A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo Apresentação Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo Apresentação Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo."— Transcrição da apresentação:

1 Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo
Apresentação Janeiro de 2011 Dongguan

2 Índice Perspectiva Global
Projectos e Investimentos realizados em conjunto pelos accionistas Investimentos em Macau Investimentos em Portugal Investimentos da Geocapital nos Países de Língua Portuguesa A Geocapital nos Países de Língua Portuguesa A estrutura do Grupo Geocapital Parcerias Estratégicas Volume das trocas comerciais entre os Países de Língua Portuguesas e a China Vantagens de associação à Geocapital

3 A GEOCAPITAL A GEOCAPITAL é uma sociedade de investimentos luso-chinesa, com sede em Macau, constituída em 2005, para aproveitar no plano empresarial o contexto criado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A GEOCAPITAL tem como aposta estratégica a realização de investimentos nos sectores básicos da economia dos Países de Língua Portuguesa, actuando com parceiros locais, e, assim, contribuir no plano empresarial para o reforço do papel de Macau como plataforma privilegiada para o incremento das relações económicas e comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A GEOCAPITAL tem como accionistas de referência Jorge Ferro Ribeiro, investidor português, conhecido pelos seus investimentos em Portugal e em Macau nas áreas da banca, seguros, leasing, telecomunicações, navegação, turismo e imobiliário e Stanley Ho, conhecido empresário de Macau, com interesses em diversos sectores de actividade, dos quais se destacam a indústria de entretenimento, turismo, transportes marítimos e aéreos, sector imobiliário e financeiro.

4 A GEOCAPITAL Além de Jorge Ferro Ribeiro e Stanley Ho, também são accionistas da GEOCAPITAL Ambrose So, um dos gestores mais proeminentes de Macau e de Hong Kong, e o Doutor António de Almeida Santos, antigo Presidente da Assembleia da República de Portugal, membro de vários governos e figura pública muito prestigiada em todos os Países de Língua Portuguesa. Stanley Ho é o Chairman da GEOCAPITAL e Jorge Ferro Ribeiro é o Presidente da Comissão Executiva, Ambrose So é também membro da Comissão Executiva, a que pertence igualmente Diogo Lacerda Machado, antigo membro do Governo Português. O quinto elemento do Conselho de Administração é João Silveira Botelho, que integra a administração da prestigiada Fundação Champalimaud. O Doutor António de Almeida Santos é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Como empresa holding, a actividade da Geocapital ganha expressão material através de empresas participadas. O seu actual modelo organizativo compreende algumas sociedades vocacionadas para actuar como sub-holdings,. Entre estas, destaca-se a sub-holding para a área financeira, Geocapital - Gestão de Participações, SA, criada em 2006.

5 Investimentos conjuntos realizados pelos accionistas Macau
Os accionistas de referência da GEOCAPITAL realizaram no decurso das últimas décadas um vasto conjunto de investimentos, vários deles com carácter estruturante para o que é hoje a Região Administrativa de Macau, dos quais salientamos os seguintes: Nam Van Lakes – Um projecto de requalificação urbana que reestruturou e deu uma nova dimensão a toda zona central de Macau, envolvendo uma intervenção numa área de mais de um milhão de metros quadrados e a construção de várias dezenas de edifícios públicos e privados, literalmente erguidos sobre o mar e a antiga Baía da Praia Grande. Hospital Conde S. Januário – Uma das mais importantes obras públicas com relevância social, o complexo hospitalar foi concebido, projectado, construído e equipado de raiz, compreendendo 3 edifícios com uma área superior a 67 mil metros quadrados.

6 Investimentos conjuntos realizados pelos accionistas Macau
Aeroporto Internacional de Macau – Construído numa área de 150 hectares para pistas e taxiways e numa área de 40 hectares para terminais, o Aeroporto Internacional de Macau, dimensionado para 4,5 milhões de passageiros/ano, foi um projecto e obra de grande vulto económico e complexidade técnica. Segunda Ponte Macau-Taipa Bridge – Com quase 5 km de extensão com acessos, a segunda ponte entre Macau e a ilha da Taipa serve o aeroporto e atravessa dois canais marítimos de ligação ao Porto Interior e ao Terminal de Passageiros, o que implicou a construção de uma ponte em curva e com dois vãos de grande altura e largura. Porto de Águas Profundas de Ká-Hó – Construção deste porto de águas profundas, obra essencial para o abastecimento de Macau, com um terminal de contentores especializado na movimentação e armazenagem de carga e um terminal especializado na descarga e armazenagem de combustíveis.

7 Investimentos conjuntos realizados pelos accionistas Portugal

8 Investimentos realizados pela Geocapital Países de Língua Portuguesa
Banco Atlantico China (Macau) Banco de Desenvolvimento e Investimento de Timor Leste

9 A GEOCAPITAL no Espaço Lusófono
Portugal Cabo Verde Guiné-Bissau Brasil Angola Moçambique Timor-Leste Macau China

10 A GEOCAPITAL no Espaço Lusófono
Desde a sua criação, a GEOCAPITAL já concebeu e promoveu projectos e mobilizou recursos para concretizar investimentos em vários dos Países de Língua Portuguesa, sobretudo no sistema financeiro, realizados directamente ou através de parcerias com entidades públicas e privadas. Assim: Macau Constituição, em conjunto com os parceiros angolanos Global Pactum/Banco Privado Atlântico/Sonangol do Banco Atlântico China, que vai actuar estrategicamente na promoção de novos investimentos e na prestação de serviços financeiros no âmbito da cooperação económica e das crescentes trocas comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Portugal A CEP - Companhia Europeia de Participações, SGPS, SA, sub-holding vocacionada para a gestão de investimentos financeiros. Ainda em Portugal, através da Energy Finance, os accionistas da Geocapital investiram numa participação qualificada na EDP – Energias de Portugal e estão actualmente associados a um dos maiores accionistas do Millennium BCP. Entre os investimentos da Geocapital em Portugal está também a titularidade da totalidade do capital social da sociedade Palácio da Quinta – Administração de Bens, SA, Sociedade que detém o Palácio da Quinta Patino, instalação da representação da Geocapital em Portugal.

11 A GEOCAPITAL no Espaço Lusófono
Angola Parceria estratégica com a Global Pactum e com o Banco Privado Atlântico, que associa a Sonangol, companhia petrolífera de Angola e uma das maiores empresas do continente africano, através da joint-venture GeoPactum que tem por objectivo participar em novos projectos empresariais, privilegiando o sector financeiro e investimentos nos sectores básicos da economia angolana. Guiné-Bissau Participação maioritária no capital do BAO - Banco da África Ocidental, o maior Banco da Guiné-Bissau. Através da sua participada Geogolfo, desenvolvimento de um importante projecto ligado às energias renováveis e de alguns projectos agro-industrais. Cabo Verde Em parceria com o Estado, participação na Caixa Económica de Cabo Verde, actualmente a maior instituição de crédito local em capital social e extensão da rede de agências e a segunda maior em volume de negócios. Participação na Companhia de Seguros Ímpar , seguradora privada de referência em Cabo Verde. Está também em curso a criação de um Centro Internacional de Investigação e Desenvolvimento de Biocombustíveis, também em associação com o Estado. Timor-Leste Parceria estratégica com o Estado para a criação e gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento e de Investimento de Timor-Leste.

12 A GEOCAPITAL no Espaço Lusófono
Moçambique Parceria com a Moçambique Capitais no Moza Banco, instituição de crédito que se revelou um caso de grande sucesso, e na Moza Capital, holding destinada à realização de investimentos nos sectores básicos da economia moçambicana. Através da Zamcorp a Geocapital tem promovido a identificação de recursos naturais no Vale do Zambeze susceptíveis de servirem de base de lançamento de novos projectos e tem desenvolvido os trabalhos preparatórios para o lançamento de projectos agro-industriais e de um importante projecto ligado às energias renováveis. Em colaboração com a estrutura directiva do Forum para a Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Geocapital promoveu e organizou a deslocação de trabalho de várias empresas chinesas a Moçambique, de que veio a resultar um acordo com a China Agricultural Machinery Company para investimentos de US$ 50 milhões com uma linha de crédito do EximBank Brasil Em associação com a TAP, companhia aérea portuguesa, empresa integralmente detida pelo Estado Português, aquisição da VARILOG, empresa de correio e logística, com onze aeronaves de grande porte, e da VEM, uma das maiores empresas de engenharia e manutenção aeronáutica do mundo.

13 GEOCAPITAL – Estrutura do Grupo
GEOCAPITAL PARTICIPACOES GEOLAND, SA GEOVALUE, SA GEOTRADING, SA GEOPACTUM - (Financial Services) MOZA CAPITAL - (Financial Services) CEP - (Financial Services) BAO - Bank Africa Ocidental CECV - Bank Caixa Económica MOZA BANK IMPAR - Insurance BANK - (in progress) BANK- (in progress) ZAMCORP, SA GEOGOLFO, SA CI BIOFUELS, SA PARTNERSHIP WITH IICT GEOGER, SA GEOENERGY, SA GEORESOURCES, SA

14 GEOCAPITAL - Parcerias Estratégicas
A Geocapital procura estar em cada um dos Países com parceiros locais fortes, com o propósito de colaborar com estes na obtenção e recolha de informação, na identificação de necessidades colectivas e recursos naturais com potencial económico, na transformação desse potencial em oportunidades de negócios, na evolução destas para projectos de investimento e na concretização destes em realizações empresariais lucrativas, que remunerem adequadamente os investidores e envolvam uma efectiva contribuição para a economia local e para o desenvolvimento social do país. A Geocapital considera que uma actuação empresarial que assente numa efectiva concertação com importantes agentes locais, que seja pensada num verdadeiro espírito de parceria e que se mostre virada para soluções que proporcionem vantagens a todos e que a todos beneficiem (win-win solutions) é determinante para o sucesso do seu projecto. Com este propósito, a Geocapital estabeleceu ao longo dos últimos anos um conjunto alargado e importante de parceiras com as instituições e empresas mais relevantes na sociedade e no tecido empresarial de cada um dos Países onde actua, como, por exemplo Global Pactum/BPA/Sonangol em Angola, com a Moçambique Capitais em Moçambique e com Estado em Cabo Verde

15 Trocas Comerciais entre China e PLP
Volume de Comercio entre a China e os Paises de Lingua Portuguesa Janeiro - Outubro 2010 Unit: 10 Thousand USD Pais Volume Comercio Exportações da China Importações da China Variacao % Angola ,95 ,65 ,30 60,4 Brasil ,48 ,18 ,30 45,8 Cabo Verde 2.912,73 2.911,53 1,2 45,6 Guine Bissau 1.234,58 849,17 385,41 31,1 Mocambique 55.927,97 41.493,79 14.434,18 43,2 Portugal ,90 ,04 59.377,86 37 Timor Leste 3.175,58 3.153,35 22,23 105,5 São Tome e Príncipe 164,15 163,11 1,04 3,9 Total ,34 ,82 ,52 49,45 De referir que em Dezembro de 2009 já se verificara um crescimento significativo nas trocas comerciais, que subiram 24% face ao mês anterior. Em 2010 entre Janeiro e Outubro verificou-se um crescimento de 49,45%.

16 Estratégia de Crescimento
A dinâmica da GEOCAPITAL baseia-se na combinação entre o extraordinário crescimento económico da China, a crescente afirmação desta poderosa economia no mundo, as grandes oportunidades presentes nos Países de Língua Portuguesa e o notável crescimento económico de alguns destes países. Após o primeiro ciclo ( ) do projecto GEOCAPITAL, com o estabelecimento e consolidação da plataforma financeira comum ligando Macau e os Países de Língua Portuguesa, a GEOCAPITAL está agora a entrar num segundo ciclo. Este novo ciclo visa fortalecer a base accionista e reforçar a capacidade económica da GEOCAPITAL, bem como passar a intervir directamente na promoção, montagem e gestão dos projectos empresariais com que se aproveitem as numerosas oportunidades de investimento e negócio nos Países de Língua Portuguesa já identificadas pela GEOCAPITAL e pelos Bancos seus associados. No desenvolvimento do trabalho conjunto com os seus parceiros locais, a aposta comum é, agora, a de transformar o potencial económico dos recursos já identificados em bons projectos empresariais, que sejam executados por empresas mistas (joint-ventures) e que envolvam uma efectiva contribuição para a economia local e para a melhoria da qualidade de vida das populações locais (win-win solution).

17 Estratégia de Investimento
Com a consolidação das actividades da Geopactum, do BAO – Banco da África Ocidental, da Caixa Económica de Cabo Verde e da Ímpar, do Moza Banco e da Moza Capital, da próxima criação do Banco Nacional de Desenvolvimento e de Investimento de Timor-Leste, do reforço da posição em Macau com a criação do Banco Atlântico China e de uma próxima entrada no sistema bancário no Brasil, a GEOCAPITAL aproxima-se da realização plena do primeiro ciclo da sua estratégia de investimento. Construída a plataforma financeira comum, fortemente ancorada em Macau e com pilares fortes em Moçambique, em Cabo Verde, em Portugal, em Angola, no Brasil, na Guiné-Bissau, na Guiné Equatorial e em Timor-Leste, a GEOCAPITAL avança agora para o segundo ciclo da sua estratégia de investimento. Este segundo ciclo compreende uma maior ligação desta plataforma financeira comum a Macau e à China, pela associação ao projecto de novos investidores e parceiros de Macau e da China que procurem novas oportunidades de negócio dentro da geoeconomia lusófona e que queiram participar nos projectos com que se aproveitem as potencialidades dos Países de Língua Portuguesa (por exemplo na construção de infra-estruturas, na exploração de fontes de energia tradicionais, como o petróleo, o gás e o carvão, ou de fontes de energia renováveis, ou ainda nas agro-indústrias. Ao juntarem-se à GEOCAPITAL, estes novos investidores e parceiros da China e de Macau passam, de imediato a ter acesso a estas excelentes oportunidades de negócio nos Países de Língua Portuguesa e um relacionamento privilegiado à rede de importantes parceiros locais da GEOCAPITAL.

18 Vantagens de cooperar com a GEOCAPITAL
Realização de um investimento rentável numa óptica de médio a longo prazo; Associação a uma parceria empresarial com grande experiência e comprovada capacidade de realização de projectos; Integração num projecto empresarial com elevado reconhecimento e prestígio em Macau, na China e nos Países de Língua Portuguesa; Partilha de um projecto empresarial alinhado com os princípios orientadores da Política de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e que projecta uma imagem internacional muito favorável de Macau, como lugar de encontro de culturas e excelente plataforma para prestação de serviços financeiros; Acesso ao conhecimento completo e actualizado sobre as economias dos Países de Língua Portuguesa e a informação privilegiada sobre oportunidades de negócio; Acesso a uma rede muito completa de parceiros locais muito fortes; Acesso a uma plataforma bancária comum instalada em Macau e em todos os Países de Língua Portuguesa.

19 Perspectiva de Futuro Orgulhando-se da sua contribuição para a concretização, no plano empresarial, dos princípios orientadores do Forum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa , a GEOCAPITAL está firmemente convencida que o Forum proporcionou um contexto extraordinariamente promissor para os agentes económicos da China, de Macau e dos Países de Língua Portuguesa. Olhando o futuro, a GEOCAPITAL acredita que os desígnios do Forum se estão a cumprir aproximando os agentes económicos da China dos Países de Língua Portuguesa, através de Macau, e que esses mesmos desígnios se cumprirão também, reciprocamente, promovendo a aproximação dos agentes económicos dos Países de Língua Portuguesa da China

20 Rua Dr. Pedro José Lobo, nº 1 – 3
Edifício Luso Internacional, 16º andar Macau – R.A.E. (China) Tel: Fax: mail:

21 Todo o conteúdo do presente documento e todos os elementos de informação nele contidos têm carácter rigorosamente reservado e confidencial, pelo que não podem, por modo nenhum, ser objecto de qualquer utilização ou reprodução, ainda que parcialmente, sem o consentimento expresso da GEOCAPITAL.


Carregar ppt "Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo Apresentação Janeiro de 2011 Dongguan www.geocapital.com.mo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google