A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA NO TERRENO PESQUISA AÉREA

2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Consiste no estudo das fontes escritas ( desde a antiguidade, e da idade – média, até aos nossos dias). Para o estudo de pormenores é necessário consultar os arquivos, bibliotecas, estudos notariais, as crónicas locais e nacionais… Nomes como Castro, Cova da Moura, Pedra da Moura, Outeiro das Bruxas, S. Romão, Castelo dos Mouros, Albergaria… são indícios quase seguros de povoados antigos, quer dizer, de estações arqueológicas.

3 A identificação de uma estação pode fazer-se pela:
PESQUISA NO TERRENO Consiste na pesquisa das estações arqueológicas utilizando a fotografia aérea, a informação oral ou a observação directa. A identificação de uma estação pode fazer-se pela: .observação racional da natureza e dos seus acidentes. .estudo dos vestígios. .análise da orografia, da vegetação e da fauna. .avaliação de outros elementos naturais ou edificados.

4 PESQUISA AÉREA Consiste na observação e no fotografar aéreo do terreno, permitindo: .conhecer e efectuar a delimitação de uma zona para prospecção. .revelar os micro – relevos e a convergência de caminhos antigos, vias desaparecidas, etc. .verificar as diferenças de textura e de cor dos materiais removidos.

5 A VEGETAÇÃO


Carregar ppt "PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google