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umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.”

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Apresentação em tema: "umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.”"— Transcrição da apresentação:

1 umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.”
“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.” Érico Veríssimo

2 No abismo misterioso e fecundo, um punhado de poeira cósmica.

3 E em meio a esta silenciosa imensidão, um pequenino ponto azul.

4 na superfície deste pequenino ponto produz
A brisa que sopra na superfície deste pequenino ponto produz um leve ruído que atravessa as colinas e os campos verdes.

5 Uma leve brisa pode anunciar a chegada de uma nova estação.

6 Uma leve brisa pode anunciar a chegada de uma nova estação.
Nos países árabes, ventos de mudança anunciam a chegada da primavera.

7 Regimes que pareciam sólidos e intocáveis vão sendo varridos pela brisa transformadora.

8 Num mundo cada dia mais interconectado,
as velhas regras de opressão e manipulação vão sendo uma a uma superadas.

9 Pintura num muro na capital
da Tunísia, exaltando a liberdade.

10 e ninguém que não entenda...”
“LIBERDADE, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda...” Cecília Meireles

11 Porém, as brisas que anunciam mudanças muitas vezes trazem junto de si
caos, dor e confusão.

12 Raiva, desencanto e violentos distúrbios
Londres, agosto de 2011 Raiva, desencanto e violentos distúrbios que se alastram por vários dias.

13 Uma vigília pacífica em Tottenham contra a morte
de um jovem por policiais acaba se convertendo numa explosão de selvageria que se espalha por diversos outros bairros londrinos.

14 – celulares, computadores, TVs de plasma, entre outros.
Saqueadores atacam vitrines e depósitos de lojas, carregando principalmente equipamentos eletrônicos, – celulares, computadores, TVs de plasma, entre outros.

15 Também são alvos de saques lojas contendo
“itens de grife”, – marcas valorizadas por mensagens de consumo.

16 E depois dos saques, a onda de incêndios criminosos.

17 A jovem moça, cujo apartamento fica acima de uma loja de móveis que foi incendiada, salta numa desesperada fuga das chamas.

18 “Nunca vi tanto desprezo pela vida humana.”
Um morador que presenciou a onda de saques, depredações e incêndios relata: “Nunca vi tanto desprezo pela vida humana.”

19 “Queimaram carros, lojas, e casas, sem se preocupar se havia velhos ou bebês dormindo dentro.”

20 São tempos de crise os nossos, – crise econômica, financeira, política
e social. E acima de tudo, ética e moral.

21 perdendo-se por quase nada.
Tristes tempos em que uma vida vale tão pouco, perdendo-se por quase nada.

22 Saldo de quatro mortos e dezenas de feridos,
além de prejuízos que ultrapassam R$ 260 milhões.

23 Diversos especialistas acreditam que os conflitos que tiveram por palco as ruas londrinas poderiam ter ocorrido em qualquer outra cidade grande.

24 A voracidade consumista, a pulsão pela aquisição do novo,
a permanente sensação de insaciabilidade, e vidas vazias de sentido infelizmente permeiam a quase totalidade das sociedades modernas.

25 os nossos, onde testemunhamos a mercantilização de tudo:
Tempos desleais os nossos, onde testemunhamos a mercantilização de tudo: sentimentos, ideais, metas existenciais e sonhos.

26 Zygmunt Bauman, sociólogo polonês considerado, aos 86 anos de idade,
um dos principais pensadores da atualidade, classificou os distúrbios na capital inglesa como “um motim de consumidores excluídos e frustrados.”

27 “Modernidade Líquida” e “Vida para consumo:
Em obras como “Modernidade Líquida” e “Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria”, Bauman já havia observado como na atual sociedade de consumo as campanhas publicitárias sucessivas atrelam a busca da felicidade a indicadores de consumo e de riqueza ostentada.

28 Anúncios publicitários que vendem o delírio de que ser dono de um determinado produto é o coroamento
do sucesso individual.

29 A torrente desumana de publicidade
a que somos expostos todos os dias, fomentando o individualismo e o consumismo, em detrimento à solidariedade e cidadania.

30 “Prazer é mais do que uma sensação.
É um objetivo de vida”, nos recorda o anúncio ao lado.

31 se você não adquirir o produto anunciado,
Em outras palavras, se você não adquirir o produto anunciado, sua vida estará vazia não somente de prazer, mas de um objetivo.

32 Bauman é enfático ao afirmar que “enquanto não repensarmos a
maneira como medimos o bem-estar, mais problemas são inevitáveis.”

33 do espírito comunitário em prol de competição
“A busca da felicidade não deve ser atrelada a indicadores de riqueza, pois isso apenas resulta numa erosão do espírito comunitário em prol de competição e egoísmo.”

34 do advento da modernidade,
Em suas entrevistas, Bauman costuma citar um antigo provérbio chinês de mais de dois mil anos antes do advento da modernidade, que diz:...

35 por uma vida inteira, formas e educas
“Quando planejas por um ano, semeias o grão. Quando planejas por uma década, plantas árvores. por uma vida inteira, formas e educas as pessoas.”

36 a modernidade, e trabalharmos para
As graves crises éticas e morais, sociais e ambientais que solapam a humanidade por todos os lados anunciam a necessidade de superarmos a modernidade, e trabalharmos para o advento daquilo definido por pós-modernidade.

37 E o que significa ‘educar’ para
os tempos de pós-modernidade?

38 O urgente e vital desafio de educar as futuras gerações de modo que possam cultivar uma nova visão, uma atenção expandida.

39 Pais e avós, professores e educadores, e todos aqueles amantes da vida devemos abraçar a causa de como garantir às novas gerações uma educação plena.

40 Uma educação capaz de estimular a reflexão e
a crítica, de modo que saibam cultivar a ética, a transcendência, a cooperação, a solidariedade e o respeito à vida.

41 Uma educação plena, que abarque o desenvolvimento físico e intelectual, emocional, espiritual e social das crianças pequenas que estão iniciando a sua caminhada pela jornada terrena.

42 Somente teremos ordem, progresso e beleza...

43 ...no dia em que a Educação e a Infância forem consideradas uma prioridade essencial.

44 na história da pedagogia mundial,
O educador recifense Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, afirma:...

45 “Eu nunca poderia pensar em educação sem amor.
É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor.”

46 “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso,
eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

47 “Pra mim, o ‘eu sou, logo existo’ há muito tempo sumiu.
‘Nós somos, logo existimos’, esta é que é a formulação. Nós existimos, fazemos coisas, por isso somos, entende?...”

48 “Não é possível refazer este país,
democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

49 “Mudar é difícil mas é possível.” Paulo Freire (1921 – 1997)
Projeto “Compaixão e Cidadania” Um espaço para refletirmos sobre temas essenciais.

50 “Mudar é difícil mas é possível.” Paulo Freire (1921 – 1997)
Tema musical: “Johnny's Gone To France”, Anthea Lawrence.

51 “Mudar é difícil mas é possível.” Paulo Freire (1921 – 1997)


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