A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Dinâmica de Resultados Métodos e Técnicas Para a Inovação Márcio Bambirra Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Dinâmica de Resultados Métodos e Técnicas Para a Inovação Márcio Bambirra Santos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão Dinâmica de Resultados Métodos e Técnicas Para a Inovação Márcio Bambirra Santos

3 Decifra-me ou te devoro !!! O mundo dos negócios atual

4 Desejos dos empresários, em ordem decrescente: 1)Crescer, com muito lucro; 2)Manter-se, com algum lucro; 3)Vender, sem prejuízo;

5 Limites de Atuação e Diferenciais 70% Condições Macroeconômicas: Política Tributária, Taxa de Juros, Balanço de Pagamentos 30% Condições das Empresas: Inovação e Gestão de Pessoal, de Equipamentos e de processos.

6 Alternativas das Empresas: Jogos da Gestão 1) Jogo da reestruturação, que inclui fusões, aquisições, separações, que visam maior domínio do mercado e agilidade nas decisões. Destinado a quem tem cacife para participar (grandes empresas); 2) Jogo da redução de custos, que alguns ainda denominam de reengenharia, com o objetivo de cortar gorduras e, aproveitando uma globalização nefasta, ter, a curto prazo, resultados significativos em seus balanços; 3) Jogo da qualidade, onde o logarítmico desenvolvimento dos direitos do consumidor associado a sobrevivência empresarial, vem ditando um padrão que assegure uma eficiência máxima nos processos, com novos conceitos como ÉTICA, CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE.

7 Ciclo do Sistema Capitalista, impulsionado pela Globalização: Deslocamento dos Investimentos para ramos mais lucrativos Mercado Concorrência com maiores dificuldades de Entrada Igualação das taxas de juros Adoção da Inovação pelos concorrentes Gestão e Inovação (P&D) Redução dos custos de Produção Lucros Extraordinários

8 Quadro Atual da Falta de Gestão:

9 Para as MPME: >30% do sucesso está na GESTÃO

10

11 30% é pouco???? Imagine: -Uma seleção de volei/basquete onde a média de altura dos jogadores seja de 2,50 m.; -Você só conseguir comprar sapatos de número 33 ou 46; - Você conseguir faturar 30% a mais; ou gastar 30% a menos; - Aumentar ou reduzir a sua expectativa média de vida em 21 anos.

12 O que isso tem a ver com o sucesso? O que tem a ver com as Organizações? Com a sua criatividade ou o seu empenho? Fincar a bandeira da competência através da busca da melhoria contínua.

13 Perda da melhoria por falta de sistematização dos procedimentos (rotinas) Organização SERROTE MELHORIA TEMPO MELHORIA Organização ESCADA MELHORIA TEMPO ROTINA A P C D MELHORIA ROTINA A P C D ROTINA A P C D ROTINA A P C D A diferença entre o querer e o poder. Ganhos pela adequada aplicação da melhoria contínua

14 Palavra-Chave: SUSTENTABILIDADE Aquilo que se sustenta; É confiável Não é cíclico É perene : planejar, realizar e ter o retorno Desenvolvimento Sustentável; Economia Sustentável; Vidas Sustentáveis

15 Qual é o primeiro passo? Movimento em n passos, em dois tempos repetitivos, buscando a dinâmica da excelência !!!!

16 Mudanças!!!! Mas, Para que???? 1) Será necessário fazer mesmo isso?Nunca fizemos antes; 2) Vamos deixar como está, pra ver como é que fica...; 3) Olha que é arriscado... Jamais ninguém fez isso; 4) Definitivamente, isso não dá para fazer; 5) Somos uma empresa pequena, isso é para empresa grande; 6) Somos uma empresa grande, isso é para empresa pequena; 7 ) Na nossa empresa, isso não vai funcionar; 8) Será que estamos preparados para isso?; 9) Está indo tudo tão bem. Para que mudar?; 10) Fazemos isso do mesmo jeito há 20 anos, então...; 11) Faça na sua empresa, na minha não; 12) Se der certo na empresa dos outros, depois eu copio; 13) Mais um sujeito que vem aqui querendo aparecer; 14) Respeite meu trabalho, pois minha experiência não foi comprada na esquina; 15) Não se ensinam truques novos para macaco velho; 16) Daqui não saio, daqui ninguém me tira !

17 A busca na mudança de Métodos e Técnicas dos Processos para turbinar a GESTÃO e alcançar a INOVAÇÃO

18 Formação, Avaliação e Premiação de Competências Direção do Primeiro Passo

19 O QUE É COMPETÊNCIA ? CONHECIMENTO Compreensão Relacionamento de Idéias Construção de Conceitos HABILIDADES Raciocínio Lógico Comunicação Interpessoal Produção de Textos ATITUDES Atenção Pontualidade Cooperação Organização Participação Liderança Iniciativa AMBIENTE Mercado Instalações Físicas Maq. Equipamentos Relações Humanas Adequadas

20 Condições: Internas e Externas 1) Facilitar o acesso dos colaboradores na aquisição de competências que lhe permitam elevar o nível de desempenho em distintas funções dentro das áreas de qualidade e eficiência requeridos, bem como possibilitar a sua inclusão social; 2) Reconhecer e certificar as competências dos trabalhadores adquiridas mediante capacitação, pela experiência na vida profissional ou combinação de ambas, 3) Otimizar os processos formativos e reduzir os custos da capacitação e Treinamento, 4) Possibilitar a aquisição progressiva de conhecimentos, habilidades e destrezas em função da conclusão de qualificações profissionais ou unidades de competências capitalizáveis como créditos formativos, 5) Promover maior mobilidade do profissional dentro de sua família ocupacional, entre empresas e dentro do ramo da atividade produtiva, como forma de evitar o desemprego estrutural.

21 Resultado : QUALIDADE = Técnicas + Métodos + Criatividade Lista de Verificação, Gráfico de Pareto, Histograma, Diagrama de Ishikawa, Cartas de Controle, Gráficos de Dispersão, Fluxograma, 5W2H, Gantt, SETFI, … MASP, FMEA, FTA, BSC, 6 Sigma, QFD, FOFA, RED X, 8D, …

22 Segundo passo: Modelo de Gestão baseado nos Critérios de Excelência, classe mundial.

23

24 Direção: Mudança para uma forma de gestão organizacional que privilegie o ter e também o ser.

25 RESUMO Mudanças Técnicas Métodos Criatividade Critérios de Excelência M C Formação de Competência Sustentabilidade Clientes Alvo Mercado Alvo e Segmento Alvo

26 Resultado: Você vai resolver o enigma da esfinge, e não correrá o risco de virar uma

27 Obrigado !!! Fonte: Felicidade não se compra, João Paulo, 17/11/2007, Caderno Pensar do Jornal Estado de Minas Livro: Mudanças Organizacionais: Métodos e Técnicas para a Inovação, ed.Lastro, 2007, à venda no saguão de entrada.


Carregar ppt "Gestão Dinâmica de Resultados Métodos e Técnicas Para a Inovação Márcio Bambirra Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google