A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCEBER COM A PELE. Um pipoqueiro chacoalhava a panela, e quem passava por perto e via aquela cena, sentia o cheirinho bom e ficava com vontade de comer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCEBER COM A PELE. Um pipoqueiro chacoalhava a panela, e quem passava por perto e via aquela cena, sentia o cheirinho bom e ficava com vontade de comer."— Transcrição da apresentação:

1 PERCEBER COM A PELE

2 Um pipoqueiro chacoalhava a panela, e quem passava por perto e via aquela cena, sentia o cheirinho bom e ficava com vontade de comer aquela comida. Ele gritava: - Pipoca com queijo! Hmmmm...

3 A mão vai entrando lentamente no saco. Apalpa as pipocas, mas procura um pedacinho de queijo. As pipocas são rugosas, o queijo é mais liso. De repente, uma coisa estranha, meio mole. Está andando! Aaaaarrgh! É uma barata! E pipocas voam para todos os lados. O tato é a maneira como a gente "pega" o mundo pelas sensações da pele. Logo debaixo da pele, os neurônios sensoriais registram as sensações que chegam por ali.

4 Nós sentimos a forma da pipoca pela ponta dos dedos. Os neurônios sensoriais pegam essa sensação, mandam para os neurônios de associação, que despacham a informação recebida para os neurônios efetuadores. Os neurônios efetuadores recebem os impulsos e imediatamente mandam ordens para o corpo.

5 Por exemplo: a mão procurava um queijo e sentiu uma forma estranha, que se mexia. Essa informação foi passada dos neurônios sensoriais para os neurônios de associação, e finalmente para os neurônios efetuadores. Quando estes últimos receberam a sensação, mandaram uma ordem imediata para os músculos

6 - Tirem a mão daí! Perigo! E o braço foi puxado pelos músculos, espalhando pipocas por todos os lados. E junto saiu uma barata, que correu assustada! Mas existem outros órgãos sob a pele que também captam as sensações... são os corpúsculos sensoriais! São eles que registram as sensações de temperatura, pressão e dor.


Carregar ppt "PERCEBER COM A PELE. Um pipoqueiro chacoalhava a panela, e quem passava por perto e via aquela cena, sentia o cheirinho bom e ficava com vontade de comer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google