A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Percepção Tema- Constância Perspetiva Constância de Tamanho, Forma e Luminosidade Princípios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Percepção Tema- Constância Perspetiva Constância de Tamanho, Forma e Luminosidade Princípios."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Percepção Tema- Constância Perspetiva Constância de Tamanho, Forma e Luminosidade Princípios Básico

2 Constância de Tamanho As pessoas vêm o carro se aproximando em vez de mudando de tamanho.......

3 Constância de Tamanho Embora a imagem do carro esteja mudando na nossa retina, nos inferimos que ele está se aproximando e não crescendo de tamanho. Esse é o fenômeno da constância perspetiva de tamanho.

4 Constância de Tamanho A constância perspetiva de tamanho envolve percepção de profundidade. Daí a importância dos sinais monoculares de profundidade.

5 Constância de Tamanho Veja algumas ilusões relacionadas com o fenômeno da constância perspetiva de tamanho

6 Constância de Tamanho Quem é o maior monstro? o que está perseguindo ou o que está sendo perseguido ?

7 Constância de Tamanho Os dois monstros são iguais Essa duas retas são iguais e tem exatamente o mesmo tamanho dos dois monstros.

8 Constância de Tamanho

9 O efeito contrário é este. Figuras mais distantes são menores do que figuras mais próximas. Se elas fossem do mesmo tamanho, o homem que está atrás iria parecer um monstro, tal qual o efeito anterior.

10 Constância de Tamanho Vejamos agora outro efeito de ilusão relacionado com o fenômeno da constância perspetiva de tamanho. A Sala de Ames.

11

12 . A sala, na verdade, está adulterada. Embora as janelas estejam em paralelo com o teto e com o chão, o teto da sala não está em paralelo com o chão. Trata-se de uma sala trapezoidal e não quadrada, como estamos acostumados a ver. No entanto, nós INFERIMOS que a sala é quadrada e daí a diferença de tamanho entre as duas meninas.

13

14 Constância de Forma Veja, agora essas quatro figuras. Embora a forma da porta está mudando, a porta permanece a mesma. Este é o fenômeno da Constância de Forma.

15 Constância de Luminosidade Mulher segurando a balança, Jan Vermeer, 1657 Finalmente, analise esta figura. O raio de luz que entra pela janela produz diferentes gradações de luminosidade na parede. No entanto, a nossa percepção da parede permanece constante. Este é o fenômeno da Constância de Luminosidade.

16 Recursos na Internet Páginas na Internet Galerias de arte na Internet ao longo do mundo http://dir.yahoo.com/Arts/Museums__Galleries__and_Centers/ Sinais monoculares de profundidade e outras percepções http://psych.hanover.edu/Krantz/art/ Percepção em animais http://www.pigeon.psy.tufts.edu/psych26/perception.htm Figuras impossíveis de Ascher http://fs.dai.net/ac/911566/E01.html?http://www.etropolis.com/escher Algumas obras do artista plástico Victor Vasarely http://www.smiley.cy.net/tsymeo/vasarely.htm Um dos melhores sites sobre ilusões http://www.illusionworks.com/html/hall_of_illusions.html Grand Illusions, http://www.grand-illusions.com/INDEX.HTM

17 Créditos Livros de Referência Introdução à Psicologia Geral. D.G.Myers (1999). Editora LTC. Introdução à Psicologia. R.T.Atkinson e outros (1996). Editora Artes Médicas In Search of the Human Mind. R.J. Sternberg. (1998). Harcourt Brace College Publishers.


Carregar ppt "Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Percepção Tema- Constância Perspetiva Constância de Tamanho, Forma e Luminosidade Princípios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google