A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal como Destino de nearshore outsourcing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal como Destino de nearshore outsourcing"— Transcrição da apresentação:

1 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Portugal como Destino de nearshore outsourcing Sumário Executivo

2 Índice O Estudo Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing
Conclusões Este estudo baseou-se em informação obtida de diversas fontes consideradas verdadeiras e credíveis pelas entidades que delas fizeram uso. A Associação Portugal Outsourcing não fez a validação da informação na produção deste estudo. Eventuais actualizações futuras deste estudo e da informação nele contida poderão ser realizadas pela Associação Portugal Outsourcing e quaisquer análises diferentes das expressas neste estudo poderão ser produzidas. A cópia, reprodução, distribuição e cedência deste estudo é proibida. No entanto, a informação constante neste documento poderá ser utilizada na elaboração de outros documentos, estudos, ou para divulgação pública, sem fins comerciais e sujeita à obtenção, caso careça, das autorizações respectivas das fontes utilizadas, sempre que garantida a referência a este estudo, à Associação Portugal Outsourcing e às fontes utilizadas. Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

3 A Associação e os seus objectivos
PoRTUGAL OUTSOURCING A Associação e os seus objectivos A Portugal Outsourcing é uma Associação, sem fins lucrativos, das empresas fornecedoras de serviços de Outsourcing Tem como objectivo central promover a adopção do Outsourcing de serviços envolvendo as TIC com os objectivos de: Aumentar a sofisticação dos sectores com que trabalhamos; Promover o crescimento da economia Portuguesa e do seu potencial exportador e, Contribuir para o reequilíbrio regional do País. O Estudo agora apresentado visa identificar a posição concorrencial de Portugal como destino de nearshore outsourcing e identificar os factores críticos de sucesso para a sua promoção Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

4 A necessidade e os objectivos
O estudo A necessidade e os objectivos Disponibilizar aos Decisores e Analistas de Mercado, informação sobre os factores diferenciadores de Portugal enquanto destino nearshore para a fixação de centros de competência em serviços de Outsourcing de Tecnologias de Informação (ITO) e de Processos de Negócio dependentes das TIC Facilitar a caracterização de diferenças competitivas que possam ser alvo de acções específicas pelo Governo, Reguladores ou players do mercado Os países analisados foram a República Checa, a Irlanda, a Hungria, a Holanda, a Polónia, a Roménia, a Espanha e a Inglaterra, enquanto destinos de referência do Sector do Outsourcing Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

5 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Um olhar mais próximo País Infra-estruturas Competências Custos Portugal já pode ser considerado como alternativa, pelos Países da UE, para a localização de serviços de Outsourcing de TIC e, de Processos de Negócio dependentes de TIC, em regime de Nearshore Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

6 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
A necessidade de um mercado interno desenvolvido País Infra-estruturas Massa Crítica (Dimensão e maturidade do mercado interno) Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

7 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Domínio: País Portugal está entre os 5 Países Europeus que mais subiu em 2009, nos índices de competitividade Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

8 Domínio: País País GDP growth rate (%)
IE NL UK HU ES CZ RO 7,3 PL 5,0 2,5 2,0 0,9 0,6 0,5 0,0 -3,0 GDP growth rate (%) OECD Statistics 2008 R&D and innovation investments (% of GDP) OECD Statistics 2009 (1) RO PL HU ES IE CZ PT UK 1,88 NL 1,71 1,51 1,47 1,43 1,35 0,97 0,61 0,54 Infra-estruturas Competências Custos País Enabling Trade Index World Economic Forum 2009 Ranking: [ 3,81 ; 5,97 ] Países: 121 PL RO HU CZ ES UK NL 5,27 IE 5,02 4,93 4,72 4,63 4,39 4,05 3,98 RO PL HU CZ PT ES IE NL 8,64 UK 8,14 7,84 7,24 6,86 6,46 6,04 5,80 5,07 E-Readiness Score Economist Intelligence Unit 2009 Ranking: [ 0 ; 10 ] Países: 70 Ease of Doing Business Rank World Bank 2009 Países: 183 CZ PL ES RO PT HU NL UK IE 30º 47º 48º 55º 62º 72º 74º Governance Matters Rank World Bank 2009 Ranking: [ 0 ; 100 ] Países: 212 RO PL HU ES CZ UK IE 94 NL 89 84 78 76 70 57 Dados de Roménia, Hungria e Holanda são de 2007. Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

9 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Domínio: Infra-estruturas Investimentos significativos em redes de nova geração, na modernização e simplificação da Administração Pública e na disponibilização de serviços on-line, promovendo um ambiente mais propício ao desenvolvimento de novos negócios Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

10 Domínio: Infra-estruturas
Internet & Communications penetration OCDE communications outlook 2009 (1) Ranking [ 88,39 ; 222,26] Países: 31 PL HU CZ ES NL UK 195 IE 176 175 171 167 156 142 Software piracy rate % (Unlicensed Software Units/Total Software Units Installed) Business Software Alliance 2008 RO PL ES CZ IE UK 27 NL 28 34 39 42 56 66 País Competências Custos Infra-estruturas HU IT infrastructure The Economist Intelligence Unit 2009 Ranking: [ 0,6 ; 81,3 ] Países: 66 RO HU PL ES PT CZ IE NL 92,5 UK 81,4 65,9 52,1 47,7 45,6 39,9 36,8 30,4 Intellectual property protection World Economic Forum 2009/10 Ranking: [ 0 ; 10 ] Países: 124 Quality of overall infrastructure World Economic Forum 2009/10 Ranking: [ 1,0 ; 7,0 ] Países: 133 26º 20º 19º 16º 15º 14º E- government EU commission E-government index 2009 NL ES IE UK PT RO PL HU CZ Dados indisponíveis para a Roménia Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

11 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Domínio: Competências Investimentos em I&D, reformas estruturais na educação e parcerias estratégicas com instituições de ensino universitário internacionais de referência estão a melhorar o nível de competências dos novos profissionais Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

12 Domínio: Competências
ES RO CZ NL PL HU IE 11 17 33 67 78 Difficulty of hiring index Report Doing Business 2010 (2009) Ranking: [ 0 ; 100 ] Países: 183 UK PL ES RO PT CZ UK HU IE 7,9 NL 5,96 5,70 5,60 5,58 5,16 4,58 4,36 4,30 Availability of skilled labour IMD World Competitiveness Yearbook 2009 Países: 58 País Infra-estruturas Custos Competências 2,60 3,80 4,36 4,82 5,20 5,42 5,46 7,00 8,46 Language skills IMD World Competitiveness Yearbook 2009 Países: 58 PT NL ES UK HU RO IE CZ PL Foreign language learning (starting age) "Key Data on Teaching Languages at school in Europe" 2008 IE UK NL HU RO CZ PL ES 3 PT 6 7 8 9 10 11 12 Completion rate in tertiary education (%) Education at a Glance 2009 (1) OECD Indicators 2009 (1) HU PL NL 71 PT 69 64 55 UK Public expenditure on education (% of GDP) IMD World Competitiveness Yearbook 2009 (2) Países: 58 3,9 4,4 5,2 5,8 6,1 7,6 PL HU UK PT CZ IE Dados indisponíveis para a Rep. Checa, Espanha, Irlanda e Roménia Dados indisponíveis para a Roménia, Espanha e Holanda Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

13 Portugal como Destino de nearshore outsourcing
Domínio: Custos A desvantagem actual de Portugal, em termos de custos, será mitigada nos próximos anos. Devemos estar preparados para ser a melhor opção de localização sempre que a inovação, o conhecimento e o domínio das TIC sejam o factor de decisão Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

14 Domínio: Custos Custos Collected total tax revenues (% of GDP)
IMD World Competitiveness Yearbook 2009 39,3 37,0 36,7 36,5 36,10 35,9 29,8 IE RO HU ES CZ PT UK PL NL 23 26 37 43 49 51 56 59 Cost of hotels Hotel Price Index 2008 (1) Cidades: 65 HU CZ UK NL ES PT PL IE País Competências Infra-estruturas Custos Cost of staff Cushman & Wakefield - European Cities Monitor 2009 (2) Cidades: 34 28 12 4 3 1 PL HU RO UK ES PL Cost of telecommunications Mercer - Cost of living 2009 Países: 143 151,49 127,27 110,79 104,79 98,78 94,07 82,07 64,35 55,76 ES PT HU UK IE NL CZ PL RO 16º 25º 29º 37º 64º 113º Cost of living Mercer - Cost of living 2009 (3) Países: 143 UK IE NL ES PT PL Labor Compensation per Unit Labour Input (annual growth %) OECD Statistics 2009 (4) 7,45 6,40 5,10 4,60 4,10 2,20 2,10 1,80 PT PL CZ HU IE UK ES NL Dados indisponíveis para a Roménia Dados indisponíveis para a Irep. Checa, rlanda e Holanda Dados indisponíveis para a Rep. Checa, Hungria e Roménia Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

15 Conclusões Desafios Futuros Criar mais massa crítica
Papel a desempenhar por todos os players de mercado, incluindo a Administração Pública Assegurar um Sistema de Justiça mais eficaz e eficiente Reconhecer a importância estratégica do Sector das TIC, criando iniciativas estruturadas de promoção do mercado Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing

16 P&R Portugal como Destino de Nearshore Outsourcing


Carregar ppt "Portugal como Destino de nearshore outsourcing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google