A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão: Alguns Conceitos Básicos. > Um conceito de Geografia > Orientação > Localização > Fusos Horários > Distribuição de Calor na Terra e Zonas Térmicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão: Alguns Conceitos Básicos. > Um conceito de Geografia > Orientação > Localização > Fusos Horários > Distribuição de Calor na Terra e Zonas Térmicas."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão: Alguns Conceitos Básicos

2 > Um conceito de Geografia > Orientação > Localização > Fusos Horários > Distribuição de Calor na Terra e Zonas Térmicas > Cartografia > Curvas de Nível > Geomorfologia > Climatologia > Hidrologia > Vegetação

3 Geografia Geografia Geo = Terra Geo = Terra Grafia = Escrita Grafia = Escrita Descrição da Terra (histórico) Descrição da Terra (histórico) Terra = Espaço Terra = Espaço Espaço Geográfico (?) Espaço Geográfico (?)

4 Espaço Geográfico Espaço Geográfico conjunto indissociável sistema de objetos e sistema de ações conjunto indissociável sistema de objetos e sistema de ações revela as práticas sociais dos grupos que nele produzem lutam, sonham, vivem revela as práticas sociais dos grupos que nele produzem lutam, sonham, vivem é o espaço utilizado é o espaço utilizado o uso do território categoria de análise o uso do território categoria de análise Lugar Lugar dimensão prático-sensível dimensão prático-sensível porção do espaço porção do espaço para vida, vivido, reconhecido, cria identidade para vida, vivido, reconhecido, cria identidade ocorre relações de consenso e conflito, dominação e resistência ocorre relações de consenso e conflito, dominação e resistência base da representação da vida, cidadania base da representação da vida, cidadania

5 Paisagem Paisagem caráter social caráter social unidade visível do arranjo espacial unidade visível do arranjo espacial percebida pelos sentidos percebida pelos sentidos senso comum X seletivo organizado senso comum X seletivo organizado natural, humana, rural, urbana... natural, humana, rural, urbana... Território Território o definido e delimitado por e a partir das relações de poder o relações entre agentes interferindo na gestão do espaço o projetos e práticas concretas, funcional, simbólica e afetiva

6 Escala cartográfica representação do espaço, mapas, matemática geográfica ênfase ao fenômeno espacial distribuição dos fenômenos + complexo cidadania = várias escalas local, regioanl, nacional estratégia de apreensão da realidade dimensão + fenômeno

7

8 Orientação

9

10

11 (Ufg) Observe o mapa a seguir. SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, p.114. [Adaptado]. A leitura e a interpretação do mapa, por meio da análise da rede geográfica e dos pontos de referência, indicam que o município de Sabará localiza-se a) ao Norte de Belo Horizonte e ao Sul de Caeté. b) a Oeste de Nova Lima e a Leste de Santa Luzia. c) a Leste de Belo Horizonte e a Oeste de Caeté d) a Oeste de Raposos e a Leste de Santa Luzia. e) ao Sul de Raposos e ao Sul de Taquaraçu de Minas.

12

13 Localização

14

15

16 (Unicamp) A imagem abaixo mostra um local por onde passa o Trópico de Capricórnio. Sobre o Trópico de Capricórnio podemos afirmar que: a) É a linha imaginária ao sul do Equador, onde os raios solares incidem sobre a superfície de forma perpendicular, o que ocorre em um único dia no ano b) Os raios solares incidem perpendicularmente nesta linha imaginária durante o solstício de inverno, o que ocorre duas vezes por ano. c) Durante o equinócio, os raios solares atingem de forma perpendicular a superfície no Trópico de Capricórnio, marcando o início do verão. d) No início do verão (21 ou 22 de dezembro), as noites têm a mesma duração que os dias no Trópico de Capricórnio.

17 Com base na figura a seguir e assinale a alternativa correta. Coordenadas geográficas do globo. a) O ponto B situa-se no paralelo 40o N e 80o W de Greenwich. b) O ponto C está situado a 20o de latitude Sul e a 40o de longitude oeste c) Os pontos A e B estão situados nos hemisférios oriental e setentrional. d) O ponto D está situado a 10o ao sul do Equador e 20o do hemisfério ocidental. e) Os pontos A e C situam-se nos hemisférios ocidentais e os pontos C e D encontram-se nos hemisférios boreais ou austrais.

18 Fusos horários

19

20

21

22 (UNESP) O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos. A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, respectivamente, nos seguintes horários: a) 22h; 20h30; 21h; 19h. b) 20h; 21h30; 21h; 22h. c) 21h; 22h30; 20h; 22h. d) 18h; 22h30; 20h; 19h. e) 20h; 19h30; 21h; 22h

23 Distribuição de calor e zonas térmicas

24

25

26

27 (UCP) Observe a figura a seguir. Zonas Climáticas da Terra As Regiões ou Zonas Temperadas, em termos climáticos, são aquelas que estão situadas entre os trópicos e os círculos polares. Com relação às Zonas Temperadas da terra, é correto afirmar que a) a Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, porque é constituída, em sua maior parte, de terras emersas, enquanto, no sul, as terras emersas ocorrem apenas no extremo sul da África, parte da América do Sul e Oceania b) a Zona Temperada Norte está situada entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico, onde o clima temperado é caracterizado pela forte ocorrência de neve no inverno. c) o clima Temperado Continental, entre as latitudes de 45º e 55º, aproximadamente, possui verões moderadamente quentes e os invernos são amenizados pelas correntes marítimas. d) a vegetação predominante nos domínios do clima Temperado são os campos e as florestas intertropicais que, no inverno, costumam ficar cobertas pela neve. e) as Zonas Temperadas da Terra possuem a vegetação original bastante preservada, tendo em vista a fraca ocupação humana nessas áreas em virtude dos rigores do clima.

28 (Ucpel) Com relação a figura podemos afirmar que: 1. o movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica. 2. ela representa o movimento da terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano. 3. os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro. 4. o solstício é um período em que as noites são iguais Aos dias. 5. no verão do hemisfério sul, é possível considerar que a incidência dos raios do sol na superfície da terra é praticamente perpendicular. Estão corretas: a) 2, 3 e 5 b) 1, 2, 3, 4 e 5. c) 2, 3 e 4. d) 1, 2 e 3. e) 2, 4 e 5.

29 Cartografia

30 Globo mais fiel Mapa: nome legenda convenções indicação para o norte projeções escala cartográfica

31 ERROS NAS PROJEÇÕES + CONFORMES = ÂNGULOS CORRETOS + EQUIVALENTES = ÁREAS PROPORCIONAIS + EQUIDISTANTES = DISTÂNCIAS CORRETAS

32

33

34 População Mundial

35

36 (Unimontes) Observe a figura. A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em a) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano b) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano. c) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano. d) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.

37 Os sistemas de projeção são indispensáveis para a elaboração de qualquer tipo de mapa. Com relação a esse assunto, observe o mapa a seguir e assinale o sistema de projeção correspondente. a) Projeção Poligonal. b) Projeção Azimutal Equidistante Polar c) Projeção Cilíndrica. d) Projeção Policônica. e) Projeção Ortogonal.

38 (MACK) De acordo com a representação cartográfica acima, está correto afirmar que a) Trata-se de uma projeção cilíndrica conforme, que representa a realidade espacial com extrema fidelidade, graças às novas tecnologias. b) Corresponde a uma abordagem cartográfica que contraria as tradicionais visões eurocêntricas, com amplo destaque aos países do Sul, subdesenvolvido. c) Traduz a nova configuração de uma ordem multipolar, em que os países que compõem o BRICS aparecem com amplo destaque, proporcional à sua importância econômica. d) Exemplifica a projeção de Peters, em que se podem ver os países em relação ao seu peso demográfico e) Demonstra uma distorção deliberada, chamada anamorfose, em que podemos diferenciar os países de acordo com seus recursos hídricos

39

40 (Unifei) Em um mapa rodoviário de escala não definida, a distância entre duas cidades é de 10 cm. Considerando que a distância real entre ambas é 150 km, a escala do mapa é de: a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: (Univale) Em um mapa de escala 1: , quantos centímetros serão necessários para representar uma reta de 150 km reais? Assinale: a) 20. b) 2. c) 50. d) 5 e) 0,2.

41 Mapas e Ideologia

42

43

44

45 UESPI) Todo mapa é confeccionado num determinado sistema de projeção. Observe o mapa a seguir e assinale o tipo de projeção em que foi desenhado. a) Cônica. b) Cilíndrica c) Policônica. d) Circular. e) Esférica.

46 Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reação simbólica dos países subdesenvolvidos – o Sul geoeconômico – contra a cartografia tradicional, em especial a projeção de Mercator, que mostra o norte acima do sul e a Europa no centro. Mas essa ideia logo foi abandonada por falta de consistência. Analise as seguintes afirmativas sobre essa questão: I. A projeção de Peters mostra a proporção exata de cada área sem distorcer os seus formatos. II. O impacto político-ideológico de se colocar o sul acima do norte é diminuído ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos países está no hemisfério norte, sendo o sul mais oceânico. III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posição mais correta para analisar um mapa é na horizontal, estando ele sobre uma mesa. IV. A projeção de Peters é melhor para a navegação do que a de Mercator. As afirmativas corretas são: a) I e II. b) II e III c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

47 Curvas de Nível

48

49

50 (Ufma) Com base na figura abaixo, identifique as feições topográficas orientadas pelas direções cardeais e colaterais. a)Terreno íngreme ao sudeste e sudoeste e aplainado ao nordeste. b) Terreno aplainado ao noroeste e íngreme ao sudoeste e leste. c) Terreno íngreme ao oeste e leste e aplainado ao norte. d) Terreno aplainado ao norte e íngreme ao noroeste e sudeste. e) Terreno íngreme ao nordeste e aplainados a oeste e a leste

51 Fim


Carregar ppt "Revisão: Alguns Conceitos Básicos. > Um conceito de Geografia > Orientação > Localização > Fusos Horários > Distribuição de Calor na Terra e Zonas Térmicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google