A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais Novos espaços,novos desafios..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais Novos espaços,novos desafios.."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais Novos espaços,novos desafios..

2 Os nativos digitais e as redes sociais.. Bob Dylan:… alguma coisa está acontecendo… mas não se sabe o que é… Os analfabetos..os imigrantes,os nativos…

3 Don Tapscott em Grown Up Digital (2009) _os « Boomers »:45-6 anos _a Geração X 27%=33-44 ( 15%) _os da Net Geração:13-32( 27%) _A geração Next : ( 13%)

4 Os elementos para o debate sobre o impacto das redes sociais Ferrán Ramón Cortes (El País):uma hora no Facebook diminui em 24 minutos o contato pessoal. Facebook o grande ladrão de tempo.. Não é possivel ter 700 amigos (o antropólogo Dunbar fala de no máximo 147)

5 O debate (cont.) Nick Carr What the Internet is doing to our Brains (2010)…alterações na consolidação da memória a longo prazo..a base mesma da inteligência e da criatividade.(Sócrates o mesmo sobre a escritura…) Os perigos da aceleração (Helmut Rosa)

6 O debate (cont.) O ponto de vista de Mark Prensky: nas redes sociais, todos podem conseguir a « sabedoria digital »,o poder cognitivo, a solução de problemas complexos, além da adição de capacidades cognitivas…

7 Os resultados concretos.. Considerar as resistências afetivas,lingüísticas,icônicas… Para os nativos digitais, as redes sociais favorecem, « la Comédie du Bonheur »(a Comédia da Felicidade), a velocidade a pesquisa de aprovação…apagam em certa medida as diferenças sociais.

8 Os resultados observados.. Tapscott: os nativos digitais demostram qualidades de lealdade e iniciativa, mas os resultados são melhores quando conseguem se entender com os mais velhos.

9 Outras observações Elementos descritivos para o debate: Palfrey e Gasser em Nascido Digital (2008) cético :Michael Welsch:na realidade há poucos « autênticos nativos » crítico : Nicholas Carr e Sue Bennett (British Journal of Educational Technology): as mesmas variações e diferenças…

10 As conseqüências para a EAD Nos países da Europa há uma forte necessidade do « blended learning » para os chamados « nativos »:só 1,4% das casas não têm computador,20 milhões de casas têm ADSL e 33,9% têm dois computadores em casa.. Na América Latina o « boom » passa pelos celulares, Ipads etc…

11 As conseqüências (cont) Estender os espaços…com o uso de ferramentas individuais, os celulares,as máquinas simples …Prof.Kim (Stanford) e a experiência com as crianças de familias de imigrantes no campo Na área da matemática (Prof Miguel Nussbaum (PUC Chile) fomentar com as ferramentas portáteis uma cultura da aprendizagem mista individual e em pequenos grupos antes da imersão no FacebooK.

12 As conseqüências (cont) Flexibilizar os ritmos..A aceleração dos estudos,da vida através das redes e interações não facilita a aprendizagem.(Hartmut Rosa)


Carregar ppt "Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais Novos espaços,novos desafios.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google