A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 07 - 18/04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA TEXTO ÁUREO Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 07 - 18/04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA TEXTO ÁUREO Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA TEXTO ÁUREO Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porque pela fé estais em pé. 2Co 1.24 VERDADE APLICADA Quando falta a alegria, desperdiçamos nossas energias e não construímos nada de valor eterno. OBJETIVOS DA LIÇÃO Saber que cristãos, emocionalmente saudáveis, geram igrejas potencialmente eficazes; Conscientizar-se de que o ser humano, mudando as atitudes internas em sua mente, pode mudar os aspectos externos de sua vida; Ressaltar que o bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. TEXTO DE REFERÊNCIA Sl

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA INTRODUÇÃO PESSOAS AMARGURADAS PROJETAM SEUS PROBLEMAS E SENTIMENTOS NEGATIVOS: SOBRE SUA FAMÍLIA E IRMÃOS DA IGREJA. SOBRE COLEGAS DE TRABALHO. SOBRE SEUS VIZINHOS. TODOS SOFREM COM O MAU HUMOR ALHEIO. HÁ QUEM LEVE PROBLEMAS: DA EMPRESA PARA CASA E DE CASA PARA A EMPRESA. DE CASA PARA IGREJA E DA IGREJA PARA CASA. PROBLEMAS EXISTEM PARA SER RESOLVIDOS, E NÃO PARA SEREM REPASSADOS PARA OS OUTROS.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 1. HISTÓRIA DE UM OBREIRO MAL-HUMORADO a. LANÇANDO PESSOAS PARA FORA DA IGREJA (3Jo 9,10) Diótrefes – crente amargurado: Proferia palavras maliciosas contra João. Não recebia os irmãos e impedia outros de receber. e os lança fora da igreja. Fomos levantados por Deus para: Trazer as pessoas para dentro da igreja. Levá-las à comunhão, à união, e ao amor. Muitos causam prejuízos ao Reino de Deus: Tornam a igreja um lugar inabitável. Como Diótrefes se comportam como chefes de igreja. Estes podem ser: membro, músico, professor ou pastor. Pastor sem alegria não pode conduzir uma igreja.

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 1. HISTÓRIA DE UM OBREIRO MAL-HUMORADO b. ATITUDES TEMERÁRIAS DO MAL-HUMORADO (3Jo 10.11) Quem acha que está certo o tempo todo; Torna-se um grande perigo para todos. Na sua mente, opor-se a ele é opor-se a Deus. Pascal disse: Os homens jamais fazem o mal tão completa e cuidadosamente quando o fazem por convicção religiosa. Nesse ponto, a autoridade ego centrada: Dá lugar ao autoritarismo insano; Faz surgir a liderança abusiva e autocrática; Leva a obra de Deus ao fracasso espiritual.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 1. HISTÓRIA DE UM OBREIRO MAL-HUMORADO c. USO INAPROPRIADO DO PODER (2Co 13.10) Para o apóstolo Paulo existem 2 tipos de pessoas: 1. Os que levantam os caídos; 2. Os que abatem os que estão de pé. (Diferença entre o AUTORITÁRIO e o que TEM AUTORIDADE).... segundo o poder que o Senhor me deu: Para edificação e não para a destruição. Em outras palavras, para que fique mais claro: Enquanto alguém usa o poder para edificar; O outro usa o poder para destruir. Eis a grande diferença – FAÇA A DIFERENÇA...QUAL?

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 2. A PESSOA ACOLHEDORA E A DOMINADORA a. A TIRANIA NOS INCAPACITA PARA A OBRA (Ez ) A liderança (tirania)dominadora: Restringe a criatividade, é marca registrada do legalismo; Bloqueia o progresso da igreja em todos os sentidos. Limita o crescimento do crente que sofre esse abuso de poder. Transforma a igreja de vencedores a amedrontados e frustrados. Mata a liberdade levando à morte e opressão; (Liberdade exige espaço para crescer e buscar novos caminhos.) Torna a alma insegura e vazia, não cresce. Há famílias que vêm à Igreja, participam, são dizimistas.... Porém não têm ânimo nem prazer no que fazem... Devido à forma abusiva que são tratadas na casa de Deus.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 2. A PESSOA ACOLHEDORA E A DOMINADORA b. PEDRO: MODELO DE LIDERANÇA CRISTÃ (1Pe ) Pedro, líder entre os apóstolos, teve lugar de destaque. Teve primazia sobre os demais apóstolos!? Nas Igrejas Primitivas de origem judaica: Exerceu uma importante liderança. Deixou muitas exortações orientadoras: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós; Tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente... Nem tendo domínio sobre a herança de Deus, Mas servindo de exemplo ao rebanho... Quando aparecer o Sumo Pastor, Alcançareis a incorruptível coroa de glória.Aleluia!!

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 2. A PESSOA ACOLHEDORA E A DOMINADORA c. DOMINADORES – CAUSAM PREJUÍZO À IGREJA (1Pe 5. 2,3) Dominadores: senhor, dono, exerce controle completo. Pedro exorta: não sejais assim, Antes tornando-vos modelo do rebanho. Quando o pastor conduz o rebanho, onde ele vai? Exatamente caminhando à frente do rebanho. As ovelhas só irão onde ele já foi primeiro. Jesus vai à frente, o pastor segue a Jesus. As ovelhas seguem o pastor! Aleluia!!

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 3. PAULO JAMAIS USOU DE TIRANIA SOBRE A IGREJA a. A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR DE PAULO (2Co 1.24) Persuadia a igreja a concordar com ele na Palavra. Humilde, trabalhava em Corinto, como um servo. Isto, em parte, se devia ao seu bom humor. Não que tenhamos domínio sobre vossa fé.... Isto revela o principal propósito de sua liderança: Alerta contra todo tipo de liderança abusiva. Enfatiza mais a sua função de servo que de apóstolo. Somos cooperadores de sua alegria. Vir a Deus é vir para a alegria. O líder amável promove a alegria entre seus seguidores.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 3. PAULO JAMAIS USOU DE TIRANIA SOBRE A IGREJA b. A MELHOR PROPAGANDA DO EVANGELHO: A FELICIDADE (At ) Bom humor é uma dádiva divina nas experiências ministeriais. Ao contrário dos líderes carrancudos... Os pastores bem-humorados enfrentam reveses: Com sabedoria, otimismo e alegria; Tendo confiança que independe das circunstâncias. Alegria é a certeza de que tudo está bem; Não importa como nos sintamos!...julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus... Aleluia!!! Devemos ser marqueteiros do evangelho. Vender a melhor imagem da obra do Senhor.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 3. PAULO JAMAIS USOU DE TIRANIA SOBRE A IGREJA c. FELICIDADE: VIDA MAIS SUAVE E AGRADÁVEL (Rm 5.3-5) Ao alegrarmo-nos em meio às aflições da vida: Focalizamos menos o que nos incomoda. Vemos as coisas ao nosso redor de modo diferente. Encaramos erros como oportunidade de aprendizado. Com sabedoria, otimismo e alegria; Não importa como nos sintamos! A atitude otimista não neutralizará o sofrimento... Dará capacidade de lidar com a dor emocional; Sem perder a identificação com Jesus... Aleluia!!! Os sábios nas dificuldades encontram oportunidades. Os tolos nas oportunidades encontram dificuldades.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 4. PERIGO! PERIGO! AMARGURA CONTAGIA A IGREJA! a. CUIDADO COM A INFELICIDADE ALHEIA (Pv 22.24,25; 2Tm ) Ficar mal-humorado sem saber o porquê! Pode ser por estar perto de alguém mal-humorado. Sensibilidade aguçada pode reproduzir sem querer: Tom alto de voz, expressões faciais de ira. Salomão nos adverte: não acompanhe o iracundo. Se ficarmos perto de alguém infeliz/mal-humorado: Podemos ficar infelizes também. Podemos nos transformar num multiplicador... Podemos infectar outras pessoas. Cara fechada, melancólica não é sinônimo de santidade.

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 4. PERIGO! PERIGO! AMARGURA CONTAGIA A IGREJA! b. AMARGURADOS E MAL-HUMORADOS PODEM MUDAR? (2Co 5.17) Pessoa mal-humorada pode mudar com a ajuda de Deus. É preciso querer, e o querer é poder. Se alguém está em Cristo nova criatura é. O mau humor faz parte da nossa natureza antiga. As coisas antigas já passaram e tudo se fez novo... Essa nova natureza é transmitida ao homem, Quando ele rende-se a Cristo... O mais importante é aceitá-lo como Senhor e Salvador. Conversão, é mudança, é renovação, é renascer! É deixar o mortão e sermos novos-filhinhos de Deus

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA 4. PERIGO! PERIGO! AMARGURA CONTAGIA A IGREJA! c. PEDRO, EXEMPLO DE MUDANÇA (1Pe 1.3; 2Pe 1.4) Pedro fala de mudança por experiência própria. Foi transformado quando recebeu a nova natureza. Os nascidos de novo pela fé em Jesus: Tornam-se participantes da natureza divina. Fogem da corrupção que há no mundo. Livram-se do sentimento de frustração e tristeza. Sabem que Jesus já pagou o preço de nossa felicidade. Levou na cruz todos os nossos pecados. A vontade de Deus é que sejamos alegres e felizes. Deus é um Deus de Festas (unidade, alegria e restauração).

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA C O N C L U S Ã O A ALEGRIA é a marca do cristão nas igrejas. (Gl 5.22) É qualidade de vida e não somente emoção. É parte integrante do relacionamento com Deus. Dentro de cada um de nós tem um vazio muito grande. Do tamanho de Deus, Só Ele pode preenchê-lo. A plenitude da alegria só com a presença de Deus. As festas comemoradas em Israel são de alegria. FAÇAMOS FESTAS PARA LOUVAR A DEUS!


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 07 - 18/04/2011 FELICIDADE – A MELHOR PROPAGANDA TEXTO ÁUREO Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google