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Ana Isabel Inácio 1 ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 07 de Novembro de 2002.

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1 Ana Isabel Inácio 1 ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 07 de Novembro de 2002

2 Ana Isabel Inácio 2 Sumário O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões

3 Ana Isabel Inácio 3 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza

4 Ana Isabel Inácio 4 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

5 Ana Isabel Inácio 5 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza Turismo Sustentável Turismo Sustentável: aquele que se desenvolve e mantém numa área – ambiente, comunidade – de tal forma e a uma tal escala que garante a sua viabilidade por um período indefinido de tempo sem degradar ou alterar o ambiente (humano e físico) em que existe e sem por em causa o desenvolvimento e o bem estar de outras actividades e processos Butler (1993) in Partidário, 1998.

6 Ana Isabel Inácio 6 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza Turismo de Natureza Turismo de Natureza: o produto turístico composto por estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de áreas protegidas. O Turismo de Natureza desenvolve-se segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação ambiental que permitam contemplar e desfrutar o património natural, arquitectónico, paisagístico e cultural, tendo em vista a oferta de um produto turístico integrado e diversificado. DL nº 56/2002 de 11 de Março de 2002.

7 Ana Isabel Inácio 7 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza Zonas Protegidas - herança natural e cultural Fenómeno turístico recente - controlo através de Sistema de Regras de funcionamento rígido Função pedagógica Obrigatoriedade de retorno financeiro vs capacidade de carga reduzida

8 Ana Isabel Inácio 8 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

9 Ana Isabel Inácio 9 2. O Marketing de Turismo de Natureza Marketing: Marketing: a arte suprema de criar valor para o cliente Kotler in ICEP, 2002, p. 86 Marketing Turístico Marketing Turístico - Criação de valor: Fornecedores Comunidade de acolhimento Clientes Intermediários Meio Actividade Turística

10 Ana Isabel Inácio O Marketing de Turismo de Natureza Marketing: Marketing: processo de planear e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, originando trocas que satisfazem os objectivos individuais e das organizações American Marketing Association (in ICEP, ibidem)

11 Ana Isabel Inácio O Marketing de Turismo de Natureza Ética da Preservação: Ética da Preservação: Aumentar a sensibilidade aos recursos naturais Maximizar os efeitos económicos para as populações locais Encorajar a sensibilidade cultural Minimizar os impactes negativos sobre o ambiente (Ryel e Grasse, 1991)

12 Ana Isabel Inácio 12 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

13 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Marketing Mix: Elementos principais do Marketing Mix: Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Promoção Promoção

14 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Produto: O Produto: Atracções - biodiversidade + cultura Infraestruturas disponíveis 1. Integração dos Parques Naturais numa Região mais vasta 2. Definição de zonas 3. Cooperação entre o sector público e o privado

15 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Preço: O Preço: Política de preços = responsabilidade de educação ambiental Enriquecimento do produto = diversificação Criação de vários produtos = segmentos alvo Vários preços = diferentes mercados/segmentação

16 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Distribuição: A Distribuição: Diversificação de intermediários Plano integrado de distribuição

17 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: A Promoção: Objectivos: - promover produtos mais complexos e diversificados - promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta - promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção) - não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing entre outros) - ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição - agir mercado a mercado diferenciando públicos.

18 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: A Promoção: Formas de Promoção: – 1. Media – 2. Organização de provas/competições ao ar livre - 3. Incentivos/Fam Trips - 4. Revistas especializadas - 5. A Internet, links a sites da especialidade e motores de busca - 6. Divulgação directa de material junto de públicos potenciais

19 Ana Isabel Inácio O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção A Promoção: Formas de Promoção: –. – 7. Produção de material acessório Promover produtos mais complexos e diversificados Promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta Promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção) Não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing,...) Ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição Agir mercado a mercado diferenciando públicos.

20 Ana Isabel Inácio 20 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

21 Ana Isabel Inácio Acções a Desenvolver em Parques Naturais Entradas cobradas em função dos itinerários Itinerários distintos: de meio dia, 1 a 7 dias e distancias diferente (amadores/profissionais) Itinerários com diferentes percursos : a cavalo, de burro, de bicicleta, trekking, birdwatching, Existência de guias treinados e especializados Informação interpretativa, centros de visitantes, exposições nos centros de interpretação, livraria, vídeos ou DVDs temáticos, guias e documentação detalhada sobre o parque, o inventário das espécies, itinerários temáticos... (vários idiomas).

22 Ana Isabel Inácio Acções a Desenvolver em Parques Naturais Clube dos Amigos do Parque e Clube dos Amigos do Parque Júnior Cursos de educação ambiental e actividades de ATL Trabalho de voluntariado dos mais jovens - green volunteers Aluguer de equipamentos Exploração de infraestruturas de apoio/alojamento (partilhada com a população local)

23 Ana Isabel Inácio Acções a Desenvolver em Parques Naturais Exploração dos cafés, restauração, lojas de venda de equipamento ligado às actividades Exploração das lojas de souvenirs e de produtos ligados ao parque Produção de Eventos Recolha da opinião dos visitantes – inquéritos e observação directa A certificação ambiental.

24 Ana Isabel Inácio 24 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões 5. Conclusões

25 Ana Isabel Inácio 25 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza Turismo de Natureza Turismo de Natureza = complemento Plano Geral de Acção Plano Geral de Acção base de Desenvolvimento = integração de todos os interveniente de forma coordenada Marketing complexo Marketing complexo Objectivos: Educação Preservação do património Património Ambiental e Cultural Criação de dinâmicas de desenvolvimento local e regional integradas Criação de postos de trabalho Melhoria das condições de vida das populações e das infraestruturas

26 Ana Isabel Inácio 26 ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza


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