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PROJETO PENSE BEM XII Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia da SBN Comissão de Prevenção Belo Horizonte – MG www.sbn.com.br/pensebem XII.

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1 PROJETO PENSE BEM XII Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia da SBN Comissão de Prevenção Belo Horizonte – MG XII Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia da SBN Comissão de Prevenção Belo Horizonte – MG

2 PROJETO PENSE BEM

3 Velocidade da terra Rotação – km/h Translação – km/h Órbita – kms Velocidade da Via Látea em direção a constelação de Leão é de 600 km/seg Velocidade da terra Rotação – km/h Translação – km/h Órbita – kms Velocidade da Via Látea em direção a constelação de Leão é de 600 km/seg

4 PROJETO PENSE BEM Prevenção Prevenir – (praevenire) Dispor com antecipação, acautelar Prevenção – Antecipar ao que há de vir ou acontecer Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa – Antonio Geraldo Cunha Quando eu estudo uma doença, eu nunca penso no uso de um medicamento para sua cura mas sim, nos meios de preveni-la. Louis Pasteur Prevenção Prevenir – (praevenire) Dispor com antecipação, acautelar Prevenção – Antecipar ao que há de vir ou acontecer Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa – Antonio Geraldo Cunha Quando eu estudo uma doença, eu nunca penso no uso de um medicamento para sua cura mas sim, nos meios de preveni-la. Louis Pasteur

5 PROJETO PENSE BEM Programa PENSE BEM no Brasil Inicio em agosto de 1995, inspirado no programa de prevenção ao neurotrauma da Associação Americana de Neuro cirurgiões ( AANS) e do Congresso de Neurocirurgiões ( CNS) Think First Foundation Programa PENSE BEM no Brasil Inicio em agosto de 1995, inspirado no programa de prevenção ao neurotrauma da Associação Americana de Neuro cirurgiões ( AANS) e do Congresso de Neurocirurgiões ( CNS) Think First Foundation

6 PROJETO PENSE BEM 2000 Vídeo clipe - CD – Folder

7 PROJETO PENSE BEM Prevenção Não gera emoção Resultado a longo prazo Gera economia Atitude inteligente Não é perceptível por todos – crer para ver Coletiva - altruísta Prevenção Não gera emoção Resultado a longo prazo Gera economia Atitude inteligente Não é perceptível por todos – crer para ver Coletiva - altruísta Tratamento Gera prazer e sofrimento Resultado imediato Gera despesa Atitude emocional Perceptível – ver para crer Individual – egoísta

8 PROJETO PENSE BEM Como atingir este objetivo Ampliação do grau de consciência Levar mensagens educativas ao grupo de risco sobretudo jovens de 15 a 24 anos Integração do neurocirurgião com a comunidade Envolver todos os segmentos da sociedade Manutenção da campanha, constante e não onerosa Como atingir este objetivo Ampliação do grau de consciência Levar mensagens educativas ao grupo de risco sobretudo jovens de 15 a 24 anos Integração do neurocirurgião com a comunidade Envolver todos os segmentos da sociedade Manutenção da campanha, constante e não onerosa

9 PROJETO PENSE BEM Departamento de Prevenção da SBN Programas Prevenção ao neurotrauma Prevenção ao neurotrauma Prevenção ao derrame cerebral Prevenção ao derrame cerebral Preservação do caminhar no idoso Preservação do caminhar no idoso Prevenção de malformações na criança Prevenção de malformações na criança Prevenção do acidente de trânsito Prevenção do acidente de trânsito Departamento de Prevenção da SBN Programas Prevenção ao neurotrauma Prevenção ao neurotrauma Prevenção ao derrame cerebral Prevenção ao derrame cerebral Preservação do caminhar no idoso Preservação do caminhar no idoso Prevenção de malformações na criança Prevenção de malformações na criança Prevenção do acidente de trânsito Prevenção do acidente de trânsito

10 PROJETO PENSE BEM

11 Prevenção ao neurotrauma

12 PROJETO PENSE BEM causas Você está em risco?

13 PROJETO PENSE BEM

14 Porque prevenir os acidentes de trânsito? Freqüência e gravidade elevadas no mundo todo As instituições assistenciais estão trabalhando acima de sua capacidade Custo elevado Porque prevenir os acidentes de trânsito? Freqüência e gravidade elevadas no mundo todo As instituições assistenciais estão trabalhando acima de sua capacidade Custo elevado

15 1984 a Em (dados da Anfavea) 1984 a Em (dados da Anfavea) PROJETO PENSE BEM Veículos fabricados no Brasil

16 PROJETO PENSE BEM Acidente de trânsito - Epidemiologia Em pessoas entre13 a 18 anos faleceram em todo mundo por acidente de trânsito 100 por dia no Brasil ( Antp) 2,1% da causa de morte mundial 2,6% da perda de vida útil para o trabalho ( OMS- 57ª assembléia mundial de saúde) Acidente de trânsito - Epidemiologia Em pessoas entre13 a 18 anos faleceram em todo mundo por acidente de trânsito 100 por dia no Brasil ( Antp) 2,1% da causa de morte mundial 2,6% da perda de vida útil para o trabalho ( OMS- 57ª assembléia mundial de saúde)

17 PROJETO PENSE BEM Acidente de trânsito –Epidemiologia- cont. Nos EUA necessitam internação necessitam internação Mais de 50% por acidente de trânsitoMais de 50% por acidente de trânsito Cada sobrevivente enfrenta 5 a 10 anos de tratamentoCada sobrevivente enfrenta 5 a 10 anos de tratamento Custo médio de 4 milhões de dólares por pessoa.Custo médio de 4 milhões de dólares por pessoa. Total de 25 bilhões de dólares ano a nível nacional ou 30% da verba anual para a saúde.Total de 25 bilhões de dólares ano a nível nacional ou 30% da verba anual para a saúde. (dados da fundação Think First). (dados da fundação Think First). Acidente de trânsito –Epidemiologia- cont. Nos EUA necessitam internação necessitam internação Mais de 50% por acidente de trânsitoMais de 50% por acidente de trânsito Cada sobrevivente enfrenta 5 a 10 anos de tratamentoCada sobrevivente enfrenta 5 a 10 anos de tratamento Custo médio de 4 milhões de dólares por pessoa.Custo médio de 4 milhões de dólares por pessoa. Total de 25 bilhões de dólares ano a nível nacional ou 30% da verba anual para a saúde.Total de 25 bilhões de dólares ano a nível nacional ou 30% da verba anual para a saúde. (dados da fundação Think First). (dados da fundação Think First).

18 PROJETO PENSE BEM Acidente de trânsito - Epidemiologia Vítimas com mortes Em paises em desenvolvimento foram crianças, ciclistas, passageiros, pedestres e usuários de transportes públicos Em paises desenvolvidos são os condutores e passageiros. Faixa etária - 50% em jovens de 15 a 44 anos 3:1 em favor dos homens ( OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – ) Acidente de trânsito - Epidemiologia Vítimas com mortes Em paises em desenvolvimento foram crianças, ciclistas, passageiros, pedestres e usuários de transportes públicos Em paises desenvolvidos são os condutores e passageiros. Faixa etária - 50% em jovens de 15 a 44 anos 3:1 em favor dos homens ( OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – )

19 PROJETO PENSE BEM Acidente de trânsito – Epidemiologia cont. A 9ª causa de morte no mundo é por acidente de trânsito e até 2020 será a 4ª, na frente de tuberculose e HIV. 90% da mortalidade por acidentes de trânsito em 2002 ocorreram em paises em desenvolvimento (OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – ) Acidente de trânsito – Epidemiologia cont. A 9ª causa de morte no mundo é por acidente de trânsito e até 2020 será a 4ª, na frente de tuberculose e HIV. 90% da mortalidade por acidentes de trânsito em 2002 ocorreram em paises em desenvolvimento (OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – )

20 PROJETO PENSE BEM Acidente de trânsito - Epidemiologia Até 2020 as doenças crônicas incluindo os sequelados por acidente de trânsito, inválidos e pacientes psiquiátricos serão responsáveis por 78% dos recursos para tratamento das doenças nos paises em desenvolvimento. ( Cuidados inovadores para condições crônicas – OMS – Genebra –2002) Acidente de trânsito - Epidemiologia Até 2020 as doenças crônicas incluindo os sequelados por acidente de trânsito, inválidos e pacientes psiquiátricos serão responsáveis por 78% dos recursos para tratamento das doenças nos paises em desenvolvimento. ( Cuidados inovadores para condições crônicas – OMS – Genebra –2002)

21 PROJETO PENSE BEM Epidemiologia Indicadores de acidentes de trânsito em alguns paises Paísmortes por 10 mil veículos/ano Japão 1,32 Alemanha 1,46 Estados Unidos 1,93 França 2,35 Turquia 5,36 Brasil 6,80 Fonte: OECD, DENATRAN ( 2000) Epidemiologia Indicadores de acidentes de trânsito em alguns paises Paísmortes por 10 mil veículos/ano Japão 1,32 Alemanha 1,46 Estados Unidos 1,93 França 2,35 Turquia 5,36 Brasil 6,80 Fonte: OECD, DENATRAN ( 2000)

22 PROJETO PENSE BEM Indicadores de Acidentes de trânsito para o Brasil de 1961 a 2000 AnoN de N° de Mortes/10 milMortes por MortesFeridosveículos100 mil hab ,6 4, ,4 11, ,0 15, ,3 15, ,2 11,8 Fonte : Denatram ( 2002) Indicadores de Acidentes de trânsito para o Brasil de 1961 a 2000 AnoN de N° de Mortes/10 milMortes por MortesFeridosveículos100 mil hab ,6 4, ,4 11, ,0 15, ,3 15, ,2 11,8 Fonte : Denatram ( 2002)

23 PROJETO PENSE BEM Custos provocados por acidentes de trânsito 1- Perda da produção - 42,8 % 2- Danos do veículo22,8 % 3- Despesa médico hospitalar13.3% 4- Processos judiciais 5- Congestionamento provocado por acidente 6- Previdenciário 7- Resgate dos acidentados Custos provocados por acidentes de trânsito 1- Perda da produção - 42,8 % 2- Danos do veículo22,8 % 3- Despesa médico hospitalar13.3% 4- Processos judiciais 5- Congestionamento provocado por acidente 6- Previdenciário 7- Resgate dos acidentados 78.9 %

24 PROJETO PENSE BEM Custos provocados por acidentes de trânsito 8- Remoção de veículos 9- Danos ao mobiliário urbano 10- Danos á propriedade de terceiros 11- Despesas de transporte no período 12- Danos á sinalização 13- Atendimento dos policiais 14- Impacto familiar Ipea-Inst. de pesquisa Econômica Aplicada-2003 Custos provocados por acidentes de trânsito 8- Remoção de veículos 9- Danos ao mobiliário urbano 10- Danos á propriedade de terceiros 11- Despesas de transporte no período 12- Danos á sinalização 13- Atendimento dos policiais 14- Impacto familiar Ipea-Inst. de pesquisa Econômica Aplicada-2003

25 PROJETO PENSE BEM Custo com veículoCusto com acidentado

26 PROJETO PENSE BEM Danos ao mobiliário urbano e propriedade de terceiros

27 PROJETO PENSE BEM Conseqüências econômicas: O custo em paises em desenvolvimento alcança até 2,5% do PIB. Alcançam até US$65 bilhões ao ano nos paises de baixa e media renda. Famílias empobrecem por que o provedor se torna mutilado ou inválido (OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – ) Conseqüências econômicas: O custo em paises em desenvolvimento alcança até 2,5% do PIB. Alcançam até US$65 bilhões ao ano nos paises de baixa e media renda. Famílias empobrecem por que o provedor se torna mutilado ou inválido (OMS – 57ª assembléia mundial de saúde – )

28 Aglomerações Urbanas / Áreas Urbanas Custos por Acidentes de Trânsito Discriminação Custo R$ bilhões (abril de 2003) Aglomerações Urbanas ,00 Demais áreas urbanas ,00 Brasil Urbano ,00 PROJETO PENSE BEM Ipea- Inst. Pesquisa Ec.Aplicada

29 PROJETO PENSE BEM Elementos que compõem um acidente O HOMEM, o VEÍCULO e o AMBIENTE O Homem é parte ativa no acidente Acidente não é por acaso Elementos que compõem um acidente O HOMEM, o VEÍCULO e o AMBIENTE O Homem é parte ativa no acidente Acidente não é por acaso

30 PROJETO PENSE BEM Homem – Distúrbios emocionais - frustração, e medo ansiedade, desatenção, efeito de álcool, droga DIREÇÃOPERIGOSA Ambiente – Más condições das estradas e de assistência aos acidentados, etc. Veículos – Fora das normas de segurança como pneus, faróis, freios, cintos de segurança etc. Homem – Distúrbios emocionais - frustração, e medo ansiedade, desatenção, efeito de álcool, droga DIREÇÃOPERIGOSA Ambiente – Más condições das estradas e de assistência aos acidentados, etc. Veículos – Fora das normas de segurança como pneus, faróis, freios, cintos de segurança etc.

31 PROJETO PENSE BEM frustração – ansiedade - medo

32 PROJETO PENSE BEM homem x ambiente x veículo

33 PROJETO PENSE BEM PERFIL DO ACIDENTADO 1. Prazer em aventuras e não aceita limites 2. Atitudes radicais geradas por impulso 3. Não planeja, nem prepara-se para o futuro 4. Não aceita restrições feitas por autoridades 5. Não possui autocontrole nem autodisciplina 5. Sentimento de culpa acentuado Punição auto imposta pelo sofrimento Porque aconteceu isto comigo? O que fiz para merecer isto? PERFIL DO ACIDENTADO 1. Prazer em aventuras e não aceita limites 2. Atitudes radicais geradas por impulso 3. Não planeja, nem prepara-se para o futuro 4. Não aceita restrições feitas por autoridades 5. Não possui autocontrole nem autodisciplina 5. Sentimento de culpa acentuado Punição auto imposta pelo sofrimento Porque aconteceu isto comigo? O que fiz para merecer isto?

34 PROJETO PENSE BEM Recomendações da Organização Mundial da Saúde A prevenção dos acidentes de trânsito será de forma multisetorial e multidisciplinar. Adaptar-se á realidade de cada país A estratégia envolve o setor privado, público e o terceiro setor Dia mundial da saúde, em 7 de abril 2004, foi dirigido à prevenção de acidente de trânsito com o título Acidente rodoviário não é uma fatalidade (Dados da 57ª Assembléia Mundial da Saúde, Genebra, OMS) (Dados da 57ª Assembléia Mundial da Saúde, Genebra, OMS) Recomendações da Organização Mundial da Saúde A prevenção dos acidentes de trânsito será de forma multisetorial e multidisciplinar. Adaptar-se á realidade de cada país A estratégia envolve o setor privado, público e o terceiro setor Dia mundial da saúde, em 7 de abril 2004, foi dirigido à prevenção de acidente de trânsito com o título Acidente rodoviário não é uma fatalidade (Dados da 57ª Assembléia Mundial da Saúde, Genebra, OMS) (Dados da 57ª Assembléia Mundial da Saúde, Genebra, OMS)

35 PROJETO PENSE BEM MEDIDAS ANTERIORES Novo código nacional de trânsito Campanhas setoriais de educação Fiscalização nas estradas e meio urbano Melhora tecnológica dos veículos Melhoria relativa das estradas Política Nacional de Redução de Morbi- mortalidade por Acidentes e Violências (MS) Resultado Ineficiente MEDIDAS ANTERIORES Novo código nacional de trânsito Campanhas setoriais de educação Fiscalização nas estradas e meio urbano Melhora tecnológica dos veículos Melhoria relativa das estradas Política Nacional de Redução de Morbi- mortalidade por Acidentes e Violências (MS) Resultado Ineficiente

36 PROJETO PENSE BEM Prevenção ao neurotrauma

37 PROJETO PENSE BEM Primeiro Projeto – Prevenção ao Neurotrauma 1 – Vídeo-clipe com mensagens relativas aos traumas de crânio e coluna para serem apresentados nas escolas 2 – Palestras educativas

38 PROJETO PENSE BEM Segundo Projeto – Prevenção aos acidentes de trânsito Pintura de frases educativas de trânsito em para choques de caminhões, ônibus e adesivos para carros e motos. Divulgar as frases através dos recibos nos pedágios, jornais, rádios e TVs, órgãos de classe (sindicatos), holerites, impressos bancários, jornais internos de empresas etc. Segundo Projeto – Prevenção aos acidentes de trânsito Pintura de frases educativas de trânsito em para choques de caminhões, ônibus e adesivos para carros e motos. Divulgar as frases através dos recibos nos pedágios, jornais, rádios e TVs, órgãos de classe (sindicatos), holerites, impressos bancários, jornais internos de empresas etc.

39 PROJETO PENSE BEM Suas ações vêm de seu pensamento Motorista ajude a educar o trânsito. Motorista dê o seu exemplo. Prudência no trânsito salva vida até a sua Você bate o seu carro e paga para consertar? Por que você mutila seu corpo ? Por que sofrer e fazer sofrer? Faça da sua viagem um motivo de prazer Dê atenção a você, dirija com alegria Você tem observado a natureza? O que é a vida? Observe o seu lado bom.

40 PROJETO PENSE BEM Como os fatos acontecem? Por que o homem faz poucas perguntas? Onde está o êrro se tudo em volta é harmonia? Dê atenção ao que você pensa e PENSE BEM Como os fatos acontecem? Por que o homem faz poucas perguntas? Onde está o êrro se tudo em volta é harmonia? Dê atenção ao que você pensa e PENSE BEM

41 PROJETO PENSE BEM Velocidade da terra Órbita – km Rotação – km/h Translação – km/h Velocidade da Via Látea em direção a constelação de Leão é de 600 km/s sem provocar acidentes. Velocidade da terra Órbita – km Rotação – km/h Translação – km/h Velocidade da Via Látea em direção a constelação de Leão é de 600 km/s sem provocar acidentes.

42 PROJETO PENSE BEM Por que o nome PENSE BEM ? Porque prevenir? Por que o nome PENSE BEM ? Porque prevenir?

43 PROJETO PENSE BEM Projeto trauma Programa integrado com o SUS, AMB, CFM, CBC, SBAIT, SBN, AMIB, SBOT, SAMU Objetivo – Prevenção, aprimorar o atendimento pré e hospitalar e a reabilitação Projeto trauma Programa integrado com o SUS, AMB, CFM, CBC, SBAIT, SBN, AMIB, SBOT, SAMU Objetivo – Prevenção, aprimorar o atendimento pré e hospitalar e a reabilitação

44 PROJETO PENSE BEM Seja parceiro do Programa PENSE BEM A SBN agradece. Seja parceiro do Programa PENSE BEM A SBN agradece.

45 PROJETO PENSE BEM


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