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1 NH Consultoria Tomada de decisão Dr. Nicolas P. R. Ramaux

2 NH Consultoria Plano do curso Aspectos interdisciplinares da tomada de decisão –Psicológico, Cognitivo, Racional Aspectos sociológicos da tomada de decisão em empresa –Etapas da tomada de decisão –Tomada de decisão em grupo –Vroom-Jager Leadership Model Fundamentos matemáticos da teoria da decisão –Matrizes de decisão –Esperança matemática –Estimação de probabilidades –Bayesianismo –Decisão com incerteza / com ignorânça Métodos e técnicas de tomada de decisão em Management –SWOT, AHP, Pareto, análise de riscos –Simulações, Análise de custo – benefício –Árvores de decisão, Noções de teoria dos jogos –Programação linear IT e tomada de decisão : Sistemas de apoio à decisão –Arquitecturas (OTLP, OLAP, DWH, Datamarts). –Rentabilidade –DataMining

3 NH Consultoria Análise SWOT Originalmente uma ferramenta de planejamento estratégico para avaliar –Strenghts – Forças –Weaknesses – Fraquezas –Opportunities – Oportunidades –Threats – Ameaças. Aplicado para projetos e/ou Business Ventures. Uso se generalizou –Tomada de decisão (quando a situação desejada é perfeitamente conhecida). –Gestão de crise. –Avaliação de departamentos. –Avaliação de indivíduos. –Marketing. –Etc.

4 NH Consultoria Análise SWOT Processo 1.Definição do objetivo estratégico 2.Identificação dos SWOTs 3.Avaliação da possibilidade de atingir o objetivo perante os SWOTs –Se não possível, repetir a partir de 1. 4.Estabelecimento da estratégia –Como pode ser utilizada cada Força ? –Como pode ser eliminada cada Fraqueza ? –Como pode ser aproveitada cada Oportunidade ? –Como pode-se defender contra cada Risco ?

5 NH Consultoria

6 NH Consultoria Análise SWOT Fatores internos –Fatores internos são classificados em Força ou Fraqueza em função dos seus impactos nos objetivos da organização. Uma força para um objetivo pode ser uma fraqueza para outro ! Ex : Forte imagem de marca é bom para guardar clientes históricos, mas pode ser ruim para conquistar novos clientes com novos produtos. –Incluir os 4P's (Marketing Mix) : Product - Produto Price – Preço Lugar – Place Promotion – Promoção –Publicidade, Relações públicas, Pontos de venda. –Incluir também Recursos humanos Finanças Capacidade de fabricação Sistema de informação Etc. Fatores externos –Macro economia –Mudanças tecnológicas –Legislação –Mudanças socias e culturais –Mudanças de mercado e de concorrência.

7 NH Consultoria Análise SWOT Exemplo Análise da posição no mercado de uma pequena empresa de consultoria especializada gestão de RH.

8 NH Consultoria Análise SWOT Exercício Realizar uma análise SWOT da empresa E, para ajudá-la na decisão seguinte : Deve-se lançar um projeto de off-shoring com França ?

9 NH Consultoria Análise SWOT Empresa de tamanho médio – pequeno : –200 pessoas (15 administrativos). Em crescimento de 15% ao ano. –Faturamento : R$ ,00 por ano. Em crescimento de 10% ao ano. –Taxa de margem operacional : 20%. Atividade –Desenvolvimento de software. Perfil –Funcionários jovens (18 – 25 anos). –Alta taxa de rotatividade. –Ninguém fala françês (nem o gerente de off-shoring). –Funcionários com perfis "técnicos", poucas noções de gerenciamento de TI. –As competências cobrem quase todo o escopo das técnologias de desenvolvimento Web (php, java, atc.), C/C++,.net, Oracle, DB2, telecom, SQL, SOA, etc. –A empresa já está realizando com sucesso um trabalho de off-shoring para EEUU (28% do faturamento)

10 NH Consultoria Análise SWOT Outros dados –A empresa é certificada CMMI. –A empresa é certificada ISO A operação e a manutenção dos servidores é externalizada As tarefas de manutenção aplicativa (corretiva e evolutiva) são ainda muitas vezes realizadas pelos desenvolvidores / chefes de projeto. A empresa não têm processo formalizado de governânça. –A empresa têm uma intranet bem desenvolvida e bastante utilizada. Pastas e documentos compartilhados na rede local. Ferramenta de Groupware. GED. –Não existe processo formalizado de gestão das competências. O depto RH é composto de 2 pessoas.

11 NH Consultoria Processo analítico hierarquico Thomas L Saaty (1970). Tecnica estruturada para ajudar na tomada de decisão complexa. Framework para : –Modelar / estruturar o problema –Representar e quantificar os elementos –Relacionar os elementos com os objetivos –Avaliar soluções alternativas

12 NH Consultoria AHP 1.Decomposição do problema em sub-problemas –Através de uma hierarquia –Sub-problemas analisados independentemente. –Elementos da hierarquia podem ser relacionados com qualquer aspecto da tomada de decisão : Tangível ou intangível Medido precisamente ou com muita incerteza Bem ou pouco compreendido Etc. 2.Avaliação dos elementos da hierarquia –Baseada em comparações entre os elementos –Dados concretos podem ser utilizados assim como julgamentos humanos. 3.Conversão do resultado das comparações em valores numéricos Pesos são atribuidos para cada elemento (prioridade). O resultado aparece na forma de uma lista ordenada (priorizada) de alternativas.

13 NH Consultoria AHP Modelar a hierarquia Um objetivo global Um grupo de alternativas Um grupo de critérios (ou fatores) relacionando as alternativas ao objetivo. –Os critérios podem ser decompostos em sub-critérios.

14 NH Consultoria AHP Exemplo de hierarquia – compra de um veículo

15 NH Consultoria AHP Estabelecer prioridades

16 NH Consultoria AHP Estabelecer prioridades – 2 Todos os itens são comparados 2 por 2 Cost/Safety, Cost/Style, Cost/Capacity, Safety/Style, Safety/Capacity, Style/Capacity. Cost sub-critérios –Price/Fuel Cost, Price/Maint Cost, Price/Resale Value, Fuel Cost/Maint, Fuel Cost/Resale, Maint Cost/Resale. –Etc. Comparação de Alternativas –Comparação 2 a 2 perante os critérios do nível mais baixo. –15 comparações (6 carros)* 8 critérios = 120 comparações

17 NH Consultoria AHP Comparando critérios

18 NH Consultoria AHP Comparando critérios

19 NH Consultoria AHP Comparando critérios

20 NH Consultoria AHP Comparando critérios – prioridades locais

21 NH Consultoria AHP Comparando critérios – prioridades globais

22 NH Consultoria AHP Último passo : –Classificar as alternativas de accordo com a média ponderada das suas avaliações perante as prioridades globais. Demonstração on-line : icc.gc.ca/tools/ahp/index_e.asp

23 NH Consultoria AHP Exercícios 1.Comparando com os fundamentos matemáticos da teoria da decisão, você acha que a AHP é um método de decisão –Com Certeza ? –Com Incerteza ? –Com Ignorância ? –Por que ? 2.Realize uma modelagem hierárquica da decisão de comprar um apartamento.

24 NH Consultoria Pareto A análise de Pareto é uma abordagem estatística usada para selecionar um número reduzido de tarefas quem vão produzir um efeito importante. O princípio de Pareto : –Fazendo 20% do trabalho, consegue-se 80% dos resultados. –Outra formulação : Uma grande quantidade de problemas (80%) têm poucas causas profundas (20%).

25 NH Consultoria Pareto 1.Identificação das alternativas possíveis 2.Estimativa dos benefícios produzidos por cada alternativa. Na forma da % do problema que é resolvido. 3.Apresenta as alternativas ordenadas da mais efetiva até a menos efetiva. 4.Calcula a % de resolução cumulada do problema. 5.Corta a 80% do problema resolvido, e identifica o conjunto de ações (alternativas) que trazem 80% de benefício.

26 NH Consultoria Pareto

27 O gerenciamento de risco para tomar decisões Alguns conceitos Um problema é: –Um desvio das medições realizadas em relação às metas. Um risco é: –Um problema potencial (possível no futuro). –Existe então uma probabilidade do risco Um fator de risco é: –Uma causa possível da passagem de risco para problema. O impacto do risco é: –Uma medição das consequências da ocorrência do problema. A criticidade é: –A combinação da probabilidade do risco e do seu impacto NH Consultoria

28 Gerenciamento de riscos ETAPA 1: Identificação dos riscos Atitude paranóica ! –Lei de Murphy Exemplo: Em gerenciamento de projeto: –Cada premissa pode gerar um risco A não verificação futura da premissa. –Cada tarefa pode gerar vários riscos Não realização da tarefa, ou atraso, etc. –Exemplos de fatores de risco: Disponibilidade ou competência dos recursos humanos, Disponibilidade de recursos financeiros, Riscos externos à empresa (mercado econômico, etc.), Lembrar do SWOT ! NH Consultoria

29 Gerenciamento de riscos ETAPA 2: Qualificação dos riscos Identificar os fatores dos riscos. Estimar as probabilidades dos riscos –A partir do conhecimento dos fatores –Cuidado com os desvios das probabilidades subjetivas ! Calcular os impactos dos riscos Calcular as criticidades dos riscos NH Consultoria

30 Gerenciamento de riscos ETAPA 3: Priorização dos riscos Ordenar os riscos por criticidade descendente Definir o nível abaixo do qual os riscos não serão gerenciados (assumidos). –Aplicar um PARETO, por exemplo ! Já se decide de não cuidar de todos os riscos, mas somente alguns (identificados com o PARETO). NH Consultoria

31 Gerenciamento de riscos ETAPA 4: Elaborar respostas aos riscos Ação preventiva: –Permite diminuir a probabilidade de acontecimento do risco. Exemplo: Uma tarefa pode dar errado (risco) por falta de recurso competente (fator) => Antecipar a capacitação do recurso ou contratar uma pessoa perita. Exemplo: Não beber antes de dirigir ! Ação corretiva: –Permite diminuir o impacto do risco (qdo acontecer). Exemplo: Colocar uma rede de proteção num canteiro de obras para diminuir o impacto de uma caída. Exemplo: Instalar um air-bag no carro. Ação paliativa: –Mudar de perímetro para aproveitar o risco. Exemplo: O seguro não diminui a probabilidade, nem o impacto ; mas compensa com dinheiro. NH Consultoria

32 Gerenciamento de riscos na tomada de decisão NH Consultoria EXEMPLO Decisão: Viajar ou não para praia ? ¾ de chance de ter sol na praia... Mas, viajar para praia não é sem risco..... Como isto pode afetar a minha decisão ?

33 Gerenciamento de riscos na tomada de decisão NH Consultoria EXEMPLO Análise dos riscos As ações preventivas me custam. Por tanto, elas vão modificar as minhas utilidades. Utilidade subjetiva !

34 Gerenciamento de riscos na tomada de decisão NH Consultoria EXEMPLO Com critério da EM Com critério da esperança de arrependimento


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