A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11º DOMINGO DO TEMPO COMUM"— Transcrição da apresentação:

1 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
junho de 2012 17 de

2 Aprofundando os textos bíblicos:
Ezequiel 17,22- 24 Salmo 92(91) 2Coríntios 5,6-10 Marcos 4,26-34

3 Jesus apresenta o Reino de Deus como a semente da palavra, que, embora escondida, cresce, produz frutos, transforma a realidade. O dinamismo do Reino é compreendido através das etapas de crescimento da semente, que germina e cresce por si mesma (vv.26-29). A ação do agricultor, na semeadura e na colheita, caracteriza a contribuição humana no anúncio e no testemunho.

4 O crescimento é proporcionado pela graça de Deus, como mostra a parte central da parábola (vv.27-28). Assim, a espiga cheia de grãos simboliza a dinâmica do Reino, que cresce na gratuidade até a plenitude. É necessário semear acreditando na força da palavra de Deus (cf. 1Ts 2,13). A parábola do grão de mostarda (vv.30-32) incentiva a semear, mesmo que os resultados pareçam insignificantes

5 Os pássaros, que se abrigam no generoso arbusto, simbolizam os povos que aderem ao Reino. A conclusão (vv.33-34) é um sumário final a todas as parábolas, introduzidas em 4,1-2. Apesar dos obstáculos, a semente da palavra, lançada por Jesus, crescerá até a colheita, a realização plena. Sua mensagem é compreendida por aqueles que se tornam discípulos e compartilham sua missão.

6 Na 1ª leitura, Ezequiel 17,22- 24;
no contexto de opressão pelo poder babilônico, o profeta anuncia que Deus, fará surgir um ramo novo, um reino messiânico, que acolherá todos os povos, renovando as promessas feitas a Davi (2Sm 7).

7 Plantado na casa do Senhor, o justo crescerá como a palmeira
(Salmo 92(91) Plantado na casa do Senhor, o justo crescerá como a palmeira

8 A 2ª leitura ,2Coríntios 5,6-10 mostra que a vida cristã é uma caminhada de fé e esperança, onde o essencial é agradar ao Senhor, revestindo-se dos valores do evangelho.

9 Atualizando O próprio Cristo é a semente plantada na terra, que morreu para dar frutos de vida e salvação. E o Espírito, que age na Igreja, continua a obra de Jesus, fazendo crescer as sementes do reino.

10 A palavra de Deus na celebração Na celebração, adoremos o reino já presente no meio de nós e, por Cristo, com Cristo e em Cristo, agradeçamos ao Pai que, apesar das nossas fragilidades, nos faz colaboradores do reino para que cresça sempre mais.

11 Marineves


Carregar ppt "11º DOMINGO DO TEMPO COMUM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google