A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mariana Fontana Westphalen

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mariana Fontana Westphalen"— Transcrição da apresentação:

1 Mariana Fontana Westphalen 8565353
Funções Orgânicas Mariana Fontana Westphalen

2 Compostos orgânicos Os compostos orgânicos são aqueles que possuem átomos de carbono em sua composição. Há exceções, existem compostos com carbono em sua estrutura que são estudados na química inorgânica, como  CO, CO2, CaCO3, HCO3, HCN, etc.

3 Carbono O carbono é um elemento da família 4A da tabela periódica que possui 4 elétrons em sua camada de valência, logo, é tetravalente. Estas ligações podem ser simples, duplas ou triplas. simples dupla tripla

4 Nomenclatura de compostos orgânicos
Os compostos orgânicos são nomeados de acordo com seus prefixos, infixos e sufixos. Os prefixos variam de acordo com a quantidade de carbonos na cadeia principal. 1 carbono: Met- 6 carbonos: Hex- 2 carbonos: Et- 7 carbonos: Hept- 3 carbonos: Prop- 8 carbonos: Oct- 4 carbonos: But- 9 carbonos: Non- 5 carbonos: Pent- 10 carbonos: Dec- (...)

5 Apenas ligações simples: -an- Ligação dupla: -en-
Os infixos dependem do tipo de ligação entre os carbonos na cadeia principal. Apenas ligações simples: -an- Ligação dupla: -en- Duas ligações duplas: -dien- Ligação tripla: -in-

6 Os sufixos indicam a função principal do composto orgânico
Os sufixos indicam a função principal do composto orgânico. Os hidrocarbonetos terminam em -o Os álcoois tem terminação – ol Os aldeídos tem terminação – al As cetonas terminam em – ona Os ácidos carboxílicos tem sufixo – óico As aminas terminam em – amina As amidas terminam em – amida Os ésteres, éteres, haletos orgânicos, sais de ácido carboxílico e os nitro compostos tem nomenclaturas que fogem às regras gerais.

7 Se houverem duas duplas o infixo é - dien - , se três, - trien - .
Se houver ligações duplas ou triplas na cadeia principal, os seus infixos suprimem o infixo - an - , e é necessário indicar onde elas estão localizadas. Ex: Se houverem mais de duas duplas ou triplas também é necessário indicar o local, mas o infixo muda. Se houverem duas duplas o infixo é - dien - , se três, - trien - . Se houverem duas triplas o infixo é - diin - , se três, - triin - . Ex:

8 Funções orgânicas Os compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes são agrupados em funções.

9 Hidrocarboneto Os hidrocarbonetos são compostos que contém os átomos de carbono e de hidrogênio em sua estrutura, exclusivamente. Podem ser subdivididos em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos. As utilidades dos hidrocarbonetos são inúmeras (combustíveis, plásticos, borrachas, velas, etc.). Ex.: Metano (CH4)

10 Álcool Os álcoois são compostos com radicais de hidrocarboneto que possuem uma ou mais hidroxilas em sua composição ( -OH). Podem ser álcoois primários, secundários ou terciários. São utilizados como combustíveis, e na indústria química e farmacêutica e em bebidas alcoolicas. Ex.: Etanol (C2H4O)

11 Aldeído Os aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo aldoxila na ponta de uma cadeia carbônica. Ex.: Metanal

12 Cetona As cetonas apresentam o grupo funcional carbonila (C=O) entre carbonos. Podem ser usadas na industria alimentícia, química/farmacêutica. Ex.: Propanona

13 Fenol São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas presas a anel benzênico em sua composição Ex.:

14 Ácidos carboxílicos Os ácidos carboxílicos possuem o grupo funcional carboxila (COOH) em sua estrutura. Eles geralmente possuem cheiros fortes e característicos. Ex.: Ácido metanóico.

15 Éter Os éteres possuem um átomo de oxigênio entre duas cadeias de hidrocarbonetos. São altamente inflamáveis e tem várias utilizações. Nomenclatura: (R1)-oxi-(R2) Ex.:

16 Éster Composto formado a partir da reação de esterificação, onde um ácido carboxílico e um álcool reagem, liberando um éster e água, o hidrogênio do ácido é substituído por um radical hidrocarboneto. R-COOH → R-COOR’ Nomenclatura: (R1)-oato de (R2)-a, onde R1 e R2 são, respectivamente, o radicais do ácido e do álcool que deram origem ao éster. Os ésteres têm importância na indústria alimentícia. Ex.: Butanoato de etila.

17 Haleto Orgânico Compostos que derivam dos hidrocarbonetos, uma ou mais hidrogênios do hidrocarboneto são substituídos por um halogênio (I, Cl, Br, F). A reação para a formação de um haleto orgânico se chama halogenação. Ex.:

18 Sais de ácido carboxílico
Compostos orgânicos obtidos por meio da reação de hidróxidos com ácidos carboxílicos, pela saída do H preso ao oxigênio da carboxila. São utilizados, principalmente na fabricação de sabão (Ácido graxo + NaOH) Nomenclatura: R-oato de (metal)

19 Aminas É uma função orgânica nitrogenada. Obtém-se uma amina a partir da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por outros grupos orgânicos. Podem ser primárias, secundárias ou terciárias. Possuem caráter básico. Ex.:

20 Amidas Também são compostos orgânicos nitrogenados derivados da amônia, mas apresentam o grupo funcional amida. Possuem caráter básico e estão presentes na estrutura das proteínas. Ex.:

21 Nitrilas São derivadas do ácido cianídrico que possuem o grupo funcional em uma ou mais de suas extremidades. Nomenclatura: sufixo –nitrilo Ex.:

22 Nitro compostos Compostos orgânicos que possuem o grupo funcional -NO2. Eles são bastante reativos, por isso são muito utilizados em explosivos. Nomenclatura: prefixo nitro- Ex.:

23 Fontes Site Química Orgânica Vol. 3 - Feltre 7ª Edição


Carregar ppt "Mariana Fontana Westphalen"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google