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ECOTURISMO O Marketing Turístico:

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1 ECOTURISMO O Marketing Turístico:
a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 07 de Novembro de 2002

2 O Marketing Turístico:
Sumário O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões

3 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza

4 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

5 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
Turismo Sustentável: aquele que se “desenvolve e mantém numa área – ambiente, comunidade – de tal forma e a uma tal escala que garante a sua viabilidade por um período indefinido de tempo sem degradar ou alterar o ambiente (humano e físico) em que existe e sem por em causa o desenvolvimento e o bem estar de outras actividades e processos” Butler (1993) in Partidário, 1998.

6 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
Turismo de Natureza: “o produto turístico composto por estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de áreas protegidas. O Turismo de Natureza desenvolve-se segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação ambiental que permitam contemplar e desfrutar o património natural, arquitectónico, paisagístico e cultural, tendo em vista a oferta de um produto turístico integrado e diversificado”. DL nº 56/2002 de 11 de Março de

7 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
 1. Zonas Protegidas - herança natural e cultural  2. Fenómeno turístico recente - controlo através de Sistema de Regras de funcionamento rígido  3. Função pedagógica  4. Obrigatoriedade de retorno financeiro vs capacidade de carga reduzida

8 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

9 2. O Marketing de Turismo de Natureza
Marketing: “a arte suprema de criar valor para o cliente” Kotler in ICEP, 2002, p. 86 Marketing Turístico - Criação de valor: Fornecedores Comunidade de acolhimento Clientes Intermediários Meio ActividadeTurística

10 2. O Marketing de Turismo de Natureza
Marketing: “processo de planear e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, originando trocas que satisfazem os objectivos individuais e das organizações” American Marketing Association (in ICEP, ibidem)

11 2. O Marketing de Turismo de Natureza
Ética da Preservação:   Aumentar a sensibilidade aos recursos naturais   Maximizar os efeitos económicos para as populações locais   Encorajar a sensibilidade cultural   Minimizar os impactes negativos sobre o ambiente (Ryel e Grasse, 1991)

12 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

13 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
Elementos principais do Marketing Mix:  Produto  Preço  Distribuição  Promoção

14 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Produto: Atracções - biodiversidade + cultura Infraestruturas disponíveis 1. Integração dos Parques Naturais numa Região mais vasta 2. Definição de zonas 3. Cooperação entre o sector público e o privado

15 Política de preços = responsabilidade de educação ambiental
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Preço: Política de preços = responsabilidade de educação ambiental Enriquecimento do produto = diversificação Criação de vários produtos = segmentos alvo Vários preços = diferentes mercados/segmentação

16 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Distribuição: Diversificação de intermediários Plano integrado de distribuição

17 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Objectivos: promover produtos mais complexos e diversificados  promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta  promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção)  não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing entre outros)  ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição  agir mercado a mercado diferenciando públicos.

18 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção:  1. Media  2. Organização de provas/competições ao ar livre  3. Incentivos/Fam Trips  4. Revistas especializadas  5. A Internet, links a sites da especialidade e motores de busca  6. Divulgação directa de material junto de públicos potenciais

19 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza
3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção:  7. Produção de material acessório  8. Promover produtos mais complexos e diversificados  9. Promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta  10. Promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção)  11. Não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing, ...)  12. Ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição  13. Agir mercado a mercado diferenciando públicos.

20 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

21 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
 1. Entradas cobradas em função dos itinerários  2. Itinerários distintos: de meio dia, 1 a 7 dias e distancias diferente (amadores/profissionais).  3. Itinerários com diferentes percursos: a cavalo, de burro, de bicicleta, trekking, birdwatching, ....  4. Existência de guias treinados e especializados.  5. Informação interpretativa, centros de visitantes, exposições nos centros de interpretação, livraria, vídeos ou DVDs temáticos, guias e documentação detalhada sobre o parque, o inventário das espécies, itinerários temáticos... (vários idiomas).

22 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
6. Clube dos Amigos do Parque e Clube dos Amigos do Parque Júnior  7. Cursos de educação ambiental e actividades de ATL.  8. Trabalho de voluntariado dos mais jovens - “green volunteers”.  9. Aluguer de equipamentos. 10. Exploração de infraestruturas de apoio/alojamento (partilhada com a população local)

23 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais
 11. Exploração dos cafés, restauração, lojas de venda de equipamento ligado às actividades  12. Exploração das lojas de souvenirs e de produtos ligados ao parque  13. Produção de Eventos  14. Recolha da opinião dos visitantes – inquéritos e observação directa  15. A certificação ambiental.

24 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões

25 Turismo de Natureza = complemento
O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza Turismo de Natureza = complemento Plano Geral de Acção base de Desenvolvimento = integração de todos os interveniente de forma coordenada Marketing complexo Objectivos: Educação Preservação do património Património Ambiental e Cultural Criação de dinâmicas de desenvolvimento local e regional integradas Criação de postos de trabalho Melhoria das condições de vida das populações e das infraestruturas

26 O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do
ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza


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