A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O primeiro componente que iremos estudar chama- se resistor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja, dificultar a passagem da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O primeiro componente que iremos estudar chama- se resistor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja, dificultar a passagem da."— Transcrição da apresentação:

1

2 O primeiro componente que iremos estudar chama- se resistor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja, dificultar a passagem da correte elétrica. A medida da resistência elétrica é o ohm, simbolizada pela letra grega Omega Ω. Os resistores mais comuns são os de carbono. Simbologia:

3 Os tipos de resistores são classificados conforme o material utilizado e o aspecto construtivo. Alguns tipos de resistores são apresentados a seguir: * Resistores de carbono; * Resistores de fio; * Resistores de filme. * Resistores para montagens em superfície (SMR)

4 Um resistor de carbono é o tipo mais comum. É feito enrolando uma faixa de carbono em torno de um núcleo cerâmico. A pista de carbono é enrolada em torno do núcleo por uma máquina ou então gravada no núcleo com um dispositivo a laser. Dois fios de metal de cobre são então inseridos nas extremidades do resistor, de modo que os lados do circuito toquem os fios. O resistor é então pintado para selar o núcleo.

5

6 animacoes_index.html animacoes_index.html

7 São resistores constituídos de fio de área transversal desejada, enrolado sem um tubo de cerâmica e protegidos contra problemas mecânicos por uma capa de silicone ou esmalte. São usados geralmente para dissipar grandes quantidades de potência (watts).

8

9 São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor da resistência é controlado primeiramente pela espessura do revestimento (quanto mais espesso menor a resistência). Além disso, uma fina espiral pode ser cortada ao longo do bastão, por meio de um laser, criando uma longa tira, a qual formará efetivamente o resistor. Devido a este processo de fabricação, podem ser obtidos resistores com valores bem mais precisos (cerca de 1% de tolerância). Também existem os resistores de filme de carvão, similares aos de filme metálico, porém, mais baratos e menos precisos (5% de tolerância). Estes últimos são, sem dúvida, os mais utilizados em circuitos eletrônicos.

10

11 A constante miniaturização dos equipamentos eletrônicos levou a criação de uma tecnologia chamada Surface Mounting Devices, mais conhecida como SMD. Os componentes SMD são pequenos e geralmente são soldados diretamente nas trilhas de cobre das placas de circuito impresso. Observe na do próximo slide alguns componentes SMD. As dimensões dos resistores SMD ficam em torno de 3mm de comprimento por 1 de largura. Os resistores para montagem em superfície (SM em inglês Surface Mounting ), têm uma codificação que pode ser de três ou quatro caracteres. Os resistores SMD com três caracteres, figura 1, são os mais utilizados em equipamentos eletrônicos. Nesse código, os dois primeiros números representam os dois primeiros dígitos da resistência, no caso 30. O terceiro dígito significa o fator de multiplicação ou número de zeros que deve ser acrescentado. No caso 000. Ficamos então com ohms ou 30K ohms. Para resistências menores de 10 ohms pode ser usada a letra R tanto, para indicar isso como em lugar da vírgula decimal. Assim, podemos 10R para 10 ohms ou 4R7 para 4,7 Ohms. Em certos casos, com resistores na faixa de 10 a 99 ohms podemos ter o uso de apenas dois dígitos para evitar confusões: por exemplo, 33 ou 56 para indicar 33 ohms ou 56 ohms. Também existem casos em que o K (quilo) ou M (mega) é usado em lugar da vírgula.

12

13

14 https://www.youtube.com/watch?v=8JM4oCpWnjU

15 Obs: Quando houver a marcação 0, 00 ou 000 significa que o resistem tem resistência nula, ele é como um fio de utilizado para pular trilhas de cobre da placa (jumper). Alguns exemplos: 330 = 33 ohms 331 = 330 ohms 473 = 47K = ohms 1R2 = 1,2 ohms 1K2 = 1,2K = ohm

16

17 Resistores padrão, encontrados em 99% dos circuitos eletrônicos, possuem 4 faixas de cor. As duas faixas da esquerda correspondem aos dois algarismos do valor da resistência. A terceira faixa exerce a função de um fator multiplicativo que é aplicado aos dois algarismos anteriores. A quarta faixa expressa a tolerância do componente, isto é, o quanto o valor real pode diferir do valor teórico expresso pelo fabricante no código de cores.

18

19 ???????????????????????????????????????????????


Carregar ppt "O primeiro componente que iremos estudar chama- se resistor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja, dificultar a passagem da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google