A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico. Origem Originária de regiões tropicais americanas ( México e Peru) Compõe a família das Fabáceas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico. Origem Originária de regiões tropicais americanas ( México e Peru) Compõe a família das Fabáceas."— Transcrição da apresentação:

1 Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico

2 Origem Originária de regiões tropicais americanas ( México e Peru) Compõe a família das Fabáceas

3 Clima e cultivares Tipo Macarrão Estaqueado: Vagem Macarrão Favorito- resistente á ferrugem e oídio. Mais recomendado para plantio em épocas secas. Vagem Macarrão Preferido- resistente á ferrugem e antracnose. Mais recomendado para plantio em épocas úmidas.

4 Tipo Macarrão rasteiro: As plantas têm crescimento determinado, com caule ereto e de baixa altura, atingindo 50 cm, no máximo. São adaptadas à cultura rasteira, podendo ser mecanizada da semeadura à colheita (em outros países), com custo de produção reduzido. As cultivares recomendadas para o cultivo orgânico são: Vagem Rasteira Paulista e Florence.

5 Tipo manteiga: As plantas apresentam crescimento indeterminado, tornando-se altas. As vagens possuem formato tipicamente achatado. A cultivar Maravilha apresenta resistência a ferrugem e à atracnose.

6 Plantio e espaçamento: Cultivar para plantio estaqueado- 1 a 1,4 m x 0,50 m (2 linhas) no canteiro ou sem canteiro – 2 a 3 plantas/cova. Colocar em média 3 sementes por cova, numa profundidade de 3 a 5 cm de profundidade.

7 Cultivares rasteiros: 50 cm entre fileiras, com densidade de 15 sementes por metro linear. A semeadura deve ser feita a 3 cm de profundidade.

8 Adubação de plantio: 2 a 3 litros de esterco ou 200 gramas de bokashi por m 2 de canteiro. Tratos culturais: desbaste- e feito apenas em culturas tutoradas, deixando 2 plantas por cova. Irrigação- não é muito exigente em água. (maior exigência em água no período de pré – floração e enchimento das vagens). Capina: eliminar somente o mato que cresce junto ao pés e as linhas de plantio. O mato que cresce entre as linhas de cultivo deve ser preservado.

9 Estaqueamento- para o tipo trepador, será necessária o estaqueamento e amarrio das plantas _ cerca cruzada ou fitilho.

10 Controle das principais pragas e doenças: Atracnose e ferrugem- 80 gramas de rocksil em 20 litros de água. 100 gramas de calda bordaleza em 20 litros de água

11 Pragas: Pulgões, mosca branca e trips são responsáveis pela transmissão de viroses. ( placa adesivas azuis atraem trips e amarelas atraem vaquinha e mosca branca

12 em caso de clima seco, utilize: Extrato de pimenta do reino + extrato de alho – 200 ml de cada em 20 litros de água ou óleo de neem ml pôr 20 litros de água. Ou em caso de clima úmido: Metarril + Boveril – 60 g de cada em uma bomba de 20 litros.

13 Colheita: Vagem rasteira Dependendo da temperatura, inicia-se a colheita aos dias da semeadura direta. A colheita pode ser feita no mínimo quando a planta já tem 14 a 16 frutos com g/fruto em média, medindo aproximadamente 15 cm de comprimento

14 Vagem estaqueada Dependendo da temperatura, inicia-se a colheita aos dias da semeadura direta. A colheita pode é diária de frutos com g/fruto em média, medindo aproximadamente 15 cm de comprimento. A produtividade média esperada no manejo orgânico é de 1,2 - 2 kg/m², ou seja, 12 a 20 toneladas pôr hectare.


Carregar ppt "Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico. Origem Originária de regiões tropicais americanas ( México e Peru) Compõe a família das Fabáceas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google