A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia Homero: Ilíada e Odisseia Suserania de Zeus Unidade na ação divina Prometeu acorrentado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia Homero: Ilíada e Odisseia Suserania de Zeus Unidade na ação divina Prometeu acorrentado."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia Homero: Ilíada e Odisseia Suserania de Zeus Unidade na ação divina Prometeu acorrentado.

2 Hesíodo Os trabalhos e os dias e Teogonia Subjetivo na literatura Faz história pessoal Mito de Prometeu: justifica a condição humana Mito de Pandora: caracteriza a visão pessimista da mulher Hefaistos fabricando Pandora. Fonte: http//www. sofadasala.vilabol.uol.com.br/.../ htm

3 Condições para o nascimento da filosofia Expansão grega Vida urbana Viagens marítimas Uso da moeda Política Retórica e Oratória Mapa histórico da Grécia Antiga. Fonte:http://filosofiaonline.blogs.sapo.pt/

4 Filósofos pré-socráticos Escola Jônica: Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito Escola Pitagórica: Pitágoras de Samos Escola Eleática: Parmênides e Zenão Escola Atomista: Empédocles e Demócrito Mapa histórico da origem dos principais filósofos gregos. Fonte:http://filosofiaonline.blogs.sapo.pt/

5 Tales de Mileto (624 a 546 a.C.) Ascendência fenícia. Política: propôs uma confederação das cidades-Estados. Princípios das coisas: natureza da matéria. Cosmologia: a água é a gênese (physis) de tudo. Introduziu o conhecimento oriental na Grécia. Escultura que representa Tales de Mileto. Fonte:

6 Anaximandro de Mileto (610 a 546 a.C.) Gnomon, o relógio de sol de Anaximandro de Mieto. Fonte:http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/grecia/filosofia/presocraticos/filosofia_presocraticos_an aximandro.html Introduziu e aperfeiçoou o relógio de sol (gnomon). Primeiro a traçar um mapa geográfico. Cosmologia: o princípio das coisas seria o Ápeiron (infinito), impulsionado por um movimento eterno que ocasionaria a separação dos pares opostos.

7 Anaxímenes de Mileto (585 a 528 a.C.) Pneuma Ápeiron (ar infinito): o universo como resultado de modificações do ar infinito. Inspirado na técnica de fabricação do feltro (produzido por aglutinação de materiais diversos. Arché (princípio originário): responsável pela geração de inumeráveis mundos. Ilustração do pneuma ápeiron de Anaxímenes. Fonte:http://filosofiaonline.blogs.sapo.pt/

8 Pitágoras de Samos (570 a 496 a.C.) Pitágoras modificou a via de salvação órfica: Orfismo=culto a Dionísio; Pitagóricos=matemática. Relação entre a música e matemática. Os catetos e a hipotenusa. A solução para a pólis está nas proporções e nas medidas. Pitágoras de Samos. Fonte:http://filosofiaonline.blogs.sapo.pt/

9 Questão Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental. (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, p. 29.) A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano. b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte. c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos. d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo. e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

10 Questão A humanidade foi criada por Prometeu. Ele roubou o fogo dos deuses e doou-o aos homens.Com isso, os homens puderam assar seus alimentos e diferenciar-se dos animais comedores de carne crua. Os deuses ficaram irados com Prometeu e acorrentaram-no no alto de uma montanha, para que ele fosse eternamente castigado. Esse relato da Grécia Antiga expressa: a) o desenvolvimento da economia grega. b) a ênfase dos gregos na harmonia e equilíbrio da natureza. c) a maneira predominante de pensar o mundo na Antigüidade, ou seja, o pensamento mítico. d) a criatividade grega na área da organização política. e) a preocupação com a vida após a morte.

11 Questão Sobre os aspectos anteriores a gênese da filosofia e que contribuíram na sua gestação, considere o que se afirma a seguir, julgando os itens. I.Naquele momento a atividade de investigação a respeito das coisas do mundo se processava de forma autônoma, crítica e sistemática. II. A resposta dada até então a pergunta de Tales de Mileto (O que é isto o universo) se baseava no que dizia a cosmologia. III. O mito predominava na sociedade pré-filosofia, vindo a ser totalmente dissolvido somente na fase pós-socrática. IV. O conhecimento produzido com base no mito não pode ser compreendido como conhecimento em si, mas apenas como pensamento, pois carece de sistematização, coerência interna e métodos de investigação. Assinale o item correto: a) I, II e III estão corretos. b) II, III e IV estão corretos. c) II e IV estão corretos. d) Todos estão corretos. e) Nenhum dos itens está correto.


Carregar ppt "Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia Homero: Ilíada e Odisseia Suserania de Zeus Unidade na ação divina Prometeu acorrentado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google