A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e manutenção do CTM Integração dos Sistemas de Informação Utilização do Geo na Manutenção Cadastral Reestruturação da Manutenção Cadastral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e manutenção do CTM Integração dos Sistemas de Informação Utilização do Geo na Manutenção Cadastral Reestruturação da Manutenção Cadastral."— Transcrição da apresentação:

1

2 Organização e manutenção do CTM Integração dos Sistemas de Informação Utilização do Geo na Manutenção Cadastral Reestruturação da Manutenção Cadastral Ações de Atualização Cadastral e resultados Visão de futuro

3

4 Levantamento aéreo em 1989; Consolidação da base digital 1992 Grupo de compatibilização de lote 1999 Georreferenciamento do IPTU 2004

5 Organizado em layers; Manutenção centralizada; Gestão: Geo Corporativo Quadras Malha Urbana Hidrografia Bairros Planimetria Altimetria Imagem Dados Básicos CorporativosDados Temáticos Departamentais Organizado em layers, mapas temáticos, etc; Manutenção descentralizada; Gestão: Geo Corporativo/ Produtor IPTU Saúde Zoneamento Circulação Áreas Verdes Limpeza

6 IMAGEM Criar política de atualização de imagem a partir de novo levantamento aéreo (2007/2008); Órgãos reguladores iniciais: PRODABEL, Finanças, Regulação Urbana, Obras Estrutura na Secretaria de Governo: Geo Corporativo e a Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada

7 DADOS Convênios com Produtores de Informação 2002 a 2008: Convênio de Cooperação Técnica. Participantes: COPASA, CEMIG, ECT, UFMG, IBGE, IGA, PMMG, CBTU, TJMG, CMBH, outros. 2009: Lei GGIU (Grupo de Gestão de Informação Urbanística). Participantes: técnicos do legislativo e executivo municipal, órgão executivo da região metropolitana de BH, órgãos e entidades da administração direta e indireta e das concessionárias de serviço público.

8

9 Implantação de Sistema Integrado ao Geo; Atualização da Base Geográfica e dos Dados Cadastrais; Desenvolvimento de ferramentas de seleção e preparação do trabalho de campo; Reformulação da Manutenção Cadastral do IPTU.

10

11 Informações georreferenciadas: Região Homogênea (PVG); Zona de Uso; Infraestrutura Urbana; Endereço

12 CTM X IPTU Projeto Inscrição Imobiliária no Geo Lotes não localizados: Localizados em vilas e favelas: Localizados em logradouros: Localizados fora do Município: 282 Lotes não cadastrados:

13 Tabela 1 Cancelamento dos Lançamentos em Dívida Ativa dos Imóveis com Problema de Localização Fonte: PRODABEL, 2006

14 Informações Georreferenciadas ligações de água, ligações de esgoto, de iluminação, de telefone, de meio fio, de pavimentação, revisões frequência de coleta, zonas de uso revistas

15 * Foi considerada a última posição do lançamento de 2006 Fonte: PRODABEL, 2006 Tabela 2 Efeito das Informações de Infra-Estrutura no SIATU em 2007 Acréscimo 2008 = R$ ,66

16

17 Projeto Aerolevantamento atualização da base cartográfica do Município baseada em imagens aéreas; levantamento da infraestrutura (hardware, software e pessoal) para sustentação da solução; estabelecimento de uma política de manutenção desta base e gestão compartilhada.

18 Produtos: ORTOFOTOCARTA 1:2.000 DIGITAL IMAGENS HIPSOMÉTRICAS ATUALIZAÇÃO PLANIMÉTRICA 1:2.000

19 APLICATIVO GERAÇÃO CROQUI Motivação: Prover uma ferramenta capaz de estimar a área construída de uma edificação; Permitir a manipulação de dados geográficos pelo próprio usuário; Permitir análises de dados geográficos sem a utilização de um SIG. Plataforma tecnológica Plataforma Java EE / JSP, PL/SQL (Oracle Spatial 10G); Ambiente Web

20

21 USO: Seleção dos lotes que serão desenhados:

22 Tipos de croquis Croqui da Quadra : Bairro; As ruas que contornam a mesma; O código CTM e o número IPTU do mesmo; Destaca os lotes selecionados pelo usuário.

23 Tipos de croquis Croqui do Lote : As edificações contidas no mesmo; O código CTM e o código IPTU; Os comprimentos do lote e das edificações; A área do lote e das edificações.

24

25

26

27

28 Tipos de croquis Croqui do Lote : As edificações contidas no mesmo; O código CTM e o código IPTU; Os comprimentos do lote e das edificações; A área cadastrada, a área planimétrica e a área altimétrica; O número de pavimentos de cada segmento das edificações.

29

30

31 Motivações: Baixa produtividade do modelo anterior; Baixo impacto na arrecadação; Último Recadastramento Imobiliário: 1994; Ausência de mecanismos de controle.

32 Auditores Fiscais: Coordenação do trabalho de preparação e de campo; Intimações e casos complexos; Controle de qualidade. Estagiários de engenharia/arquitetura Preparação do trabalho de apuração; Apuração de campo; Inserção de dados e geração do croqui digital.

33 Aumenta a produtividade do trabalho de campo; Possibilita o monitoramento da expansão da cidade; Produz incremento de arrecadação; Flexibilidade da mão-de-obra de acordo com a demanda.

34 Croqui do Imóvel: Anexado em cada apuração realizada Gerado em CAD Foto da frente e lateral do imóvel

35 Como Funciona? O aplicativo gera um arquivo CAD (extensão DXF), chamado arquivo base, contendo o lote e suas edificações; O lote e gravado em uma camada e as edificações em outra; As atualizações deverão ser feitas em cima do arquivo base; O aplicativo lê o arquivo DXF modificado e atualiza a camada de croquis de edificações com as atualizações realizadas pelo usuário.

36

37 Total de imóveis apurados: Critérios de Seleção: Diferença de área planimétrica > 15%; Diferença de área altimétrica > 15% Excluir sala e apartamento Critérios de Carregamento : Não ter alteração em 2010 e 2011 Diferença apurada > 15%. Caso menor, alterar apenas características (caso não estejam preenchidas no cadastro); Não alterar se ano construção menor que o do cadastro Economia Mista lançada como parte residencial e não residencial

38

39

40 CTM Inscrição Imobiliária ABRANGÊNCIA DA INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA

41 Tabela 1- Lotes Novos e Valor Agregado Tabela 2- Imóveis Alterados e Valor Agregado

42 BAIRRO NOVO SANTA CECÍLIA

43

44

45 Efetivação da política de atualização de imagem; Comparação entre imagens de forma automática; Montagem de mapas para acompanhamento das transformações na cidade; Planejamento das ações de campo.

46 Imagem 2007 – Aerofotogrametria Imagem 2012 – Satélite

47 Criar uma infraestrutura de comunicação de dados de alto desempenho, buscando agilizar e otimizar os processos de manutenção cadastral; Operação a partir de equipamentos eletrônicos portáteis de coleta de dados; Aumento da eficiência e produtividade, gerando diminuição de custos em conjunto com o aumento na qualidade das informações coletadas.

48

49 FIM


Carregar ppt "Organização e manutenção do CTM Integração dos Sistemas de Informação Utilização do Geo na Manutenção Cadastral Reestruturação da Manutenção Cadastral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google