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O Que o Paraná Precisa 2. O Que o Paraná Precisa 2.

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2 O Que o Paraná Precisa 2

3 O Que o Paraná Precisa Portos: 2012 2013/15 situação
Corredor de Export. (berços/silos); 150,0 530,0 emenda Dragagem e Aprofundamento; 20,0 30,0 emenda Subst. Equip. Corredor Export ,0 155,0 emenda Derrocagem Submarina ,0 28,0 emenda Berço p/ veíc. / Navio de Passag ,0 67,0 emenda Ampliação Porto de Antonina 0, ,0 emenda Dragagens / Adeq. Navegabilidade , ,0 PAC/OGU Total Portos: R$ 1,0 bilhão 3

4 O Que o Paraná Precisa Ferrovias: 2012 2013/15 situação
Ferrovia Guarap - Pguá; , , emenda Ferrovia Casc-Guaíra-Maracajú; , , emenda Contorno Ferrov. de Curitiba 25, ,0 emenda Rebaix. Mgá / Interseção Londrina , , PAC/OGU Total Ferrovias: R$ 3,0 bilhões 4

5 O Que o Paraná Precisa Aeroportos: 2012 2013/15 situação
Ampliação Term. Pass. Foz; , ,0 emenda Ampliação Pista Londrina; ,0 150,0 emenda Ampliação aeroporto de Casc 5, ,0 emenda Ampliação Pista Maringá , ,0 emenda Implant da 2ª pista em Ctba , ,0 emenda Implant Aeroporto Reg Oeste , ,0 emenda Total Aeroportos: R$ 975 milhões Obs. Afonso Pena (obras 1 a 7) em andamento c/ orçam. da Infraero 5

6 O Que o Paraná Precisa Rodovias: 2012 2013/15 situação
Duplic BR476 Lapa – S. Mateus; , , emenda Duplic BR163 Casc – Cap Leonid.; 40, , emenda Adeq. BR153 Imb.– Paulo Frontin; 40, , emenda Acessos Porto Paranaguá; , , emenda Contorno Mar Candido Rondon; , , emenda Constr. BR 272 Iporã – Goioerê; , , emenda Ampl BR158 Palmital – Laranj Sul , , emenda Projeto da BR , , emenda Duplicações e Obras Rod. Pedagiadas executar Total Rodovias: R$ milhões + Obras DNIT 6

7 O Que o Paraná Precisa MODAL 2012 2013/15 TOTAL
Portos; 179, , ,0 Ferrovias , , ,0 Aeroportos , , ,0 Rodovias 236, , ,0 Total (R$ milhões) 480, , ,0 7

8 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Áreas Prioritárias: Educação; Infraestrutura; Inovação e Empreendedorismo; Modernização da Gestão Pública 8

9 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: Portos; Ferrovias; Aeroportos; Rodovias / Pedágio; Banco de Projetos 9

10 10

11 11

12 12

13 Corredor de exportação; Acesso rodoviário (Paranaguá e Antonina);
Prioridades Dragagens; Corredor de exportação; Acesso rodoviário (Paranaguá e Antonina); Novo berço para movimentação de veículos; Atendimento a navios de passageiros. 13

14 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: Portos; Ferrovias; Aeroportos; Rodovias / Pedágio; Banco de Projetos 14

15 Malha Ferroviária do Paraná
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16 16

17 Ferrovia Guarapuava - Paranaguá;
Prioridades Ferrovia Guarapuava - Paranaguá; Ferrovia Cascavel – Guaíra – Maracaju (MS); Ramal Ferroviário de Contorno de Curitiba; 17

18 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: Portos; Ferrovias; Aeroportos; Rodovias / Pedágio; Banco de Projetos 18

19 Aeroporto Internacional Afonso Pena
19

20 Principais Empreendimentos
Terminal de Cargas 2. Estacionamento para veíc. 3. Ampl. Pátio de Aeronaves 4. Pistas de Taxi “taxiways” 5. Recapeamento da Pista 6. Terminal de Passageiros 7. ILS CAT II Cabeceira 33 e ILS CAT III Cabeceira 15 8. Nova Pista 20

21 Nova Pista 21

22 Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros
Existente : 30 balcões de check in 6 pontes de embarque 4 esteiras de bagagens Ampliação: 64 balcões de check in 14 pontes de embarque 8 esteiras de bagagens 22

23 Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros
Vista lado ar Área ampliada em azul 23

24 Ampliação do Terminal de Foz do Iguaçu Ampliação da Pista de Londrina
Prioridades Ampliação do Terminal de Foz do Iguaçu Ampliação da Pista de Londrina Ampliação do aeroporto de Cascavel; Ampliação da Pista de Maringá; Projeto Arco Norte (Londrina/Maringá) Implantação da 2ª pista no Afonso Pena 24

25 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: Portos; Ferrovias; Aeroportos; Rodovias / Pedágio; Banco de Projetos 25

26 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Rodovias: Anel de Integração – Rodovias Pedagiadas; DNIT – Dept. Nac. de Infraestrutura de Transportes; Outras Intervenções. 26

27 Anel de Integração Rodovias Pedagiadas
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28 MATO GROSSO DO SUL 28

29 Obras do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes
29

30 MATO GROSSO DO SUL 30

31 Outras Intervenções 31

32 MATO GROSSO DO SUL 32

33 Contorno Norte de Curitiba;
Outras Rodovias Contorno Norte de Curitiba; Duplicação da Serra do Cafezal em SP – BR116; BR 101 no Paraná; Duplicação Lapa - São Mateus. 33

34 Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: Portos; Ferrovias; Aeroportos; Rodovias / Pedágio; Banco de Projetos 34

35 Proposta Conceitual Para Implantação do Banco de Projetos
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36 PELT 2020 Intervenções Por Modal
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37 Estimativa de Recursos Necessários Para Projetos
PROJETOS: R$ 600 milhões 37

38 Interferência do Tempo na Elaboração de Projetos de Infraestrutura de Transportes
ATIVIDADE ANO 1 ANO 2 ANO 3 EVTA PROJETO AMBIENTAL PROJETO DE ENGENHARIA CORRENDO TUDO BEM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO ESTRUTURANTE DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES LEVA, NO MÍNIMO, 2 ANOS E MEIO. 38

39 Funding GOVERNO FEDERAL NIVEL DE ESTADO ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
Elaboração proposta: Casa Civil (Projeto de Lei) CRIAÇÃO DE FUNDO NACIONAL PARA PROJETOS ESTRUTURANTES DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES Origem dos Recursos: União Alocação dos Recursos: Ministério do Planejamento Caminhos: LDO (OGU), PPA NIVEL DE ESTADO ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS sediada no ambito do setor produtivo participação do Governo Estadual no Conselho Diretor 39

40 Projeto de Lei PRINCÍPIOS DO PROJETO DE LEI:
Realimentação do fundo com vendas dos projetos: (realimentaçao na venda do projeto pronto para investimento em novos projetos) Em PPP’s o projeto é pago pelo vencedor do certame e o resultado da venda realimenta o fundo; Em concessões, o projeto é pago pelo concessionário e o resultado da venda realimenta o fundo. Com empresas de economia mista, o projeto é pago e o resultado da venda realimenta o fundo. 40 R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS)

41 Situação Atual PREPARAÇÃO DE MINUTA DE PROJETO DE LEI;
ANÁLISE PELA OAB-PR / UFPR / FÓRUM FUTURO 10 PARANÁ 41 R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS)

42 Tendência de Crescimento da Economia do Paraná
PIB – EVOLUÇÃO EMPREGO INVESTIMENTOS PRODUÇÃO - INDUSTRIAL - AGRONEGÓCIO IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO 42

43 Tendência de Crescimento da Economia do Paraná
Amplia os desafios do Estado na área de infraestrutura Novos investimentos para garantir a competitividade Atender à Expansão Produtiva

44 PIB Fonte: IBGE – Contas Regionais
Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes

45 PIB Fonte: IBGE – Contas Regionais; IPARDES; BACEN
Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes para o Paraná ( ) - Taxa do PIB do Brasil referente às expectativas de mercado do Banco Central ( )

46 Emprego Milhões 2,5 2 1,5 1 0,5 Fonte: MTE/RAIS

47 Investimentos Retomada na atração de novos investimentos
Paraná Competitivo R$ 7,5 bilhões Empregos R$ 7,5 bilhões Projetos em análises e conversações R$ 15,0 bilhões

48 Projetos não inseridos no Paraná Competitivo
3 novas fábricas ( Santo Inácio, Ubiratã e Mandaguari) Ampliações no abate nas unidades existentes 8.000 empregos R$ 500 milhões investidos Aves Novas fábricas – soja, milho, trigo, lácteos e alimentos Armazenagem de grãos Transportes e logística R$ 1,1 bilhão Cooperativas

49 Produção de Grãos no Paraná 2000/2011 (milhões T.)

50 Exportações Totais do Paraná 2001/2011 (Bilhões US$)
Fonte: MDIC/Secex/ /Elaboração: Ocepar

51 Importações e Exportações Paranaenses (US$ FOB) - 2000 – 2011
Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro

52 Importações e Exportações Paranaenses (T) - 2000 – 2010
Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro

53 Porto de Paranaguá Movimentação total 2006 – 2015 (Milhões T.)

54 Veículos

55 Grãos Fonte: APPA Elaboração: Getec/Ocepar

56 Porto de Paranaguá - Importação de fertilizantes Paraná - 2006/2012 (milhões T.)

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