A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEGENERAÇÃO OU LESÃO CELULAR REVERSÍVEL. SÃO COMPATÍVEIS COM A VOLTA DA CÉLULA À NORMALIDADE APÓS ELIMINADA SUA CAUSA. SÃO LESÕES DECORRENTES DE ALTERAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEGENERAÇÃO OU LESÃO CELULAR REVERSÍVEL. SÃO COMPATÍVEIS COM A VOLTA DA CÉLULA À NORMALIDADE APÓS ELIMINADA SUA CAUSA. SÃO LESÕES DECORRENTES DE ALTERAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 DEGENERAÇÃO OU LESÃO CELULAR REVERSÍVEL

2 SÃO COMPATÍVEIS COM A VOLTA DA CÉLULA À NORMALIDADE APÓS ELIMINADA SUA CAUSA. SÃO LESÕES DECORRENTES DE ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS QUE RESULTAM NO ACÚMULO DE SUBSTÂNCIAS NO INTERIOR DAS CÉLULAS.

3 ADAPTAÇÃO CÉLULA DESEQUILÍBRIO LESÃO REVERSÍVEL MORTE CELULAR ALTERAÇÃO INIBIR ENZIMAS ACÚMULO SUBSTRATO BIOQUÍMICA ALTERAR ENZIMAS SÍNTESE SUBSTÂNCIAS ACÚMULO ANÔMALAS AGRESSÃO

4 # DEGENERAÇÕES SÃO CLASSIFICADAS DE ACORDO COM O ACÚMULO DE SUBSTÂNCIA: -ACÚMULO DE ÁGUA E ELETRÓLITOS DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA -ACÚMULO DE PROTÉINAS DEGERAÇÃO HIALINA -ACÚMULO DE LIPÍDEOS ESTEATOSE -ACÚMULO DE CARBOIDRATOS GLICOGENOSES

5 DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA -LESÃO CELULAR REVERSÍVEL CARACTERIZADA PELO ACÚMULO DE ÁGUA E ELETRÓLITOS. - É A LESÃO CELULAR MAIS COMUM.

6 A DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA É PROVOCADA POR TRANSTORNO NO EQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO QUE RESULTAM EM RETENÇÃO DE ÁGUA E ELETRÓLITOS NAS CÉLULAS. UM DOS SISTEMAS QUE REGULA EQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO É A BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO. É A RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES IÔNICAS DE SÓDIO E POTÁSSIO.

7 A BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO É UMA PROTÉINA QUE ATRAVESSA A MENBRANA PLASMÁTICA EM TODA SUA ESPESSURA. DEPENDE DE ATP COMO FONTE ENERGIA.

8 QUALQUER ALTERAÇÃO NOS SISTEMAS: -- ATP E MENBRANA -- COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DA BOMDA. ALTERA PRODUÇÃO/ CONSUMO DE ATP AGRESSÃO INTERFERE INTEGRIDADE MENBRANA MODIFICA ATIVIDADE DE MOLÉCULASQUE FORMAN A BOMBA

9 # SITUAÇÕES QUE LEVAM UMA REDUÇAÕ NO FUNCIONAMENTO DA BOMBA SÓDIO E POTÁSSIO: -HIPOXIA; -CIANETO; -HIPERTEMIA; -DESNUTRIÇÃO;

10 # SITUAÇÕES QUE LEVAM A ALTERAÇÕES NA INTEGRIDADE DA MENBRANA: -TOXINAS MICROBIANAS; -RADICAIS LIVRES;

11 # SITUAÇÕES QUE LEVAM A ALTERAÇÕES NA BOMBA SÓDIO E POTÁSSIO: -SUBSTÂNCIAS INIBIDORAS DA ATPase Na+/K+ (OUABAÍNA- UTILIZADA NI TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA)

12 AGRESSOR RETENÇÃO SÓDIO REDUÇÃO POTÁSSIO AUMENTO DA PRESSÃO OSMÓTICA INTRACELULAR ENTRADA DE ÁGUA NO CITOPLASMA EXPANSÃO DA CÉLULA DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA MECANISMO DA DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA

13 DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA OS ORGÃOS AUMENTAM DE PESO E VOLUME, AS CÉLULAS SÃO MAIS SALIENTES É A COLORAÇÃO MAIS PÁLIDA, POR QUE AS CÉLULAS AUMENTADAS DE VOLUME COMPRIMEM OS CAPILARES E DIMINUEM A QUANTIDADE DE SANGUE PARA O ORGÃO.

14 NORMAL

15 Observamos um corte de tecido dentário em que se evidencia o tecido pulpar e a dentina (D). O tecido pulpar apresenta grandes espaços em branco indicativos de processo degenerativo do tipo hidrópico. As células que compõem a polpa exibem acúmulo de água.

16 Maior aumento da foto anterior, em que se nota o deslocamento do núcleo celular devido ao acúmulo hídrico


Carregar ppt "DEGENERAÇÃO OU LESÃO CELULAR REVERSÍVEL. SÃO COMPATÍVEIS COM A VOLTA DA CÉLULA À NORMALIDADE APÓS ELIMINADA SUA CAUSA. SÃO LESÕES DECORRENTES DE ALTERAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google