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ECOTURISMO O Marketing Turístico:
a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 07 de Novembro de 2002
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O Marketing Turístico:
Sumário O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões
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O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
Turismo Sustentável: aquele que se “desenvolve e mantém numa área – ambiente, comunidade – de tal forma e a uma tal escala que garante a sua viabilidade por um período indefinido de tempo sem degradar ou alterar o ambiente (humano e físico) em que existe e sem por em causa o desenvolvimento e o bem estar de outras actividades e processos” Butler (1993) in Partidário, 1998.
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
Turismo de Natureza: “o produto turístico composto por estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de áreas protegidas. O Turismo de Natureza desenvolve-se segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação ambiental que permitam contemplar e desfrutar o património natural, arquitectónico, paisagístico e cultural, tendo em vista a oferta de um produto turístico integrado e diversificado”. DL nº 56/2002 de 11 de Março de
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
1. Zonas Protegidas - herança natural e cultural 2. Fenómeno turístico recente - controlo através de Sistema de Regras de funcionamento rígido 3. Função pedagógica 4. Obrigatoriedade de retorno financeiro vs capacidade de carga reduzida
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
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2. O Marketing de Turismo de Natureza
Marketing: “a arte suprema de criar valor para o cliente” Kotler in ICEP, 2002, p. 86 Marketing Turístico - Criação de valor: Fornecedores Comunidade de acolhimento Clientes Intermediários Meio ActividadeTurística
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2. O Marketing de Turismo de Natureza
Marketing: “processo de planear e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, originando trocas que satisfazem os objectivos individuais e das organizações” American Marketing Association (in ICEP, ibidem)
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2. O Marketing de Turismo de Natureza
Ética da Preservação: Aumentar a sensibilidade aos recursos naturais Maximizar os efeitos económicos para as populações locais Encorajar a sensibilidade cultural Minimizar os impactes negativos sobre o ambiente (Ryel e Grasse, 1991)
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
Elementos principais do Marketing Mix: Produto Preço Distribuição Promoção
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Produto: Atracções - biodiversidade + cultura Infraestruturas disponíveis 1. Integração dos Parques Naturais numa Região mais vasta 2. Definição de zonas 3. Cooperação entre o sector público e o privado
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Política de preços = responsabilidade de educação ambiental
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Preço: Política de preços = responsabilidade de educação ambiental Enriquecimento do produto = diversificação Criação de vários produtos = segmentos alvo Vários preços = diferentes mercados/segmentação
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Distribuição: Diversificação de intermediários Plano integrado de distribuição
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Objectivos: promover produtos mais complexos e diversificados promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção) não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing entre outros) ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição agir mercado a mercado diferenciando públicos.
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção: 1. Media 2. Organização de provas/competições ao ar livre 3. Incentivos/Fam Trips 4. Revistas especializadas 5. A Internet, links a sites da especialidade e motores de busca 6. Divulgação directa de material junto de públicos potenciais
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3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção: 7. Produção de material acessório 8. Promover produtos mais complexos e diversificados 9. Promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta 10. Promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção) 11. Não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing, ...) 12. Ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição 13. Agir mercado a mercado diferenciando públicos.
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
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4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
1. Entradas cobradas em função dos itinerários 2. Itinerários distintos: de meio dia, 1 a 7 dias e distancias diferente (amadores/profissionais). 3. Itinerários com diferentes percursos: a cavalo, de burro, de bicicleta, trekking, birdwatching, .... 4. Existência de guias treinados e especializados. 5. Informação interpretativa, centros de visitantes, exposições nos centros de interpretação, livraria, vídeos ou DVDs temáticos, guias e documentação detalhada sobre o parque, o inventário das espécies, itinerários temáticos... (vários idiomas).
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4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
6. Clube dos Amigos do Parque e Clube dos Amigos do Parque Júnior 7. Cursos de educação ambiental e actividades de ATL. 8. Trabalho de voluntariado dos mais jovens - “green volunteers”. 9. Aluguer de equipamentos. 10. Exploração de infraestruturas de apoio/alojamento (partilhada com a população local)
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4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
11. Exploração dos cafés, restauração, lojas de venda de equipamento ligado às actividades 12. Exploração das lojas de souvenirs e de produtos ligados ao parque 13. Produção de Eventos 14. Recolha da opinião dos visitantes – inquéritos e observação directa 15. A certificação ambiental.
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1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões
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Turismo de Natureza = complemento
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza Turismo de Natureza = complemento Plano Geral de Acção base de Desenvolvimento = integração de todos os interveniente de forma coordenada Marketing complexo Objectivos: Educação Preservação do património Património Ambiental e Cultural Criação de dinâmicas de desenvolvimento local e regional integradas Criação de postos de trabalho Melhoria das condições de vida das populações e das infraestruturas
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O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do
ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza
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