A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADO DE TRABALHO OU OFICINA DE TRABALHO? Marcela dos Reis Bigatão; RenataTosta; Marina Fernandes Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADO DE TRABALHO OU OFICINA DE TRABALHO? Marcela dos Reis Bigatão; RenataTosta; Marina Fernandes Santos."— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DE TRABALHO OU OFICINA DE TRABALHO? Marcela dos Reis Bigatão; RenataTosta; Marina Fernandes Santos

2 Introdução: Na proposta da Reforma Psiquiátrica, onde a doença cede espaço para a saúde, o asilamento cede espaço para a inclusão, trabalho alienado para o trabalho escolhido/desejado/ significativo busca-se a reinserção no mercado de trabalho, sendo esse trabalho no capitalismo ou na economia solidária. Objetivo: Descrever sobre um grupo terapêutico de inclusão no mercado de trabalho formal para pessoas com transtorno mentais. Materiais/métodos: O grupo é aberto, acontece semanalmente, coordenado por terapeutas ocupacionais, onde participam pessoas com transtorno metais graves e que buscam ser inseridas no mercado de trabalho. A maioria é jovem entre 20 a 30 anos de idade do sexo masculino, sem benefício/aposentadoria. Resultados: Nos encontros desses grupos os participantes trouxeram alguns temas como: não saber o que gostam de fazer, onde e como procurar emprego, como participar de uma entrevista, como tomar os remédios no trabalho, como se valorizar, como adquirir os documentos como carteira de trabalho, CPF, RG, etc. Podemos discutir essas temáticas em grupo, com atividades, simulações de entrevista, confecção do currículo, etc. O grupo tem rotatividade de pessoas pelo fato delas irem suprindo as necessidades no grupo, se encorajando a buscar o emprego de seu interesse e se inserindo no mercado de trabalho. Também exploramos o território para conhecermos locais de trabalho na comunidade. Discussão: Esses jovens trazem o desejo de experimentar, de terem a independência financeira, assim o grupo pode promover a descoberta de habilidades, aumento da autoestima e auto cuidado. O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo. Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais. Alguns jovens irão se incluir no mercado de trabalho e outros irão se incluir na economia solidária (oficinas de trabalho) e isso depende das habilidades e oportunidades individualizadas. O tipo de trabalho deve ser escolhido pelo sujeito e não direcionado pelos terapeutas. Considerações Finais: A exclusão do mercado de trabalho traz prejuízos pessoais e sociais por quem foi acometido por um transtorno mental causando a marginalização social e a fragmentação da autoestima. Nesse sentido promover a inclusão no trabalho resgata a participação social, e o direito do sujeito escolher qual a forma de trabalho adequada para sua habilidade.

3


Carregar ppt "MERCADO DE TRABALHO OU OFICINA DE TRABALHO? Marcela dos Reis Bigatão; RenataTosta; Marina Fernandes Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google