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Bacharelado em Design – DADIN – UTFPR Prof. CHRISTIANE OGG Projeto de Sistemas De Produto.

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1 Bacharelado em Design – DADIN – UTFPR Prof. CHRISTIANE OGG Projeto de Sistemas De Produto

2 Um sistema (sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de elementos e as relações entre eles. A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência.

3 Objetivo : Sinergia ( trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função) entre Design de Produto, Design Gráfico, Design de serviços, Gestão do design...

4 aspectos do processo de design qualidade inovação de produtos processos e serviços proposição de novas formas de ver o mundo. formas de ver o mundo o produto não é o único bem que a empresa comercializa, mas sim todo o processo que a ela se vincula.

5 fazer diferente para não ser apenas mais um. superar a expectativas do cliente; atrair preferências; estabelecer estratégias adequadas; desenvolver novos produtos; encontrar soluções inovadoras para os problemas; quebrar paradigmas; mudar comportamentos.

6 Olhar o produto... uso principal e específico operacionalidade ergonomia níveis de informação estético – formal imagem simbólica técnicos e tecnológicos materiais sistema construtivo sistema de fabricação normalização criatividade e design mercado inovação qualidade

7 Projeto de Sistema de Produto EMENTA Desenvolvimento de projeto de sistema de produto Pesquisa e desenvolvimento de projeto de sistema de produtos, segundo bases metodológicas, e focando nos seguintes conceitos: - técnicos e tecnológicos - matéria prima - sistema construtivo e de fabricação - ergonomia - normalização - mercado - ciclo de vida - usabilidade - forma e função - níveis de informação - imagem simbólica - inovação - sustentabilidade - cultura e identidade - criatividade CONTEÚDO

8 Compo sição 1 Metod. de Projeto de Design Compo sição 2 Projeto de Sistema visual Projeto de Sistema de produto Projeto de Sistema de Design

9 4 5 Projeto de Sistema visual Projeto de Sistema de produto Ergonomia 3 Fundamentos de Interação Modelo Digital 1 Gestão de Design Materiais Expressivos 2 Teoria do Design 2 Ergonomia 2 Perspectiva 2 Fotografia Processo e Produção Gráfica 3 Materiais Expressivos 1 Teoria do Design 1 Semiótica História da Técnica e da tecnologia Gesso,Cerâmica, polímeros Design operacional e estratégico Design emocional Analise da tarefa Movimentos 3D

10 Sistema de avaliação Primeira parcial – Pesquisa, desenvolvimento,escolha da alternativa e mock-up 5 pontos Segunda parcial – Desenho técnico, Identidade Visual, embalagem, modelo ou protótipo e monografia. 5 pontos Avaliação de: aspectos técnicos e tecnológicos, matéria prima, sistema construtivo e de fabricação, ergonomia, normalização, mercado, ciclo de vida, Usabilidade, forma e função, níveis de informação, imagem simbólica, inovação, Sustentabilidade, cultura e identidade, criatividade. Haverá uma avaliação da turma (20%) e uma avaliação do professor (80%)

11 Proposta de projeto – Desenvolver um sistema de produtos (3 unidades) utilizando a cerâmica como material principal (podem ser utilizados outros materiais tais como madeira, metal, fibras ou polímeros), cocção, preparo ou serviço de alimentos quentes. -Desenvolver um produto para público alvo previamente identificado [selecionado pelos alunos – pode ser doméstico ou HORECA( hotéis, restaurantes e catering)]. - Identificar necessidade e perfil deste público. (ao qual os alunos não devem pertencer) -Verificar, junto ao público alvo, seus hábitos de vida, tendências de comportamento e necessidades, anseios e desejos. -Explorar o conceito do produto visando obter uma linha de produtos COM INOVAÇÃO: formal, funcional e que tenha referências no hábito culinário BRASILEIRO (mesmo que com influências provenientes de outras etnias e culturas). O publico alvo pode ser um grupo de pessoas com forte similaridade de comportamento como jovens adolescentes (da tribo X), idosos (perfil Y), jovens casais (classe A) famílias consolidadas (classe C) ou Surfistas Prata (homens de meia idade gourmets) ou também um negócio – estabelecimento comercial relacionado ao segmento HORECA ( hotéis, restaurantes e catering), neste caso pode ser analisada uma pousada (ecológica) um hotel ( classe A), uma cantina, um bar (para comidas estilo Y), um restaurante ( de comidas típicas tipo Z), serviço de bordo de navio ou barco, entre outros.

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