A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos Armados Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos Armados Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos Armados Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17

2 Apesar da diminuição dos conflitos armados no mundo desde 1990, os países em desenvolvimento, entre os quais a Ásia Meridional, África Subsariana e o Médio Oriente, continuam a ser muito afetados por este problema. Alguns dos principais custos associados aos conflitos armados são: Destruição de infraestruturas; Refugiados; Vítimas mortais; Despesas em armamentos; Recrutamento de crianças como soldados.

3 Consideram-se crianças-soldados todos os menores de 18 anos, recrutados ou utilizados por uma força ou grupo armado, seja qual for a sua função (combatentes, ajudantes, cozinheiros, carregadores, mensageiros, espiões ou utilizados para fins sexuais). No mundo, há cerca de 250 mil crianças- soldados, sobretudo em África e na Ásia, e, segundo a UNICEF, as raparigas são aproximadamente 40%. O rapto é a estratégia mais utilizada para garantir o recrutamento, mas também existem casos em que crianças de famílias pobres entregam os filhos grupos armados em troca de dinheiro ou comida. Crianças- soldados

4 Os países em desenvolvimento sujeitos a conflitos armados são, muitas vezes, extremamente ricos em recursos naturais mas, ao contrário do que devia acontecer, os rendimentos da exportação desses recursos naturais são utilizados no financiamento da guerra ou criam tensões e instabilidade política. Embora também exista na América Latina e na Ásia, este problema é mais acentuado na África Subsariana. Angola é um dos exemplos mais evidentes da má utilização dos recursos naturais. A riqueza das segundas maiores reservas de petróleo de África e das quartas maiores reservas de diamantes do mundo financiou uma guerra civil que matou ou feriu, um milhão de pessoas entre 1975 e 2002 e provocou mais de 4 milhões de desalojados internos.

5 A Nigéria é um exemplo da relação entre os recursos e o aparecimento de tensões e instabilidade política, o maior produtor e exportador africano de petróleo.

6 Embora ocupe o sexto lugar na lista dos maiores exportadores de petróleo, o país está atrasado na irradicação da pobreza. A corrupção absorve 70% das receitas do petróleo e a maioria dos nigerianos sobrevivi com menos de um euro por dia. O Banco Mundial considera a Nigéria um Estado frágil, em risco de conflito armado e de governação fracassada. A pobreza e a frustração generalizadas têm desencadeado a violência no delta. Grupos de jovens desempregados e rebeldes armados e encapuçados, Movimento de Emancipação do Delta do Níger (MEND), têm vindo a laçar ataques contra instalações e trabalhadores da indústria petrolífera, com a intenção de conquistarem para si uma fatia da riqueza do país.

7 Os diamantes, por serem muito valiosos, facilmente transportáveis e contrabandeados, são dos recursos minerais que têm contribuído para a violência na África Subsariana. Por isso, em 2003 foi assinado o Processo de Kimberley, para garantir a origem legítima dos diamantes.

8 O Processo de Kimberley, é um acordo que pretende impedir que os diamantes da guerra entrem no comércio internacional legítimo de diamantes. Nele: os países- membros comprometeram-se a controlar a produção e a comercialização de diamantes. Todas as remessas internacionais de diamantes em bruto tem de estar em embalagens para inspeção e devem ser acompanhadas do certificado emitido pelo governo do país produtor, para garantir que a sua origem não está relacionada com o financiamento de qualquer guerra. Se um país não cumprir estas obrigações rigorosas, pode ser excluído do processo e ser impedido de vender diamantes no mercado internacional.


Carregar ppt "Conflitos Armados Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google