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São Paulo, 8 de agosto de 2006. Rio de Janeiro e Porto Alegre, 9 de agosto de 2006. Apresentação: Sr. José Rubens de la Rosa Sr. Carlos Zignani Sr. José.

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1 São Paulo, 8 de agosto de Rio de Janeiro e Porto Alegre, 9 de agosto de Apresentação: Sr. José Rubens de la Rosa Sr. Carlos Zignani Sr. José Antonio Valiati Sr. João Luiz Borsoi REUNIÃO PÚBLICA COM INVESTIDORES

2 Parte I Visão Geral Parte II Visão Setorial Parte III Desempenho Operacional Parte IVCenários e Visão 2º Sem/2006 Parte V Corporação Marcopolo AGENDA:

3 Parte I: VISÃO GERAL Parte I: VISÃO GERAL

4 A EMPRESA

5 Tecnologia Linha completa de produtos Design próprio Processos/sistemas produtivos Comercialização/Logística Presença Global: diversificação de mercados Produtos customizados Custos Competitivos Verticalização Recursos humanos/treinamento Economias de escala Global Sourcing Crescimento Novas operações: Rússia e Índia continua... 5 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

6 Rentabilidade Geração de valor Governança Corporativa Nível II Conselho de Administração Comitês do Conselho de Administração Conselho de Herdeiros Conselho Fiscal Código de Conduta Resultados: últimos 5 anos (2000/2005) Aumento receitas: 2,1 vezes Aumento produção: 2,0 vezes Aumento resultados: 4,8 vezes Aumento valor de mercado: 3,5 vezes Valorização da ação: 2,5 vezes 6

7 ESTRUTURACORPORATIVA

8 Conselho Fiscal AcionistasAcionistas Conselho de Herdeiros Service Providers Negócios CEOCEO NegócioPlásticosNegócioPlásticosNegócioLCVNegócioLCV Negócio Serviços Financeiros NegócioÔnibusNegócioÔnibus Aquisição e Logística Conselho de Administração Executivo RH e Ética Comitês Auditoria Interna Auditoria Externa Admin. e Finanças Des. Organizacional Estratégia e Des. Negócios Estratégia e Inovação Auditoria e Riscos CORPORAÇÃO

9 POSICIONAMENTOGLOBAL

10 Rio Cuarto - Argentina Caxias do Sul - Brasil Rio de Janeiro - Brasil Bogotá - Colômbia Monterrey - México Coimbra - Portugal Johannesburg - África do Sul Changzhou - China Golitsino - Rússia Dharward - Índia 10

11 ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO

12 NOVASOPERAÇÕES

13 1. RÚSSIA

14 RUSPROMAUTO Dados Econômicos: (faz parte do grupo empresarial SIBAL - Siberian Aluminium) Receitas anuaisUS$ 3,0 bilhões Produtos:Caminhões para diversos usos, veículos comerciais,ônibus e Vans Ônibus: produção por segmento, em 2005: Midi unidades Urbanos unidades Escolares unidades Rodoviários 207 unidades = unid. Vans unidades continua OPERAÇÃO RÚSSIA

15 Mercado de ônibus na RÚSSIA Produção total unidades/ano Produção RUSPROMAUTO unidades (entre 5 a 6 mil unidades de rodoviários usados são importados anualmente da Europa) Market Share RUSPROMAUTOentre 70 e 75% (não inclui Vans) continua Dados da JOINT VENTURE Receitas: Ano 1200 unidadesUS$ 15 milhões Ano 2400/500 unid.US$ 30 milhões Ano 3750/1.000 unid.US$ 60 milhões

16 Território de Comercialização: Rússia + Leste Europeu ProdutosRodoviários Market Share esperado20% do mercado de Rodov. Investimentos US$ 6,5 milhões Participação da Marcopolo50% Administraçãocompartilhada Componentes para montagem dos ônibus: Primeiras 200 unidades com componentes Marcopolo-Brasil. A partir de 2007, gradativa nacionalização. Início das atividades4º trimestre

17 2. ÍNDIA

18 TATA MOTORS Dados Econômicos: (todos relativos ao exercício encerrado em ) ReceitasUS$ 4,7 bilhões Margem Operacional12 a 12,5% Produtos:Veíc. comerciais e automóveis Prod. por segmento215 mil e 189 mil, respectiva- mente, mais 50 mil exportados Partic. de Mercado60% e 17%, respectivamente Outros dados Econômicos: Nº de Empregados continua OPERAÇÃO ÍNDIA

19 Mercado de ônibus na ÍNDIA (2005) Produção total unidades Produção TATA Motors unidades Market Share TATAentre 48 e 49% continua Dados da JOINT VENTURE Receitas: Ano 1US$ 98 milhões Ano 2US$ 175 milhões Ano 3US$ 290 milhões Ano 4US$ 380 milhões Ano 5US$ 395 milhões

20 Território de Comercialização: Índia + mercados de exportação (exceto NAFTA e Pacto Andino) Market Share esperado25% InvestimentosUS$ 13,3 milhões Participação da Marcopolo49% Administraçãocompartilhada Componentes para montagem dos ônibus: serão adquiridos/produzidos localmente Produtosrodoviários, urbanos, micros e miniônibus Prazo do contrato10 anos Início das atividades2º semestre de

21 Parte II: VISÃO SETORIAL

22 DEMANDA DO MERCADO MUNDIAL

23 A produção é de aproximadamente 214 mil unidades/ano; Indústria pulverizada: grande número de pequenos fabricantes; O crescimento da demanda está concentrada em regiões: em desenvolvimento; com alta densidade demográfica. Mercados de primeiro mundo apresentam indústria madura; Ex: EUA, Europa. Regiões com forte crescimento populacional tendem a demandar transporte coletivo. Ex: China, Índia, Rússia, Paquistão, Tailândia, Indonésia; Movimentos de renovação de frota são grandes impulsionadores de demanda. Ex: América Latina, Oriente Médio e África do Sul. 23

24 MERCADO MUNDIAL DE ÔNIBUS (UNIÃO EUROPÉIA) EUROPA OCIDENTAL 2000 = = AUSTRÁLIA E PACÍFICO 2000 = = E.U.A / CANADÁ 2000 = = MÉXICO 2000 = = CHINA 2000 = = COREA DO SUL 2000 = = JAPÃO 2000 = = AMÉRICA CENTRAL E SUL / CARIBE 2000 = = EUROPA ORIENTAL E ÍNDIA 2000 = = R E S U M O 2000 = = Marcopolo tem 6,5% mercado Mundial ÁFRICA 2000 = = SUDESTE ÁSIA (FAR EAST) 2000 = = Fonte: Daimler Chrysler

25 MARCOPOLO: PRESENÇA MUNDIAL E DESEMPENHO

26 MERCADOS: PRESENÇA MUNDIAL

27 15,3% PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARROCERIAS PARA ÔNIBUS (em UFs) E MERCADO EXTERNO (em %) Fonte: Simefre 27

28 PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (em %) Fonte: Simefre 28 (*) Irizar, Maxibus. 3,3pp

29 Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL

30 12,0% 1,8% MI = Mercado Interno ME = Mercado Externo 2006E = Estimativa DESEMPENHO DO 2T06 30

31 31,5% 2006E = Estimativa 23,7% DESEMPENHO DO 2T06 31

32 -9,0% 2006E = Estimativa -20,1% DESEMPENHO DO 2T06 32

33 2T06 2T05 2T06 2T05 Composição da Receita LíquidaRelação das Receitas no Brasil e ME DESEMPENHO DO 2T06 33

34 10,7% 49,3% DESEMPENHO DO 2T06 34

35 -26,6% 31,8% DESEMPENHO DO 2T06 35

36 2006E = Estimativa 72,6% DESEMPENHO DO 2T06 36

37 RESULTADO CONSOLIDADO 37

38 Parte IV: CENÁRIO E VISÃO 2º SEM/2006 Parte IV: CENÁRIO E VISÃO 2º SEM/2006

39 Parte V: CORPORAÇÃOMARCOPOLO

40 FÁBRICAS

41 MARCOPOLO - UNIDADE PLANALTO Caxias do Sul - RS - Brasil 41

42 MARCOPOLO - UNIDADE ANA RECH Caxias do Sul - RS - Brasil 42

43 CIFERAL INDÚSTRIA DE ÔNIBUS LTDA. Duque de Caxias - RJ - Brasil 43

44 MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS S.A. Coimbra - Portugal 44

45 MARCOPOLO LATINOAMÉRICA S.A. Rio Cuarto - Córdoba - Argentina 45

46 Monterrey - México POLOMEX S.A. DE C.V. 46

47 Johannesburg - África do Sul MARCOPOLO SOUTH AFRICA (PTY) LTD. 47

48 Bogotá - Colômbia SUPERPOLO S.A. 48

49 Changzhou - China TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 49

50 São José dos Pinhais - PR - Brasil MVC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 50

51 Catalão - GO - Brasil MVC CATALÃO 51

52 MVC CAXIAS DO SUL Caxias do Sul - RS - Brasil 52

53 MVC MÉXICO Monterrey - México 53

54 LINHA DE PRODUTOS

55 RODOVIÁRIOS

56 MODELO PARADISO PARADISO 1200 PARADISO 1350 PARADISO 1550 LD PARADISO 1800 DD 56

57 URBANOS

58 TORINO MODELO TORINO TORINO ARTICULADO TORINO BIARTICULADO TORINO PISO BAIXO 58

59 MODELO VIALE VIALE VIALE BIARTICULADO VIALE HI VIALE PISO BAIXO VIALE DD SUNNY GRAN VIALE DD VIALE ARTICULADO 59

60 MODELO GRAN VIALE GRAN VIALE GRAN VIALE ARTICULADO 60

61 MODELO CITMAX CITMAX 61

62 MIDI & MICROÔNIBUS

63 MIDIBUS - SENIOR MIDI 63

64 MICROÔNIBUS - SENIOR SENIOR - Turismo SENIOR - Urbano SENIOR - Taxi 64

65 MINIÔNIBUS

66 MODELOS – VOLARE – MOTOR EURO III VOLARE V6 VOLARE V8VOLARE W8 VOLARE W9 Mercado Nacional Modelos: Urbano, Taxi, Executivo, VIP, Escolar VOLARE V5 66

67 67 CALHA E PÁRA-CHOQUE PEÇAS INTERNAS DA CABINE TELEFONES PÚBLICOS

68 RELAÇÕES COM INVESTIDORES Diretor de Relações com Investidores Sr. Carlos Zignani Fone: (54) Gerente de Relações com Investidores Sr. João Luiz Borsoi Fone: (54)

69 Observações: Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da Companhia. As palavras antecipa, deseja, espera, prevê, pretende, planeja, prediz, projeta, almeja e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da Companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Marcopolo não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros. 69

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