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Anuário Estatístico Aquaviário Componentes

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Apresentação em tema: "Anuário Estatístico Aquaviário Componentes"— Transcrição da apresentação:

1

2 Anuário Estatístico Aquaviário Componentes
Portos Navegação Marítima Navegação Interior

3 Transporte Versus Movimentação de Carga (1)
PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 10 03 Transporte = 0 Carga = 13

4 Transporte Versus Movimentação de Carga (2)
PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 05 10 03 10 Transporte = 0 Carga = 13 Transporte = 10 Carga = 28

5 Transporte Versus Movimentação de Carga (3)
PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 10 03 05 10 20 05 Transporte = 0 Carga = 13 Transporte = 10 Carga = 28 Transporte = 15 Carga = 53

6 PORTOS

7 Movimentação portuária – histórico Valores em milhões de toneladas
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS BRASILEIRAS CRESCE 2,03 % em 2012. Total = 904 milhões de toneladas

8 Movimentação de cargas e Corrente de Comércio Valores em milhões de toneladas

9 Perfis de portos e TUPs – por natureza de carga Valores em milhões de toneladas
3,6 12 15 7,4 8 -11 14,5 10 19 20 7,5 2 17 10 0,7 5,9 -6 6,2 10 11

10 Participação de PO e TUP na movimentação de cargas
- Participação dos TUPs na tonelagem de cargas movimentadas é de 65%. - commodities destinadas ao mercado externo ou relacionadas ao setor petrolífero.

11 Movimentação portuária – histórico valores em milhões de toneladas
Instalação 2012 2011 % crescimento PO 316 309 2,27 TUP 588 577 1,91 Total 904 886 2,03 Santos-SP: +5,51 % Paranaguá – PR: + 8,07 Itaqui – MA: +12,87 % PO MBR – RJ: +5,51 % Madre de Deus – BA: +4,64 Almirante Tamandaré – RJ: +16,67 % TUP

12 Mercadorias – participação em %

13 Carga Geral Conteinerizada - Histórico

14 Navegação Interior

15 Fontes de Dados na Navegação Interior
METODOLOGIA Fontes de Dados na Navegação Interior Sistema de Desempenho Portuário – SDP Sistema Corporativo AHRANA DH / SP Porto de Petrolina (Região Hidrográfica do São Francisco) DADOS 2012 Considera o transporte realizado entre dois Pares O/D, eliminando a dupla contagem da mesma carga no embarque e desembarque nos terminais.

16 Fontes de Dados na Navegação Interior
METODOLOGIA

17 Frota Mercante na Navegação Interior
CRESCIMENTO DA FROTA DE 14,5 % EM RELAÇÃO A 2011 AUMENTO DE 22,41 % DA CAPACIDADE DE CARGA NA NAVEGAÇÃO INTERIOR EXISTEM EMBARCAÇÕES AUTORIZADAS PELA ANTAQ QUE PRESTAM SERVIÇO DE TRANSPORTE NA NAVEGAÇÃO INTERIOR

18 Frota Mercante na Navegação Interior
13,18 % 36,76 % 15,29 % 14,50 %

19 Afretamentos na Navegação Interior
Embarcações Estrangeiras Afretadas Redução dos Afretamentos de Embarcações Estrangeiras Entretanto, houve aumento da frota e da capacidade de carga na Navegação Interior

20 Transporte em Vias Interiores
O TRANSPORTE DE CARGAS EM VIAS INTERIORES TOTALIZOU 80,93 milhões de toneladas (crescimento de 1,40% sobre 2011) TOTAL GERAL DE CARGAS – milhões de t Natureza da Carga – Distribuição %

21 Transporte em Vias Interiores
milhões (t) REGIÃO DO TOCANTINS-ARAGUAIA Navegação Interior ,1 Cabotagem em Vias Interiores ,9 Longo Curso em Vias Interiores 11,3 REGIÃO AMAZÔNICA Navegação Interior ,4 Cabotagem em Vias Interiores 20,3 Longo Curso em Vias Interiores 20,9 REGIÃO DO PARAGUAI Navegação Interior 4,3 REGIÃO DO PARANÁ Navegação Interior 6,0 REGIÃO DO SÃO FRANCISCO (t) Navegação Interior REGIÃO ATLÂNTICO SUL Navegação Interior 3,5 Cabotagem em Vias Interiores 0,3 Longo Curso em Vias Interiores 0,5

22 Transporte em Vias Interiores
REGIÃO HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA O total transportado na região foi de (t) Mercadorias como Combustíveis e óleos minerais totalizaram (t) O total de soja movimentado nas hidrovias da região foi de (t)

23 Transporte em Vias Interiores
REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARANÁ O total transportado na região foi de (t) Os graneis sólidos como milho, soja e farelo de soja representaram 42% do total movimentado na hidrovia

24 Transporte em Vias Interiores
REGIÃO HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO O total transportado na região foi de (t) O único produto transportado foi Caroço de Algodão

25 Transporte em Vias Interiores
Principais Grupos de Mercadorias Distribuição % Destaque MILHO + 41,92 % Região do Paraná

26 NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E DE APOIO

27 Frota Mercante na Navegação Marítima e de Apoio

28 Transporte de Cabotagem
139 milhões de toneladas: + 4% Crescimento de 25%

29 Carga Conteinerizada na Cabotagem
ORIGEM: 62% DA TONELAGEM DESTINO: 71% DA TONELAGEM Amazonas São Paulo ,5% São Paulo Amazonas 6,7% R. G. Sul Pernambuco 5,1%

30 Transporte de Longo Curso
525 milhões de toneladas embarcadas: % 145 milhões de toneladas desembarcadas: %

31 Transporte de Longo Curso
Tonelagem exportada por rotas oceânicas Tonelagem importada por rotas oceânicas Granel sólido: 91%

32 Afretamentos na Navegação Marítima e de Apoio
60% % Quantidade 2008 a 2012 Gastos (US$ bilhões)

33 Afretamentos na Navegação Marítima e de Apoio – US$ bilhões
GASTOS COM AFRETAMENTO (2012/2011): + US$ 1,0 bilhão (+20%) Participação no aumento: Apoio Marítimo (58%) / Tempo Longo Curso (38%) / Viagem 2012 2011

34 DESEMBARCADA NO BRASIL
Acordos Bilaterais ACORDOS BILATERAIS % DA TONELAGEM TRANSPORTADA NO LONGO CURSO PARTICIPAÇÃO DA BANDEIRA NA TONELAGEM TRANSPORTADA 96% EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS 4% EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS PAÍS QUANTIDADE EMBARCADA NO BRASIL DESEMBARCADA NO BRASIL TOTAL % CHINA 64,0 ESTADOS UNIDOS 14,9 ARGENTINA 5,9 FRANÇA 3,8 ALEMANHA 3,3 RUSSIA 1,9 ARGÉLIA 2,3 CHILE 1,8 PORTUGAL 0,9 URUGUAI 0,7 ROMÊNIA 5.660 0,4 POLÔNIA 0,1 BULGÁRIA 46.250 T O T A L 100,0


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