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EDUCAÇÃO DO CAMPO.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DO CAMPO."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DO CAMPO

2 EDUCAÇÃO DO CAMPO “Compreende a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com ao Ensino Médio e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros” – (Resolução n.2 do CNE, de 28/04/2008)

3 EDUCAÇÃO DO CAMPO Esta definição implica no reconhecimento da complexidade envolvida na oferta da educação básica aos povos do campo; Exige ainda a identificação e o reconhecimento das especificidades envolvidas no trabalho educativo realizado pelas escolas; Supõe também projetos políticos pedagógicos adequados às especificidades dos educandos; Implica formação adequada dos profissionais da educação e infraestrutura física e de recursos pedagógicos necessários e condizentes com as demandas do projeto político pedagógico; Investimentos financeiros e de pessoal que reduzam as desvantagens decorrentes das condições socioeconômicas dos educandos e de suas famílias.

4 Educação do campo Mas o que podemos definir como “campo” e “educação do campo”? A remissão ao “rural” permanece? Sua utilização mostra-se adequada para identificar o locus da educação do campo? Quais são as características das “ruralidades” contemporâneas? Por que adotar a denominação de Educação do Campo e não mais Educação Rural? Trata-se tão somente de mudança de nomenclatura ou refere-se a uma outra concepção do trabalho educativo?

5 NOVAS RURALIDADES BRASIL – POPULAÇÃO POR LOCAL DE DOMICILIO 2000-2010 - FONTE IBGE
REGIÕES 2000 URBANA % RURAL 2010 BRASIL 81,2 18,8 84,4 15,6 NORTE 69,9 30,1 73,5 26,5 NORDESTE 69,1 30,9 73,1 26,9 SUDESTE 90,5 9,5 92,9 7,1 SUL 80,9 19,1 84,9 15,1 CENTRO- OESTE 86,7 13,3 88,8 11,2

6 NOVAS RURALIDADES MINAS GERAIS – POPULAÇÃO POR LOCAL DE DOMICÍLIO 1970 – 2010 - FONTE IBGE
ANO TOTAL URBANA % RURAL 1970 52,7 47,2 1980 67,1 32,8 1991 74,8 25,1 2000 81,8 18,1 2010 85,2 14,7

7 NOVAS RURALIDADES MINAS GERAIS – POPULAÇÃO POR LOCAL DE DOMICÍLIO POR REGIÃO DE PLANEJAMENTO – FONTE:IBGE REGIÃO ÁREA TOTAL URBANA % RURAL ALTO PARANAIBA 36.935,9 86,85 86.187 13,15 CENTRAL 80.576,9 94,01 5,99 CENTRO-OESTE 31.626,9 88,67 11,33 JEQUITINHONHA -MUCURI 63.101,1 63,15 36,85 MATA 35.847,2 80,81 19,19 NOROESTE 62.764,1 78,22 79.800 21,78 NORTE ,6 69,42 30,58 RIO DOCE 41.936,6 80,29 19,71 SUL 53.096,9 81,64 18,36 TRIÂNGULO 53.896,4 93,40 98.267 6,60

8 Área Remanescente de Quilombos
Quantitativo Estaduais Entre as escolas rurais, há também aquelas situadas em: Terras Indígenas; Áreas de Assentamento; Áreas Quilombolas. Rurais (367) Terra Indígena (16) Área Remanescente de Quilombos (13) Área de Assentamento (7) 403 Escolas

9 Quantitativo Municipais
Entre as escolas rurais, há também aquelas situadas em: Rurais (4.330) Área Remanescente de Quilombos (121) Área de Assentamento (44)

10 Escolas do Campo 403 Escolas Estaduais 208 Municípios
Fonte: EducaCenso, 2011.

11 Escolas do Campo 4.330 Escolas Municipais 698 Municípios
Fonte: EducaCenso, 2011.

12 Localização (Estadual)
Legenda:

13 Localização (Municipal)
Legenda:

14 Localização (Estadual e Municipal)
Legenda:

15 Informações sobre matrículas totais por dependência administrativa FONTE: EducaCenso -2011
TOTAL ESTADUAL % MUNICIPAL 74.319 22,76 77,23

16 MATRÍCULAS POR NÍVEL DE ENSINO E POR DEPENDENCIA ADMINISTRATIVA- FONTE: EducaCenso 2011
ETAPAS/MODALIDADES REDE ESTADUAL REDES MUNICIPAIS Educação Infantil 149 34.778 Ensino Fundamental/ SI 25.393 Ensino Fundamental/SF 30.484 47.482 Ensino Médio 14.175 ----- EJA Fundamental/SI 678 5.275 EJA Fundamental/SF 1.469 1.718 EJA Ensino Médio 827 366

17 TRANSPORTE ESCOLAR ALUNOS TRANPORTADOS INTRACAMPO: 172.194
ALUNOS TRANPORTADOS CAMPO/URBANO: TOTAL DE ALUNOS TRANSPORTADOS/DIA: FONTE:SEE-MG

18 ALUNOS TRANSPORTADOS POR LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA E NÍVEL DE ENSINO FONTE:SEE-MG

19 Novas ruralidades em MG Renda mensal per capita - Urbana

20 Novas ruralidades em MG Renda mensal per capita -Rural

21

22 Educação do campo em Minas Gerais
Realização do I Seminário de Educação do Campo: Proposta de Diretrizes (maio/2012) Relatório do Seminário – Criação, por decreto do Governador, da Comissão Permanente da Educação do Campo em Minas Gerais Diagnóstico Preliminar da Educação do Campo em Minas Gerais.

23 Educação do campo em Minas Gerais
Teófilo Otoni: 31 escolas estaduais Montes Claros: 27 esc. estaduais Januária: 80 escolas estaduais Araçuaí: 30 escolas estaduais Janaúba: 24 escolas estaduais Diamantina 32 escolas estaduais 311 municipais 357 municipais 260 municipais 268 municipais 228 municipais

24 Educação do Campo Como trabalhar com os dados para formular um diagnóstico capaz de embasar a construção de Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo em Minas Gerais Escolas ativas e escolas paralisadas Segundos endereços Transporte escolar área rural/ área urbana Atendimento em município diferente daquele da residência

25 EDUCAÇÃO DO CAMPO “Porque eu só preciso de pés livre, de mãos dadas e de olhos bem abertos”. Guimarães Rosa


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