A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Developed by Virtutech Apresentação feita por: Carlos Ferreira Inês Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Developed by Virtutech Apresentação feita por: Carlos Ferreira Inês Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Developed by Virtutech Apresentação feita por: Carlos Ferreira Inês Ramos

2 1º Parte – Introdução ao Simics O que é ? Para que serve ? Benefícios da sua utilização 2º Parte – Extras do Simics Device Modeling Language Demonstração

3 1º Parte

4 Situação existente Aumento da complexidade dos sistemas electrónicos. Processo de desenvolvimento de sistemas focado no hardware. Necessidade de adopção de técnicas de debugging mais eficientes e económicas. Em relação ao hardware... Software tem de ser testado num sistema cujas características coincidam minimamente com as do produto de hardware final. Hardware final pode estar a meses do seu lançamento!!! Dificil detecção de bugs de hardware.

5 Simics: O que é ? Simics não é igual ao VirtualBox ou VMWare!!! Solução de software que modela sistemas electrónicos e fornece uma versão virtual do hardware final. O hardware final opera num ambiente virtual. Permite correr o software desenvolvido no ambiente virtual, cujos efeitos serão reflectidos de forma similar na máquina final. Solução: Sistema virtual: – Permite emulação do Hardware. – Desenvolvimento de software sobre esta plataforma. – Custo mais baixo de desenvolvimento.

6 Simics Hindsight Usado no desenvolvimento e teste de software para correr código, efectuar debug. É determinístico (com execução e debug reversíveis). Simics Model Builder Plataforma de desenvolvimento usada para criar os modelos dos dispositivos e as configurações da máquina. Os modelos de dispositivos podem ser combinados numa plataforma virtual de complexidade arbitrária.

7 Simics Ethernet Networking Providencía conectividade entre os sistemas virtuais numa simulação. Conecta os sistemas virtuais a uma rede física. Simics Accelerator Providencia escalabilidade e velocidade de execução tirando partido de multiprocessadores e multicore hosts.

8 Simics Virtual Platform O modelo do hardware final que vai ser simulado. A plataforma virtual do Simics pode ser tão simples ou complexa quanto o sistema físico final. Este pode conter desde um simples CPU e uma RAM a uma rede complexa de computadores e sistemas.

9 Exemplos de SOs usados em simulações Linux (qualquer distribuição) VxWorks Windows (Mobile, XP, Vista) Solaris BSDs (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e outros) Muitos mais…

10 Exemplos de simulação MotherBoards Processadores (single/dual/quad/N core) Sistemas heterogéneos SoC (System on Chip) Inter-System Communications (USB, FireWire, Serial, SATA, etc)

11 Função: Desenvolvimento de plataformas Possibilidade de visualizar o estado dos registos do processador/dispositivos durante o debug. Permite determinar onde ocorrem os erros (software ou hardware). O hardware virtual corre o mesmo software binário que o sistema físico final.

12 Função: Desenvolvimento de aplicações Escalabilidade O debug é feito tomando o sistema como um todo. Possibilidade de restauro do estado actual do processador/dispositivos. Permite gerar interrupções. Profiling do código.

13 Função: Integração e teste do sistema Tarefas realizadas em paralelo (Incremental integration) Problemas identificados mais rapidamente com resolução mais fácil e menos custosa. Integração e testes contínuos identificam problemas mais cedo Quando é detectado um bug, o estado de uma dada simulação pode ser empacotado e enviado por email a engenheiros de software para futuras correcções.

14 Função: Gestão do projecto Paralelização das fases de desenvolvimento (redução do tempo das actividades críticas e do tempo total do projecto) Defeitos descobertos/solucionados mais cedo. Maior quantidade de defeitos descobertos (melhor qualidade do produto final). Redução dos custos Redução do tempo de desenvolvimento e minimização do uso de hardware.

15 Benefícios gerais: Agilidade Flexibilidade Desenvolvimento prévio do software/hardware Redução de riscos no projecto Redução dos custos do projecto

16 2º Parte

17 Linguagem usada para modelar Hardware de forma Eficiente Características Principais: Não é uma linguagem de uso geral! Possui uma sintaxe expressiva adaptada ás necessidades da programação do modelo de dispositivos. Linguagem Modelar baseada em Objectos É mais compacta. O compilador converte o código DML em código C que será posteriormente compilado para código máquina. Providencía maior rapidez durante a simulação.

18 Características Especificas: Linguagem Imperativa, Declarativa, Orientada por Objectos Objectos contêm Métodos e Parâmetros objectos dispositivos, registos, memórias, etc Contém Logger interno A parte algorítmica é uma extensão do subset do ISO C Palavras reservadas do ISO/ANSI C estão reservadas em DML (int, float, etc) Comportamento do DML similar com SystemC

19 // A very simple device dml 1.0; device simple_device; import "io-memory.dml"; bank b { register r0 size 4 @0x0000 { method read() -> (value) { log "info": "Hello, bus!"; } Um pequeno exemplo de código DML Comentário Versão da linguagem Nome deste dispositivo Standard Library import Banco de Registos Nome do registo, tamanho e offset Método read() para ler o valor do registro Escreve no log info a msg Hello Bus

20 O Simics é uma solução de software com elevado grau de flexibilidade e escalabilidade que permite modelar sistemas electrónicos com elevada performance e fidelidade. Fornece ás corporações os meios necessários ao melhoramento do processo de desenvolvimento dos seus produtos. As empresas produzem mais, melhor e a menor custo. Complementaridade MIECT – MIEET – Engenheiros de MIEET preocupam-se em optimizar o hardware. – Engenheiros de MIECT preocupam-se em optimizar o software. – O desenvolvimento em paralelo permite ambos encontrarem-se no final do projecto, para a junção de ambos os resultados.

21 Simics está disponível em http://www.virtutech.com/http://www.virtutech.com/ Licenças Académicas Gratuitas !!! E agora vamos a uma pequena demonstração…


Carregar ppt "Developed by Virtutech Apresentação feita por: Carlos Ferreira Inês Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google