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Silvana Soares Barbosa CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. A publicidade apodera-se de uma enorme percentagem da economia mundial; Os comerciantes lutam constantemente.

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1 Silvana Soares Barbosa CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

2 A publicidade apodera-se de uma enorme percentagem da economia mundial; Os comerciantes lutam constantemente para atrair o público consumidor; O objectivo da publicidade é enunciar as funções e qualidades essenciais dos produtos; o primeiro contacto que o consumidor tem com o produto são, efectivamente as imagens. Introdução

3 Imagens Analisadas Imagem 1 Moldura: Não. Enquadramento: Vertical e dá-nos uma impressão de grande proximidade. O casal é o ponto fulcral da imagem. Formas: Curvas. Cores: branco, cinzento e cor da pele. Textura: Não é lisa. Desvalorização da mulher e é materializada como um objecto de diversão. Comparação Mulher/Carro. Slogan: The ultimate attraction – A última atracção. O sexo masculino é quem desfruta dessa diversão, colocando a mulher e o carro num patamar análogo.

4 Imagem 2 Imagem dividida em 3 partes: YES YOU CAN Moldura: Não. Enquadramento: Vertical Imagem vista de cima (esquerda), cima (direita) para baixo. O carro não é o mais focado, mas sim o conteúdo linguístico (facilidades de pagamento). Formas: linhas rectas (casa), linhas curvas (carro). Cores: Azul, branco, castanho, verde e cinza. Ícone: Obama (esperança). Publicidade lançada na mesma altura da campanha de Obama para tentar atingir um novo público-alvo. Conteúdo linguístico é mais focado que o carro.

5 Moldura: Sim. Enquadramento: Imagem 3 é horizontal e imagem 4 é vertical. Suporte: Outdoors (Ruas da Califórnia, EUA) O carro é ponto mais focado nas 2 imagens. Formas: Unicamente as formas dos carros. Cores: Imagem 3 cinzento e preto, imagem 4 preto e branco (contraste nas cores). A Audi e a BMW - batalha publicitária. Audi provoca – BMW responde à provocação. Slogan: meio de comunicação. A Intertextualidade destes anúncios remetem para um jogo de xadrez. Metáfora: A Publicidade é uma batalha Imagem 3 Imagem 4

6 Imagem 5 Moldura: Não. Enquadramento: Vertical. Ponto fulcral da imagem: Gesto do homem (má educação). Formas: Várias (corpo humano e sofá). Cores: Essencialmente preto e castanho, mas também cor da pele e branco. Não tem conteúdo linguístico, só a marca do carro – Bentley. Ausência de slogan. Interpretações variadas – eu tenho um Bentley e vocês não. Bentley = marca de carros muito dispendiosa e luxuosa. Luxo má educação.

7 Imagens que também vão ser analisadas no Trabalho Final Esta publicidade associa o poder económico com a potência do motor, propondo que a assunção de um estatuto sócio-profissional médio-alto passa por um comportamento menos correcto na estrada. Slogan: É hora de atacar, apresenta aspectos morfologicamente agressivos do veículo, incitando não simplesmente à velocidade excessiva, mas também a comportamentos violentos e ameaçadores contra outros utentes rodoviários. Elipse. Imagem 6

8 Slogan: You know youre not the first Você sabe que não é a primeira. Anúncio utilizado para uma campanha de selecção de carros usados da BMW. Desvalorização da mulher. Comparação Mulher/Carro. Mulher conotado como objecto sexual. Um carro usado serve tanto como um novo. Usar a mulher ou usar um carro, ambos estão prontos para satisfazer qualquer necessidade como um máquina, não importando as vezes que é usado nem por quem. Imagem 7

9 Imagem 8 Nesta peça publicitária é chamado à atenção, o facto do Homem não abdicar da presença dos seus animais de estimação. Na compra de uma carro, este tem de ter espaço para a família do homem e para a família do cão, sendo a melhor compra um automóvel comraça (tal como o cão) – legenda do carro na página da direita. Slogan da página da esquerda: Para famílias que exigem mais do automóvel da família O tamanha do carro é o mais focalizado neste anúncio, dando maior destaque aos cães. Anúncio de 2 páginas. Vários conteúdos linguísticos.

10 Conclusão A publicidade surge como parte complementar da sociedade de consumo; São as campanhas publicitárias que desenvolvem os produtos; Todas as publicidades destinam-se para o consumismo e aliciam os clientes a adquirir novos padrões de vida.

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