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DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS www.nilson.pro.br Curso de Especialização 16/6/20141www.nilson.pro.br.

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1 DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Curso de Especialização 16/6/20141www.nilson.pro.br

2 SER ÉTICO NECESSITA DE DISCERNIMENTO E CORAGEM PARA PODER VIVENCIAR A SUA PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE COMO EXPRESSÃO DE SER. ESPINOZA (1973) SER ETICO 16/6/20142www.nilson.pro.br

3 Conduta Ética nas relações interpessoais PROFISSIONAIS IDOSO EQUIPE FAMILIARES 16/6/20143www.nilson.pro.br

4 DIREITO RECONHECER QUE É PRECISO RESPEITAR ESPONTAENAMENTE O OUTRO, COM SUAS SINGULARIDADES E DIFERENÇAS. 16/6/20144www.nilson.pro.br

5 DIREITO CONJUNTO DE LEIS OU REGRAS QUE REGEM O HOMEM NA SOCIEDADE RESPEITAR A SI MESMO, PARA RESPEITAR O OUTRO. 16/6/20145www.nilson.pro.br

6 DIREITO CIÊNCIA NORMATIVA, QUE ESTABELECE E SISTEMATIZA AS REGRAS QUE ASSEGURAM O EQUILÍBRIO DAS FUNÇÕES DO ORGANISMO SOCIAL. 16/6/20146www.nilson.pro.br

7 DIREITO PRINCÍPIOS ÉTICOS, VALORES, SENTIMENTOS, EMOÇÕES QUE CADA INDIVÍDUO TRAZ DENTRO DE SI. 16/6/20147www.nilson.pro.br

8 DIREITO DO CLIENTE CONSENTIR OU RECUSAR A SER SUBMETIDOS À EXPERIMENTAÇÃO OU PESQUISAS; MANTER SUA PRIVACIDADE 16/6/20148www.nilson.pro.br

9 DIREITO DO CLIENTE PRONTUÁRIO DE FORMA LEGIVEL; ATENDIMENTO HUMANIZADO, RESPEITOSO, SER CHAMADO PELO NOME,. 16/6/20149www.nilson.pro.br

10 DIREITO DO CLIENTE EXIGIR MATERIAL ESTERILIZADO PARA O SEU ATENDIMENTO, RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE OS EXAMES RECEBER INFORMAÇÕES CLARAS SIMPLES E COMPREENSIVAS, ADAPTADAS À SUA CULTURA 16/6/201410www.nilson.pro.br

11 DIREITO SELLI (1998:115) É DIREITO DO CLIENTE E DE SEU FAMILIAR O ACESSO À INFORMAÇÃO, PARA UMA TOMADA DE DECISÃO LIVRE E CONSCIENTE SOBRE CONDUTAS MÉDICAS E DE ENFERMAGEM /6/201411www.nilson.pro.br

12 DIREITO DO CLIENTE ART.32 - RESPEITAR O SER HUMANO NA SITUAÇÃO DE MORTE E PÓS-MORTE. 16/6/201412www.nilson.pro.br

13 DIREITO DO CLIENTE TEM DIREITO À INDENIZAÇÃO QUANDO MOTIVADAS POR IMPRUDÊNCIA, NEGLIGÊNCIA OU IMPERÍCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 16/6/201413www.nilson.pro.br

14 DIREITO DA FAMILIA A FAMÍLIA DEVE SER COMPREENDIDA COMO UM ALIADO IMPORTANTE QUE CONTRIBUI COM A EQUIPE, PARA A RECUPERAÇÃODO PACIENTE (SANTOS et al 1999). 16/6/201414www.nilson.pro.br

15 RESPEITO AO CLIENTE O RESPEITO AO SER HUMANO E AOS SEUS VALORES DEVE PRESERVAR A DIGNIDADE, A AUTO-ESTIMA, A AUTONOMIA, INDIVIDUALIDADE E AUTO- DETERMINAÇÃO (CATARINO et al, 1996) 16/6/201415www.nilson.pro.br

16 RESPEITO PELO CLIENTE PARA BOEMER (1986) O PACIENTE TERMINAL DEVE SER ENCORAJADO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, SOBRE A EXISTÊNCIA COTIDIANA DO MUNDO DO HOSPITAL, ONDE O MESMO ENCONTRA-SE INDETERMINADO, DOMINADO, POR TODOS QUE LHE FORNECE AS NORMAS PARA SEU AGIR. 16/6/201416www.nilson.pro.br

17 A ÉTICA E RESPEITO BOEMER (1986:133) AFIRMA QUE QUANDO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTENDEREM A MORTE COMO PARTE DA EXISTÊNCIA PODERÃO ESTAR COM-O-PACIENTE NA SUA TERMINALIDADE, NÃO SE ANTEPONDO À MORTE COMO UM DESAFIO À VIDA, MAS COMO PARTE INTEGRANDE E INALIENÁVEL DA MESMA. 16/6/201417www.nilson.pro.br

18 CRIMES CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS: C.P.B. Art. 236, Parágrafo único RETIRAR, PARA FINS TERAPÊUTICOS, PARTE, TECIDO OU ÓRGÃO DE CADÁVER, SEM OBEDIÊNCIA ÀS DISPOSIÇÕES LEGAIS ESPECIAIS 16/6/201418www.nilson.pro.br

19 CRIMES CONTRA A HONRA DIFAMAÇÃO- DIVULGAR ENTRE TERCEIROS, DE MODO INTENCIONAL, FATOS QUE OFENDE A HONRA E REPUTAÇÃO DE OUTREM; 16/6/201419www.nilson.pro.br

20 CRIMES CONTRA A HONRA CALÚNIA – DELITO CONTRA HONRA SUBJETIVA, QUE CONSISTE NA IMPUTAÇÃO, CONSCIENTEMENTE FALSA, FEITA A ALGUÉM, VIVO OU MORTO; 16/6/201420www.nilson.pro.br

21 CRIMES CONTRA A HONRA ACUSAÇÃO CALUNIOSA CONSISTE NA QUEIXA OU DENÚNCIA CONTRA ALGUÉM, IMPUTANDO-LHE FALSA OU DOLOSAMENTE FATOS QUE NÃO COMETEU. 16/6/201421www.nilson.pro.br

22 16/6/2014www.nilson.pro.br22


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