A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora) Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora) Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora) Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda Cavalcanti

2

3 O espaço e suas representações ESPAÇO GEOGRÁFICO: é aquele produzido pela sociedade de acordo com o nível de desenvolvimento e com os sistemas econômicos e sociais dominantes; ele é produzido visando alcançar determinados fins, aqueles que interessam ao sistema ou à formação econômico-social dominante.

4 Lugar O lugar são pontos existentes na terra onde se desenvolvem as práticas cotidianas e tendo como característica de identidade e pertencimento do indivíduo. Vida cotidiana Local X global

5 Paisagem Santos (1988)define paisagem da seguinte forma: Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que avista abarca. Não e formada apenas de volume, mas também de cores, movimentos,odores, sons etc.

6 O que é cartografia A cartografia é a ciência que trata dos estudos e operações tanto científicas e técnicas, quanto artísticas, relacionadas à elaboração e utilização das cartas (ou mapas) de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala.

7 Conceitos importantes para alfabetização cartográfica - visão oblíqua e visão vertical; - imagem tridimensional, imagem bidimensional; - alfabeto cartográfico: ponto, linha e área; - construção da noção de legenda; - proporção e escala; - lateralidade/referências, orientação.

8 Lateridade ou horizontalidade Visão Horizontal: Conceito: Visão que permite uma vista lateral do objeto observado. Características: Proporciona a observação da altura Permite uma observação frontal do objeto O ponto de vista cotidiano das pessoas é horizontal Não permite observação da parte superior do objeto Ex.: quadros que retratam alguma paisagem

9

10

11 Lateridade

12 Visão oblíqua Conceito: Visão que permite uma vista panorâmica do objeto. Características: Permite a observação do corpo e da parte superior do objeto mas não sua altura. Visão angular da superfície Ex: visão de um observador localizado num nível mais alto àquele da paisagem observada.

13

14

15 VISÃO VERTICAL Conceito: Visão que permite uma vista de cima para baixo Características: Apenas se observa a parte superior do objeto Não se permite uma visualização lateral nem a altura do objeto. É a partir dessa visão que os mapas são elaborados. Ex.:Paisagem observada de um avião.

16 Visão vertical

17

18

19 Atividades para casa 1-Pedir para os discentes que tragam uma foto ou desenhe o seu quarto ou qualquer cômodo da casa, ou foto de sua rua, numa visão lateral oblíqua, vertical.

20 Referências isao-vertical-visao-obliqua-visao.html isao-vertical-visao-obliqua-visao.html


Carregar ppt "Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora) Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google