A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia – Professor: Fernando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia – Professor: Fernando"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia – Professor: Fernando
Sociologia Consumo & Consumidores Baseado no livro: Vida Líquida, de Zigmunt Bauman, Os consumidores na sociedade líquido-moderna Apresentação para aula de Sociologia, baseada no capítulo “Os consumidores na vida líquido-moderna”, de Zigmunt Bauman.

2 Abandonar valores conquistados Desvalorizar as conquistas
Sociedade do Consumo 1 Satisfazer desejos 2 Abandonar valores conquistados 3 Desvalorizar as conquistas A sociedade do consumo tem por objetivo satisfazer os desejos humanos até que estes sejam alcançados Assim que os desejos são conquistados ou adquiridos, perdem o “valor”, transformam-se em “lixo” Um dos pilares dessa sociedade é a depreciação e a desvalorização de “conquistas” logo após terem sido conquistadas

3 Desejos que não são mais desejos!

4 As compras passaram a ser soluções para problemas, e o alívio para as dores e a ansiedade.
Outras formas de consumo estão ligadas às terapias médicas. Não é exagero afirmar que doenças são “criadas” e “disseminadas” com o objetivo de favorecer laboratórios farmacêuticos. Sociedade do consumo

5 Vida de Consumo “A fama atinge rapidamente um ponto de ebulição e começa a evaporar rapidamente”. A vida de consumo é um jogo de sobe e desce, onde a distância entre o topo e a base é curta.

6

7 MÍDIA & CONSUMO As revistas de estilo de vida ditam os padrões, tanto de beleza (ditadura de beleza), como de comportamento e indumentária. Nas mesmas páginas, geralmente, aparece o que é in e o que é out.

8 MÍDIA & CONSUMO “Precisamos de coisas, consumidas, destruídas, gastas, substituídas e descartadas a uma taxa sempre crescente” Victor Leblow, analista do mercado varejista

9 MÍDIA & CONSUMO “Isso que você tem nas mãos é papel de parede enfeitado com ramos? Jogue fora agora! Rosas e margaridas agora são passé, fora de moda, exageradas. O look que devemos adotar é um tanto diferente – floral gráfico. Creiam-me, eu adotei e é fabuloso” Charlotte Abrahams, colunista do Guardian, em um artigo intitulado “Manual do Espaço”.

10 Mídia e Consumo O que você consome e coloca no seu corpo (roupas, joias, perfumes etc) são uma forma de reconhecimento mais conveniente e confortável de se manter em dia com esta nossa época de alta velocidade.

11 Mídia e consumo Quem não adere, torna-se, imediatamente estranho à sociedade (é alvo de chacotas, apontamentos, comentários grosseiros ou é taxado de brega ou antiquado).

12 O Consumismo e os relacionamentos
E como ficam os relacionamentos em um mundo descartável? Para durarem, os relacionamentos precisam de atenção constante, carinho e, principalmente, cuidado com o próximo. O Consumismo e os relacionamentos

13 O consumismo e os relacionamentos
Consumidores acostumados com produtos que envelhecem com rapidez e são prontamente substituídos , não acharão incômodo preocupar-se com uma coisa dessas?

14 A indústria já se adaptou
O WALLMART já vende kits divórcio ao preço de US$ 15. Agências de casamento, busca de parceiros e detetives particulares etc se proliferam

15 REFERÊNCIAS BAUMAN, Z. Vida Líquida. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: _________. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2008.


Carregar ppt "Sociologia – Professor: Fernando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google