A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25."— Transcrição da apresentação:

1 O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25

2 1. A ciência e a decadência social 1.1 Positivismo cientifico Sistema filosófico que se baseia nos factos e na experiência, e que deriva do conjunto das ciências positivas, repudiando tudo o que é metafísico e sobrenatural, é um modo de encarar a vida unicamente pelo lado prático. Supõe a existência de um olhar objectivo e cientifico sobre a realidade.

3 1.3 Ideologia: Focalização interna Caracterização indirecta A focalização interna e a caracterização indirecta reflectem uma ideologia que, no fundo, significa uma descrença nos valores do Naturalismo e, por isso, uma descrença no positivismo que supõe que é possível um olhar objectivo e 'científico' sobre a realidade.

4 1.2 Determinismo Determinismo é a doutrina segundo a qual todos os acontecimentos estão submetidos às leis naturais, de tal forma que cada fenómeno está completamente condicionado pelos que o precedem e acompanham. Esta doutrina implica que todas as determinações humanas estão sujeitas à acção providencial, negando o livre arbítrio.

5 1.4 Educação Educação à Portuguesa: o educando não devia estar ao ar livre nem conviver com a natureza, tinha demasiada protecção e mimo. Este tipo de educação desvalorizava o juízo critico arrastando os indivíduos para a decadência física e moral. Educação à Inglesa: desenvolve a inteligência graças ao conhecimento experimental e proporcionando um contacto directo com a Natureza. Foi esta educação, dada a Carlos, que o fez abraçar o curso de Medicina.

6 2. Carlos e a Medicina A ideia de Carlos se formar em Medicina não foi muito bem recebida pelos amigos de Sta Olávia. Estes achavam que a verdadeira profissão era a de Direito, a qual achavam que Carlos iria seguir, e não profissões ligadas ás ciências que não eram muito próprias para o seu estatuto social. (pág. 93) Mais tarde, é comentado que Carlos não tem utentes na sua clínica por causa da sua decoração pouco cientifica e pela sua reputação.

7 3. Episódios que contradizem a Ciência 3.1 Hereditariedade A hereditariedade supõe uma espécie de circulo vicioso no carácter e uma espécie de destino causado pelas ligações familiares. Exemplo disto é Maria Runas que herdara a devoção dos Runas (pág. 19).

8 3.2 Naturalismo vs Romantismo Naturalismo: teoria que nega o sobrenatural como forma de explicar a origem e o desenvolvimento do universo, alegando que toda a Natureza pode ser explicada por leis científicas. Na arte pressupõe o realismo - imitação exacta da Natureza e da vida, sem excluir os aspectos repugnantes. Romantismo: exaltação da subjectividade, do individualismo, da Natureza e do mundo medieval. Opôs-se ao racionalismo, fazendo a apologia da imaginação, da intuição e de uma certa forma de encarar a relação entre o ser humano e a Natureza.

9 3.3 Manifestações do narrador contra o naturalismo O narrador manifesta-se ideologicamente a favor de Carlos, Afonso, Ega e Craft e rejeita Eusebiozinho e Dâmaso. Manifesta-se contra o Ultra-Romantismo (cf. Alencar) mas também contra o Naturalismo, preferindo esses 'estilos novos' de conotações parnasianas, de arte pela arte. Também Carlos manifesta o seu distanciamento pelo Naturalismo e atitudes de valor positivo em relação a Afonso), Ega (companheiro e confidente insubstituível) e Craft (uma 'comunidade de gostos' que reflecte a educação britânica de ambos), e de rejeição também em relação a Eusebiozinho e Dâmaso.


Carregar ppt "O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google