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Tema Gestão do Conhecimento:.

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1 Tema Gestão do Conhecimento:

2 Gestão do Conhecimento
CONCEITO BÁSICO CONCEITO BÁSICO É o processo de geração (criação – aquisição - fusão - síntese), codificação (captura - adaptação - representação) e transferência (difusão - movimento) de conhecimento TIPOS DE CONHECIMENTO DE CONHECIMENTO EXPLÍCITO: transmitido por linguagem formal (processado) TÁCITO (IMPLÍCITO): transmitido a partir do exemplo, da convivência.

3 OS MODOS DE CONVERSÃO ENTRE O CONHECIMENTO TÁCITO E O EXPLÍCITO
Socialização: criação do conhecimento tácito – compartilhamento de experiências – treinamento/reuniões/interações. Externalização: articulação (ligação – junção) do conhecimento tácito com o explícito - analogias/metáforas/modelos. Combinação: troca de informações explícitas, uso da tecnologia da informação – mídias/documentos/educação formal. Internalização: Aprendizado de um novo conhecimento, vivência pelos membros da organização – operacional/prática.

4 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Os 4 modos de conversão: 1 - Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito Compartilhamento de experiências Absorção através da prática (observação; imitação) Não necessariamente utiliza a linguagem 2 - Externalização: do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito Articulação dos conhecimentos tácitos em conceitos explícitos Processo de criação do conhecimento perfeito

5 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
3 - Combinação: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Explícito Combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito Processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento 4 - Internalização: do Conhecimento Explícito em Conhecimento Tácito Incorporação do Explícito em Tácito Assimilação do Explícito (conhecimento estruturado) como modelo mental.

6 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Espiral do Conhecimento 4 modos de conversão DIÁLOGO REFLEXÃO COLETIVA ASSOCIAÇÃO DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO HABILIDADES TÉCNICAS KNOW HOW CULTURA ORGANIZACIONAL APRENDE FAZENDO

7 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Implicações e Barreiras (Dificuldades) Tácito para Tácito (Socialização): Menor Tácito para Explícito (Externalização): Maior Explícito para Explícito (Combinação): Médio Explícito para Tácito (Internalização): Menor

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9 CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Conhecimento indivíduos Organização não cria conhecimento por si só. Compartilhamento chave para evolução/exige confiança Conectividade Rede de Pessoas

10 ATIVOS INTANGÍVEIS Capital Intelectual: Soma do conhecimento de todos de uma empresa. É a capacidade mental coletiva. Capital Humano: Fonte da inovação e renovação. Capacidade individual. Capital Estrutural ou Organizacional: Pertence à empresa como um todo. Conjunto de publicações, cultura, bancos de conhecimento, tecnologias, patentes, sistemas, rotinas e procedimentos organizacionais. Capital do Cliente ou de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma empresa com as pessoas com as quais fez negócio (Base de Clientes) e do potencial destes Clientes.

11 ATIVOS INTANGÍVEIS Capital Social: a qualidade e o valor dos relacionados com a sociedade em geral, através do exercício da cidadania corporativa da empresa como membro das comunidades global, regional e local. Capital ambiental: o valor do relacionamento com o planeta e seus recursos, definido através de cálculos dos custos reais dos recursos consumidos por um empreendimento ou uma economia e da determinação de sua contribuição para a saúde e a sustentabilidade do meio ambiente.

12 ATIVOS INTANGÍVEIS Capital de relacionamento externo: alianças e relacionamentos comerciais com clientes, parceiros estratégicos, fornecedores, investidores, agências reguladoras e governos.

13 Valoração do Capital Intelectual
ATIVOS INTANGÍVEIS Valoração do Capital Intelectual A Disney comprou a ABC por US$ 19 bi. O balanço US$ 5 bi (1996) Microsoft vale US$ 70 bi O balanço US$ 5 bi

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15 Gestão do Conhecimento
CAPACIDADE DE RESPOSTA: habilidade de atender e acompanhar às demandas e mudanças do mercado. INOVAÇÃO: contínuo e sucessivo fomento à criatividade, compartilhamento de idéias e conhecimento. COMPETÊNCIA: captar/catalogar o conhecimento, a experiência e o saber e disponibilizar a todos. EFICIÊNCIA: saber o que as pessoas sabem para minimizar o esforço da reinvenção e do retrabalho.

16 PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Identificação: competências essenciais para a organização. Captura: aquisição conhecimento, criar e manter competências. Seleção e validação: filtrar o conhecimento, qualidade e síntese. Organização e armazenagem: recuperação fácil rápida e correta. Compartilhamento: acesso e distribuição – difusão. Aplicação: efetivo uso do que se tem em situações reais. Criação do conhecimento: pesquisa, experimentação e inovação.

17 GESTÃO DO CONHECIMENTO
FERRAMENTAS DA GC Ferramentas BI – Inteligência em Negócios: auxílio à tomada de decisão, análise de indicadores empresariais sob diferentes pontos de vista ou cenários, estimativas, estatísticas. Ferramentas de Colaboração: tecnologia de redes (internet), Chat, , sistemas eletrônicos de reuniões, videoconferências, forums, IP Phone, etc. Ferramentas de transferência: treinamento baseado em midias digitais, Universidade corporativas. Ferramentas de descoberta: busca e classificação de conteúdo, navegação, gerenciadores de bibliotecas/conteúdos (ABNT). Mapas de conhecimento: arquivos de perfis (competência)


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