A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag"— Transcrição da apresentação:

1 Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag
III Encontro de Gerentes de Exploração Mineral Alternativas Frente à Crise Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag

2 VISÃO DO GRUPO COM OPERAÇÃO MUNDIAL
A Fugro é uma empresa de atuação global, com escritório em todos os continentes, atendendo principalmente os mercados de Óleo&Gas, Mineração, Construção (principalmente estudos geotécnicos para infra-estrutura), oferecendo uma grande variedade de soluções e operando pela pelo ar, terra ou mar.

3 Activities Fugro collects and interprets data related to the earth’s surface and the soil and rocks beneath. On the basis of this the Company provides advice, generally for purposes related to the oil and gas industry, the mining industry and the construction industry, including infrastructure projects.

4 MODALIDADES DE LEVANTAMENTOS NO BRASIL
Levantamentos Magnético-Gamaespectrométricos com aeronave de asa fixa e por helicóptero Levantamentos Eletromagnéticos com aeronave de asa fixa e por helicóptero Levantamentos Gravimétricos convencionais e gradiométricos (AGG) com aeronave de asa fixa Levantamentos geofísicos terrestres (IP, TEM, Mag-Rad, Grav) em superfície e em poço (DHEM)

5 MODALIDADES DE LEVANTAMENTOS NO BRASIL

6 PRINCIPAIS CLIENTS DOS SERVIÇOS
Clientes Governamentais: CPRM, CBPM, CODEMIG, SIC-Funmineral Goiás Empresas privadas da área mineral: BHPB, Vale, Grupo Votorantim, Rio Tinto, AngloAmerican, Iamgold, KinRoss, Santa Elina, São Bento, Yamana, Bunge, dentre outras Pequenas empresas privadas da área mineral: Juniors diversas

7 EFEITOS DA CRISE NO NEGÓCIO GEOFISICA
SETOR PRIVADO Houveram cancelamentos, adiamentos e reduções significativas de projetos já contratados anteriormente ou em fase de contratação Esta redução foi drástica na atividade das empresas denominadas Juniors, principalmente nos levantamento terrestres Redução no pedido de propostas/cotações para os levantamentos geofísicos aéreo e terrestre.

8 EFEITOS DA CRISE NO NEGÓCIO GEOFISICA
SETOR PRIVADO (cont.) Previsão de queda de cerca de 60% na atividade de Geofísica Terrestre em relação aos dois anos anteriores Previsão de redução de 67% na atividade de Geofísica Aérea em relação a 2008 (já havia sido observada redução nos anos anteriores)

9 EFEITOS DA CRISE NO NEGÓCIO GEOFISICA

10 EFEITOS DA CRISE NO NEGÓCIO GEOFISICA
SETOR GOVERNAMENTAL Manutenção de contratos firmados em 2008 pelo Governo Federal que estão sendo continuados durante o ano de 2009 (projetos de aerogeofisica voltados para mapeamento) Expectativa de diminuição do orçamento da CPRM para novos projetos aerogeofísicos previstos em 2009, mas o percentual efetivo é ainda desconhecido Cancelamento de projetos envolvendo o uso de novas tecnologias como gravimetria aérea

11 CONSEQUENCIAS NA REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS
Setor Governamental (cont.) Governos estaduais seguem com seus programas iniciados em 2008 mas não há confirmação de novos projetos para 2009 Se confirmado a redução de orçamento para projetos regionais de aerogeofísica/mapeamento geológico, outros setores da cadeia de exploração mineral também serão impactados Os levantamentos aerogeofísicos compõem a base inicial do processo exploratório, impactando diretamente no número de requerimentos de pesquisa, detalhamento de anomalias, sondagem, geoquímica, consultoria, etc.

12 DADOS ESTATISTICOS DNPM
Fonte: Site DNPM

13 DADOS ESTATISTICOS DNPM
Fonte: Site DNPM

14 AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE
1. Realocação de profissionais de setores mais impactados, tanto no Brasil como no exterior. 2. Marketing agressivo e desenvolvimento de novas aplicações na prospecção de commodities menos impactadas. 3. Programa extensivo de redução de gastos. Ex.: conscientização através de palestras, comunicações, e um rígido controle de gastos. 4. Desenvolvimento de plataformas de gerenciamento visando tornar as atividade mais eficientes.

15 AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE
5. Manutenção dos investimentos para a manutenção e consolidação das certificações ISO9001, ISO e OHSAS180001 6. Diversificação de mercado, por exemplo: petróleo, meio ambiente, geotecnia, exploração de água subterrânea. 7. Votar-se para o mercado fora do Brasil, principalmente América do Sul.


Carregar ppt "Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google