas e equipamentos

18 12 principais setores 120 mil empresas e instituições de pesquisa 20 milhões de empregados Estatais correspondem a 69,8 % do total, com 70,8% dos ativos e lucros de 41,5% do total da indústria Crescimento de 32% ao ano em 2002 e 2003 – e, em média, 15% desde 1998 O setor de Máquinas e Equipamentos na China hoje:

19 Considerando os 38 segmentos ABIMAQ: Chineses atuam em 11 com maior ênfase 13,4 mil empresas + instituições de pesquisa 3,2 milhões de empregados Receitas de US$58 bi (2003), exportações US$ 36,8 bi das quais US$270 milhões para o Brasil e importações US$ 53,7 bi das quais US$225 do Brasil em O setor de Máquinas e Equipamentos na China hoje:

20 IV – Análise do comércio de máquinas e equipamentos com a China Capítulo IV: O que quisemos mostrar A.As ameaças para alguns segmentos brasileiros B.As oportunidades claras para alguns segmentos C.As oportunidades que necessitam ser desenvolvidas a partir de um esforço conjunto com o governo brasileiro

21 IV – Análise do comércio de ferramentas e moldes com a China

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23 Resultados das reformas Objetivo - gansos voando em formação - está sendo atingido: Os investimentos em tecnologia contribuem para melhorar a estrutura das exportações Aumento da participação da China nos mercados internacionais e no conteúdo tecnológico das exportações chinesas Integração da produção ao comércio intra-industrial na região da Ásia Oriental - mercado mais importante para a China V – Conclusões: enfrentado o desafio

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25 O Brasil X China A desvantagem competitiva do Brasil em relação à China não se restringe aos custos de mão-de-obra A nossa grande desvantagem está na falta de pragmatismo e na lentidão com que o Brasil promove as reformas V – Conclusões: enfrentado o desafio

26 Os resultados da política industrial Bem sucedida: eficiência alocativa entre os setores Sem êxito: esforços para restringir o excesso de produção em determinadas áreas e melhorar a produtividade nos anos 80 Política de comércio exterior favoreceu as indústrias de alta tecnologia e contribui para reduzir o desemprego

27 Os resultados das políticas para o setor de máquinas e equipamentos O negócio de máquinas tornou-se o maior setor industrial da China O setor de máquinas e equipamentos é, hoje: –Uma das principais atividades para a indústria manufatureira –Um dos pilares das exportações V – Conclusões: enfrentado o desafio

28 Modelo de desenvolvimento coerente e consistente por mais de 20 anos estimulou o crescimento Pressões internas por emprego e renda manterão política agressiva de exportações Oportunidades estão nas áreas priorizadas pela política industrial V – Conclusões: enfrentado o desafio

29 O grande desafio tanto para o Brasil quanto para a China: Reduzir a pobreza Promover o crescimento Melhorar a distribuição de riquezas Diminuir as desigualdades V – Conclusões: enfrentado o desafio

30 Expediente Elaboração do estudo: Patrícia Marrone –Colaboração –Levantamento de dados: Equipe da Abimaq: Curt Muller e Diego Bonaldo Coelho e Maria Cristina Zanella e Leonardo Gaggini Edição e projeto editorial: Equipe da Meios: Joel Santos Guimarães, Claudia Marques e Daniel Lopes Equipe da WN&P: Monserrat Padilla, Tereza Anunziata e Fabiana Dourado Marketing da Abimaq: Regiane Pastoriza e Ricardo Malerba


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