A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INOVAÇÃO, O EMPREENDEDORISMO E O FUTURO Santa Maria da Feira, 04 de dezembro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INOVAÇÃO, O EMPREENDEDORISMO E O FUTURO Santa Maria da Feira, 04 de dezembro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 A INOVAÇÃO, O EMPREENDEDORISMO E O FUTURO Santa Maria da Feira, 04 de dezembro de 2013

2 O IAPMEI

3

4 4

5 A EMPRESA

6 MERCADO PRODUTOS INOVAÇÃO DIMENSÃO PRODUÇÃO GESTÃO LIDERANÇA MARKETING FINANCIAMENTO RH COMPETÊNCIAS Empresas … MERCADO

7 INOVAÇÃO

8 A

9 A Inovação Do latim in+novare Fazer novo RenovarAlterar Inovação Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, conceção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos (Freeman) Não é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes (Drucker)

10 A Inovação Por que surge a Inovação? Necessidade Acontecimentos inesperados Influência do mercado Imposição legal... O futuro é incerto e as mudanças são mais rápidas Inovar para preparar a mudança e para fazer a mudança!

11 A Inovação Tipos de Inovação: Produto - tecnológica: especificações técnicas, materiais, componentes,... Processo - processos de produção, logística,... Organizacional - no negócio, no trabalho, nas relações,... Marketing - design, embalagem,distribuição, promoção,...

12 A Inovação Inovação Incremental (Processo de melhoria contínua) Inovação Incremental (Processo de melhoria contínua) Reformulação da estrutura do produto que implica alterações significativas na optimização e mudanças tecnológicas parciais Inovação Radical Criação de competências tecnológicas distintas. Dimensão significativa da mudança tecnológica. Disseminação de novos processos industriais e organizacionais Invenção versus inovação O que as distingue? A aplicação prática e o potencial no mercado A criatividade é a faísca, a inovação é a mistura gasosa. A primeira dura um pequeno instante, a segunda perdura e realiza-se no tempo. É a diferença entre inspiração e transpiração, a descoberta e o trabalho (Duaibili & Simonsen Jr.)

13 A Inovação Inovação Fechada versus Inovação Aberta Inovação Fechada Inovação Fechada - conhecimento limitado à utilização interna de uma empresa não fazendo uso ou somente um pequeno uso do conhecimento exterior Inovação Aberta - Inovação Aberta - Empresas utilizam tanto as ideias desenvolvidas internamente como aquelas que provém de outras empresas, tendo em consideração as novas maneiras de comercializar e de fazer avançar as suas próprias tecnologias (Henry Chesbrough, 2003) Clientes, fornecedores e outros stakeholders no processo de Partilha de conhecimento Permite poupar dinheiro, tempo e risco Centrada no utilizador final

14 A Inovação PORQUE A INOVAÇÃO COMEÇA NAS PESSOAS... CULTURA DE INOVAÇÃO: Acção, tentar, muito (Executar e implementar) Quando? Agora! Já! (Portugal, os filósofos, o stress de fazer) O inovador é um inquieto! O falhanço (aprendizagem, responsabilidade e análise) Às vezes ganha-se, outras vezes aprende-se... Comunicação, networking (o relacionamento é estratégico) Ouvir toda a gente, grandes e pequenos

15 A Inovação Ambiente, atmosfera criativa Ligação à universidade Incubação Fugir à zona de conforto Partilhar, espírito de equipa Entusiasmo os entusiastas são inovadores! Liderança inspiradora Ética no jogo das empresas

16 A Inovação Procurar pessoas com abordagens diferentes. Pessoas interessantes A criatividade e os prazos: Uma empresa inovadora está orientada para novas coisas, coisas fantásticas mas de modo pragmático Objectivos pequenos, pequenas vitórias (por vezes, tornam-se nas maiores conquistas) Conquista versus Celebração

17 A Inovação Inovação Fechada versus Inovação Aberta O CONHECIMENTO ESTÁ POR TODO O LADO! Fonte: Henry Chesbrough UC Berkeley

18 A INTERNACIONALIZAÇÃO

19 INTERNACIONA LIZAÇÃO AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR

20 Portugal no Mundo Posição Geoestratégica 5ª Língua mais falada no Mundo

21 O Mundo Perspetivas de Crescimento Económico: Ásia Emergente 6,5% África Subsariana 5% Médio Oriente e Norte de África 4% EUA 2,6 % Zona Euro 1,5% (Fonte – Oxford Economics)

22 O Mundo (Fonte – OCDE 2010 – wp 285) Evolução do Consumo da Classe Média ( ) Outros países União Europeia EUA Japão Outros Países Ásia Índia China

23 O Mundo Consequências da Globalização Integração dos Mercados Desintegração da Produção Importância dos Países Emergentes Difusão Global da Tecnologia Rápida evolução do comércio internacional vs. PIB mundial Transferência do poder de compra do ocidente para o oriente

24 O Mundo… No mundo de hoje, A única certeza são as incertezas...

25 A Inovação, a Internacionalização e o Investimento Mais e melhor Inovação + Internacionalização (+ Investimento) = Mais Criação de Valor

26 EMPREENDEDORISMO

27 Empreendedorismo porquê? - A redução do emprego também resulta da redução do nº de empresas; - As empresas jovens criam 46% do novo emprego; - As start-up, 6,5% do total, representam 18% do Emprego criado; - As empresas de crescimento rápido representam 1% do total, mas geram 10% do emprego em cada ano; (Informa, D&B) EMPEENDEDORISMO CULTURAL: ENQUADRAMENTO, OPORTUNIDADES E NECESSIDADES

28 Empreendedorismo Ideias/ Oportuni dades Conceito/ Modelo de negócio Plano de Negócios Projecto Negócio Empresas > 2 anos Conceção: Detetar Reflexão: Estudar Adaptar Projeção: Planear Financiar Implementar: Investir Gerir projecto Gestão: Obter resulta dos VISÃO ESTRUTURADA Inovar e Internacionalizar ao longo de todo o processo

29 O Empreendedorismo Competências técnicas do empreendedor Bom conhecimento técnico do produto e/ou processo Conhecimento do mercado e dos clientes Capacidade para captar informações e torná-las úteis Organização Liderança e gosto de trabalhar em equipa SER INOVADOR! SER INOVADOR!

30 O Empreendedorismo Competências pessoais do empreendedor Independência e auto-confiança Capacidade de decisão Capacidade de concretização Disciplina Capacidade para correr riscos Rede de contactos Cumprir os compromissos assumidos Persistência Capacidade de persuasão SER INOVADOR! SER INOVADOR!

31 O Empreendedorismo Competências de gestão do empreendedor Áreas em que deve ter conhecimentos mínimos: Gestão das operações Gestão financeira Funcionamento do sistema bancário Planeamento e controle da actividade Negociação Acção orientada para: Eficiência e qualidade Inovação Entrega de valor ao cliente SER INOVADOR! SER INOVADOR!

32 Rating Potencial de crescimento & inovação Perseguir ! Estudar Evitar Interesse dos financiadores Apoiar Declinar E o que acontece na realidade… Variáveis críticas de sucesso Acesso a financiamento Gap de crédito, Gap de capital Rui Ferreira ISCTE

33 Muito obrigada!! Slides de André Março e José Vale


Carregar ppt "A INOVAÇÃO, O EMPREENDEDORISMO E O FUTURO Santa Maria da Feira, 04 de dezembro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google