A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capa Índice Biografia Quem foi D. Nuno Álvares Pereira ? O que fez ele de importante? Conclusão Imagens Wikipédia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capa Índice Biografia Quem foi D. Nuno Álvares Pereira ? O que fez ele de importante? Conclusão Imagens Wikipédia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Capa Índice Biografia Quem foi D. Nuno Álvares Pereira ? O que fez ele de importante? Conclusão Imagens Wikipédia

3 D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 24 de Junho de 1360 em Cernache de Bonjardim ou Flor da Rosa. D.Nuno Álvares Pereira faleceu a 1 de Novembro de 1431 em Lisboa.

4 Como dizia Fernão Lopes, D. Nuno Álvares Pereira era um dos filhos naturais de D. Álvaro Gonçalves Pereira, Prior da Ordem do Hospital, e Iria Gonçalves. D. Nuno Álvares Pereira cresceu na casa do pai até aos treze anos e foi lá que se iniciou como bom cavalgante, torneador, justador e lançador e foi onde começou a gostar de ler, lia nos livros de cavalariça que a pureza era a virtude que tornava invencíveis os heróis de távola, e procurava a sua alma e o corpo se conservassem imaculados. Com essa idade entrou para a corte de D. Fernando, onde se tornou cavaleiro de armadura emprestada por D. João, Mestre de Avis. D. Nuno Álvares Pereira estava decidido em manter-se virgem, foi praticamente obrigado pelo pai que aos 16 anos se casasse com Leonor de Alvim.

5 Quando o rei D. Fernando morre em 1383, sem herdeiros só a princesa D. Beatriz, casada com o rei João I de Castela. D. Nuno foi um dos primeiros a apoiar João, Mestre de Avis. Havia hipótese de P Portugal perder a independência para os castelhanos, em Abril de A 6 de Abril de1385, D. João é reconhecido pelas cortes rei de Portugal. D. João de Castela decide invadir Portugal com vista a proteger os interesses de D. Beatriz, mas D. Nuno toma controlo da situação. A 14 de Agosto D. Nuno mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota. A batalha era decisiva no fim da instabilidade política de e na independência portuguesa. No ano da morte do rei de Castela, dedicou-se a realizar incursões contra a fronteira de Castela. Nessa altura foi travada a batalha de Valverde. Na altura mais crítica da batalha deram por falta de D. Nuno quando já pensavam o pior seu escudeiro encontra-o a rezar entre dois penedos. Quando acabou de rezar deu as a suas ordens venceram a batalha de forma milagrosa.

6 Já sabia que esta personagem era importante na história portuguesa mas não sabia algumas das coisas que ele tinha feito e agora já sei.

7 D. Nuno Álvares Pereira

8 alvares+pereira alvares+pereira ares_Pereira ares_Pereira Daniela Gomes 6ª1 nª5


Carregar ppt "Capa Índice Biografia Quem foi D. Nuno Álvares Pereira ? O que fez ele de importante? Conclusão Imagens Wikipédia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google