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AULA 5 – Utilização da Comunicação Interna nas Organizações

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Apresentação em tema: "AULA 5 – Utilização da Comunicação Interna nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 5 – Utilização da Comunicação Interna nas Organizações
Estratégias para Comunicação Oficial Os textos sobre Comunicação Interna apresentam, muitas vezes, um cenário utópico. É preciso sugerir estratégias de comunicação mais próximas da realidade das empresas e que não percam o foco que “patrões” e “empregados” podem ter objetivos divergentes

2 Meios de Comunicação Internos
Para Margarida Kunsch (2005:p ) . Deve existir total apoio por parte da direção da empresa, além dos profissionais envolvidos. . Compatibilizar os interesses entre capital e trabalho é um dos grandes desafios da empresa. . É preciso sair do capitalismo individualista e corporativista para um comunitário. . A tarefa da comunicação é pensar seu papel de ajuda na mudança da cultura e de promoção de diálogo entre empresários e trabalhadores.

3 . De nada adiantarão programas maravilhosos de comunicação se os empregados não forem respeitados nos seus direitos de cidadão e nem considerados o público número 1. . É preciso sair do capitalismo individualista e corporativista para um comunitário. . A cultura empresarial individualista privilegia a concentração e o aumento dos lucros em detrimento da maioria. Por outro lado os trabalhadores não devem considerar a empresa uma inimiga, mas como um agrupamento intencionalmente constituído para alcançar objetivos que podem ser comuns.

4 . Os investimentos na comunicação eram prioritariamente voltados para a comunicação externa.
. A comunicação interna não passava de retórica ou era uma comunicação fria, verticalizada e representada no house organ. . Com a maior participação política popular, os dirigentes empresariais têm de buscar novas formas para negociar e encontrar uma comunicação adequada para fazer frente à rapidez e à eficiência da comunicação sindical.

5 O público interno é um público multiplicador
. O público interno é um público multiplicador. Se a comunicação interna contribuir para o exercício da cidadania e valorização do ser humano, o empregado será um porta-voz da organização de forma positiva. . Isso também depende do seu engajamento na empresa, da credibilidade que ela desperta e da confiança nos produtos e serviços. . A comunicação interna deve envolver os empregados nos assuntos da organização e nos fatos que estão correndo no país e no mundo.

6 . A eficácia da comunicação interna depende do trabalho de equipe entre a área de comunicação e o RH. . Para a comunicação interna conseguir seus objetivos deve-se considerar: a) POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS: manter diálogo entre a direção e os empregados, abandonando a “política do avestruz” e possibilitar a existência de canais livres e eficientes. - Há empresas que substituem os house organs por jornais mais realistas

7 b) ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDO E LINGUAGUEM: o profissional encarregado pela comunicação deve ser atento não só para o que ocorre internamente, mas também para os acontecimentos políticos, econômicos e sociais externos à empresa. c) QUALIDADE: passa pela disposição da organização em ser transparente até a rapidez em comunicar utilizando os meios mais eficientes. d) USO DAS NOVAS MÍDIAS: incorporar as novas mídias na comunicação interna.

8 Meios Internos de Comunicação
Para Margarida Kunsch: Meios orais diretos: reuniões, palestras, encontros com o Presidente. Meios orais indiretos: rádio Meios escritos: circulares, boletins, jronais, revistas, quadros de aviso Pictográficos: mapas, diagramas, fotos Audiovisuais: vídeos institucionais, clipes, televisão corporativa, documentários, filmes. Telemáticos: Internet, correio eletrônico, celulares.

9 Uso construtivo da rede informal
KEITH DAVIS A rede informal é atividade normal da vida em grupo. As empresas podem fazer uso construtivo da rede porque não é de todo má. Para melhor usá-la, é necessário dar aos administradores melhor treinamento nas comunicações informais assim como o são nas comunicações formais. A partir dos conhecimentos nas comunicações formais é possível estudar a rede informal

10 Quadro de avisos Definição da responsabilidade pela atualização
Área para identificação rápida da novidade. Informações distribuídas sem critério de “noticiabilidade”

11 Quadro de Avisos “Notícia do dia”
Área “quente” do Mural em que as notícias atualizadas, novidades ou avisos urgentes devem ser colocados. Na ausência, capa dos jornais da região ou o cardápio do restaurante.

12 Quadro de Avisos Grêmio RH Novidades
TORNEIO DE FUTSAL Inscrições AFASTAMENTO POR DOENÇA TR SERÁ DE R$ 18,00 A partir de 5 de julho, o TR CIPA CLASSIFICADOS SEGURANÇA LIMPEZA Hoje no Restaurante Farofa Pernil Sobremesa: pudim

13 Jornal Interno Adequação da linguagem Deve mostrar utilidade
Fazer referência a assuntos externos da empresa Eficiência diante da comunicação sindical

14 Jornal Interno

15

16 Uso de imagens (charges, ilustrações) para facilitar a comunicação

17 Notas e recados: notícias rápidas do Brasil e do mundo
SERVIÇO: Inscrições do ProUni

18 Intranet Leitura depende da utilidade, mesmo que seja a página inicial de todos os computadores. Deve seguir os princípios da comunicação digital: Agilidade na atualização de conteúdos e adequação do layout Pacote de informações multimídia Uso do hipertexto

19 Novas tecnologias Preconceito do “administrativo” com os quadros de aviso Posto de trabalho transformado num quarto de adolescente Necessidade de comunicados rápidos

20 Manchete ou notícia do dia Material de apoio ao trabalho
Intranet Área do RH Área de serviços Notícias e clipping Manchete ou notícia do dia Material de apoio ao trabalho

21 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Amostra A amostra do estudo da ABERJE refere-se a 164 companhias classificadas entre as 1000 Maiores Empresas do Brasil, de acordo com levantamento da revista Exame (edição 2007). A amostra também contempla nove bancos, que estão entre os maiores do País. Juntas, estas empresas empregam mais de um milhão de funcionários e os grupos, às quais pertencem, faturaram aproximadamente 360 bilhões de dólares no ano de Este valor representa 33,7% do PIB brasileiro de 2006, de1,066 trilhão de dólares

22 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
PERFIL DOS ENTREVISTADOS A maioria é de mulheres, mas nos cargos de chefia ainda há mais homens.

23 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS Na amostra estão empresas de 20 países. As brasileiras correspondem a 50%, sendo que a proporção das empresas nacionais, entre as 500 Maiores, é de 53%. Destaque também para as empresas européias, que somam 31,1% na amostra.

24 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
CARACTERIZAÇÃO Setores: atacado, auto-indústria (autopeças e montadoras), bancos, bens de consumo (alimentos, bebidas, higiene e limpeza, cosméticos),energia, eletroeletrônicos, farmacêutico, indústria digital, indústria da construção, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, telecomunicações, varejo. 40% das empresas pesquisadas empregam mais de 5 mil funcionários

25 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Gestão da Comunicação - Qual é o status da comunicação corporativa no organograma desta empresa? 47% das empresas que têm uma diretoria de comunicação são européias.

26 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Gestão da Comunicação - Qual é o modelo de gestão da comunicação corporativa nesta empresa? Você diria que: Não existe um plano integrado de comunicação em 49% das empresas do ramo de serviços e em 57% das indústrias. Nas empresas que não têm um plano integrado, 41% dos entrevistados afirmaram que a comunicação é vista pela alta gestão como área estratégica (67,7% na amostra), e 39% disseram que a mesma é percebida como área de apoio

27 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Quem cuida da Comunicação Interna - Na sua empresa, a Comunicação Interna está sob responsabilidade de qual área? Em 2007 a Comunicação Interna passou a se reportar também a áreas como AssuntosCorporativos / Institucionais e até mesmo à presidência da empresa.

28 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Estrutura da equipe de Comunicação - O trabalho de Comunicação Interna de sua empresa funciona de que forma:

29 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Tamanho da equipe de Comunicação - Quantos profissionais trabalham na área de Comunicação Interna na empresa?

30 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Estrutura e tamanho da equipe de Comunicação As maiores equipes - aquelas que contam com mais de seis funcionários - estão nas empresas de serviços (35%), embora metade delas não tenha um plano integrado de comunicação. Ainda sobre o modelo de gestão da comunicação corporativa, vale registrar que as equipes de Comunicação Interna são menores nas empresas que não têm um plano integrado de comunicação: 53% contam com até 3 funcionários (40,2% na amostra). Aproximadamente 90% das empresas que têm mais de 10 funcionários na equipe de Comunicação Interna empregam mais de 5000 pessoas.

31 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Perfil do profissional - Qual é a área de formação acadêmica do profissional responsável pela Comunicação Interna?

32 Principais veículos da Comunicação Interna
Em 2007, o jornal impresso é apontado como o principal veículo de Comunicação Interna por 22,6% dos entrevistados, recuperando sua posição tradicional. Isto acontece após o crescimento da intranet - percebido na pesquisa de 2005 -, que atualmente é o segundo principal veículo.

33 Periodicidade dos veículos

34 Acesso à Intranet A Intranet está disponível para pelo menos 50% dos
funcionários em 62% das empresas. Esse percentual mantém-se ao longo dos anos em que a pesquisa foi realizada (59% em 2002 e em 2005). Sendo assim, não houve uma ampla democratização no acesso à intranet, embora ela esteja presente em 87,2% das empresas.

35 Investimento em Comunicação - Qual é, aproximadamente, o investimento em Comunicação Interna da empresa atualmente? Você diria que é: Aumentou o percentual de empresas que investem menos de 500 mil reais por ano: 28,2% em 2005 contra 35,4% em Vale ressaltar que 20,7% dos entrevistados não sabiam qual era o investimento atual da empresa em Comunicação Interna. Desses, quase metade ocupa cargos de analista/especialista e estão concentrados nas áreas de recursos humanos.

36 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Investimento em Comunicação Nas empresas em que não há um plano integrado de comunicação, os investimentos em Comunicação Interna estão estagnados: em 31% delas continuam iguais e em 29% aumentaram um pouco, quando comparado com os últimos dois anos. Registra-se também que nessas empresas o atual investimento em Comunicação Interna encontra-se na menor faixa: 45% investem menos de 500 mil por ano. Onde há uma diretoria de Comunicação, encontra-se uma ligeira diferença no percentual de respondentes que disseram que a empresa investe menos de 500 mil por ano (29%), contra 35,4% da amostra. Observa-se ainda que, com esse status, há maior participação da Comunicação Interna nos investimentos voltados à Comunicação Corporativa. Em apenas 12% delas cabe menos de 10% do investimento (20,7% na amostra).

37 Atendimento à necessidade de informação - Pensando na Comunicação Interna de sua empresa, do ponto de vista dos funcionários, você diria que: A Comunicação ainda não atende totalmente aos funcionários. Chama a atenção o fato que, entre os entrevistados que disseram que a área de Comunicação Interna atende completamente a essas necessidades, 77% trabalham em empresas em que a alta gestão vê a comunicação como área estratégica e, em 87% delas, há um plano integrado de comunicação.

38 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Conclusões A Comunicação Interna nas grandes empresas do Brasil está se estruturando com o passar dos anos e apresenta-se dividida entre a área de Comunicação Corporativa e Recursos Humanos. Os responsáveis pela gestão da Comunicação Interna são profissionais de Relações Públicas, Jornalismo e formação humana diversificada: Psicologia, Letras, Sociologia, Antropologia, Filosofia entre outras. A área se caracteriza por equipes enxutas, entre três e cinco funcionários. Nas empresas com grandes populações internas as equipes podem ultrapassar 10 funcionários.

39 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Conclusões A maioria das empresas conta com equipes externas de fornecedores variados para a produção de conteúdo de comunicação: revistas, jornais, intranet, campanhas motivacionais internas, vídeos etc. A maioria das empresas consultadas (68%) declara que a Comunicação Interna é parte de um Plano de Comunicação Integrada. Este conceito pressupõe o tratamento alinhado e simultâneo da comunicação para com os públicos interno e externo.

40 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Conclusões A Comunicação Interna dispõe de inúmeros canais de divulgação, sendo o jornal impresso o principal veículo de informação, recuperando o lugar ocupado na edição de 2005 pela intranet. Estudos qualitativos do DATABERJE indicam que os funcionários têm predileção pelos meios impressos, principalmente nas indústrias, cujo acesso aos meios digitais é menor. Os investimentos na área estão estabilizados e são tímidos. Uma organização que emprega funcionários e investe R$ 500 mil ao ano em Comunicação Interna, aplica R$ 100,00 per capita por ano, o que resulta em R$ 8,30 funcionário/mês.

41 Pesquisa ABERJE 2007 – Comunicação Interna - Coord. Prof. Paulo Nassar
Conclusões As estratégias de valorização do funcionário pelas empresas, como importante público de interesse na construção de sua reputação, ainda precisam ser incrementadas. Embora a área tenha crescido e se estruturado nos últimos anos, 65% dos profissionais investigados acredita que o trabalho de Comunicação Interna não atende completamente às necessidades de informação dos funcionários.


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