A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SGH – Sistema Gerenciador de Hotel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SGH – Sistema Gerenciador de Hotel"— Transcrição da apresentação:

1 SGH – Sistema Gerenciador de Hotel
Disciplina de Banco de Dados Cliente Servidor Professor Adriano Alves De Lima Grupo 5. Kamila T. Lyra Karina C. S. Nishimura Thiago P. Colonhezi William Strafacce

2 O negócio - Hotelaria Hotel de pequeno porte: Hospedagem: Hospedagens
Alimentação Segurança Hospedagem: Utilização da UH Quarto tem vários tipos Utilizamos como base um hotel de pequeno porte que tem como finalidade principal o fornecimento de hospedagens, alimentação, segurança e outros serviços coligados. Uma hospedagem corresponde à utilização do quarto (que pode ser de diferentes tipos), para isso o hóspede pode ou não ter feito reserva prévia dos quartos. UH = unidade habitacional

3 O negócio - Hotelaria Alimentação Faturamento
Consumo de produtos de diferentes setores. Faturamento Valor da hospedagem Valor do consumo A alimentação resume-se ao consumo de produtos dentro do hotel. O consumo também pode dividir-se em tipos dependendo do setor do hotel que forneceu o produto. O custo da hospedagem é gerado desde o check-in até o check-out e inclui o valor do quarto multiplicados pelos dias de estada e a soma dos valores do consumo realizados.

4 Projetando o Banco de Dados
O modelo conceitual do banco de dados é representado pelo diagrama entidade-relacionamento. Este é o diagrama que apresenta a solução proposta para o nosso sistema: ... Temos 13 entidades e apenas um relacionamento n:n. Para estudar os relacionamentos vamos utilizar o modelo lógico que torna mais fácil visualizar as chaves primárias e as chaves estrangeiras.

5 Modelo Lógico (1/4) Criamos uma entidade pessoa que é genérica para as entidades funcionário e hóspede, e para normalização criamos as tabelas cidades e estado.

6 Modelo lógico (2/4) O hóspede, que genericamente é uma pessoa, está ligado a hospedagem em uma relação 1:n , de forma que a chave primária do hóspede, o campo CodHospede, vira chave estrangeira na tabela hospedagem, como em todos os relacionamentos 1:n.

7 Modelo lógico(3/4) Uma reserva pode conter vários quartos e um quarto pode ser reservado várias vezes. Cria-se, então, uma tabela intermediária para guardar informações de quarto por reserva e vice-versa. Cada quarto possui um tipo de quarto e um tipo pode estar ligado ‘a vários quartos. Cada hospedagem terá no máximo um quarto e um quarto pode ser hospedado várias vezes.

8 Modelo lógico (4/4) Uma hospedagem gera um faturamento, que mostra o total a ser pago pelo hóspede, somando-se o total de consumos com o valor do quarto. Cada consumo possui um produto e um tipo de consumo (se é bar do hotel, quarto etc). O consumo é registrado por hospedagem, ou seja, por quarto.

9 Apresentação do banco físico
Criação do banco da dados no SGB Postgres SQL. Abrir o postgres e mostrar o banco, as tabelas que estão criadas, e o que estiver criado dentro do BD até agora.

10 Conclusão Benefício principal do software. Desenvolvimento do projeto.
Abrange áreas mais específicas. Levantamento de dados. Desenvolvimento do projeto. DER → Modelo lógico → Scripts do banco. Os softwares presentes no mercado abrangem muitas áreas administrativas diferentes, o que torna seu uso pouco viável para hotéis de pequeno porte. Um dos benefícios do software proposto é a geração de relatórios, que podem informar os administradores sobre as preferências dos clientes. Isso facilita visualizar as adaptações que devem ser feitas no hotel para aumentar o faturamento final. Sobre o desenvolvimento do projeto de banco de dados para esse sistema conclui-se que o DER é a base de criação para os outros diagramas. A partir do DER pôde-ser criar o modelo lógico que atribui nome ás tabelas e campos, tipos de dados e chaves. E a partir do modelo lógico bem definido podem ser gerados scripts de criação de banco de dados automaticamente dependendo da ferramenta utilizada na modelagem.


Carregar ppt "SGH – Sistema Gerenciador de Hotel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google