A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009 Autor: Pedro Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009 Autor: Pedro Gil."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009 Autor: Pedro Gil

2 Tipos de Solo O QUE É O SOLO? O solo é a parte mais superficial da Terra. Nem todos os solos são iguais. Podem ser distinguidos pela; –Cor ( claro ou escuro) –Textura ( areia ou argila) –Consistência ( duro ou macio) –Porosidade (existe ou não circulação de àgua no solo) –Permeabilidade ( se deixa ou não passar a agua) Existem solos bons para a agricultura ou seja solos aráveis e férteis e outros que não.

3 Tipos de Solo COMO SE FORMA O SOLO? O solo forma-se através da acção da agua, do vento e gelo, ao longo do tempo. Por exemplo a força do mar a bater na rocha, transforma-a em areia.

4 Tipos de Solo SOLO ARENOSO Os terrenos arenosos são os que têm muita areia. Existe areia fina e grossa. Normalmente é macio e tem uma cor clara. Deixam passar a àgua, por isso são permeáveis. A àgua circula muito rapidamente porque são porosos, existem espaços de ar entre os grãos de areia. Não são bons para a agricultura.

5 Tipos de Solo SOLO ARGILOSO Os terrenos argilosos são como o barro. Têm uma cor castanha escura e acinzentada. Não deixam passar a àgua facilmente, por isso são impermeáveis. Não são porosos e a àgua não circula, fica toda na superfície. Quando chove os terrenos ficam cheios de àgua e pegajosos e depois de secos, muito duros. As plantas também não se desenvolvem. Não são bons para a agricultura.

6 Tipos de Solo SOLO FERTIL Os terrenos férteis são próprios para a agricultura. Conseguem reter a agua necessária para o desenvolvimento das plantas. Nem deixam a agua passar demasiado depressa nem se encharcam. Estes terrenos têm muita matéria orgânica. Que é o alimento das plantas. O que faz com que elas cresçam muito bem. Quanto mais matéria orgânica tem, mais escuros são.

7 Tipos de Solo Conclusão O solo é a parte mais superficial da terra. Que se vai formando ao longo do tempo. É composto por partículas que podem ser mais finas ou mais grossas e podem estar mais juntas ou mais afastadas e por isso existem solos; –Arenosos –Argilosos –Férteis


Carregar ppt "Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009 Autor: Pedro Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google