A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De Nathalie Ferret (10 de Janeiro a 13 de Fevereiro)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De Nathalie Ferret (10 de Janeiro a 13 de Fevereiro)"— Transcrição da apresentação:

1 de Nathalie Ferret (10 de Janeiro a 13 de Fevereiro)

2 ePortfólio Online Learning Designdo Massive Open Online Course de participação no Online Learning Design do Massive Open Online Course

3 I Contextualização

4 Processos Pedagógicos em eLearning A minha participação surge no âmbito da u.c. Processos Pedagógicos em eLearning e como resposta ao desafio lançado, inicialmente, pelo Professor José Mota.

5 O OLDS MOOc - Learning Design for 21th Century Curriculum, é um curso aberto, online, massivo e gratuito que, nesta edição, se destina a todos aqueles que se encontram ligados, de uma forma ou de outra, ao processo de ensino-aprendizagem.

6 É um projeto fundado e sustentado pela JISC e enquadrado pela OULDI.JISCOULDI Conta, entre muitos e para além de todos, com o envolvimento de Personas de destaque, a desempenhar o papel de organizadores/responsáveis/moderadores: Yishay Mor (Senior Lecturer, Educational Technology), Simon Cross, Josh Underwood, Diane Laurillard, Graine Conole Marion Manton, Rebecca Galley, …Yishay Mor (Simon Cross Josh UnderwoodDiane LaurillardGraine ConoleMarion MantonRebecca Galley

7 O curso desenrola-se num ambiente semi-estruturado, fortemente interativo, construtivo e colaborativo de aprendizagem.semi-estruturado, fortemente interativo, construtivo e colaborativo de aprendizagem

8 II Objetivos a atingir

9 R Registar-se no curso; adicionar-se aos grupos no Google; registar-se no Cloudworks; seguir o curso nos vários espaços que vão ser utilizados. E Explorar o site do MOOC e os outros espaços a ser utilizados; ler a secção "The Course" e organizar a agenda de modo a poder participar adequadamente no curso. P Participar no fórum de apoio à atividade para partilhar a sua experiência, colocar dúvidas, dar e obter ajuda, etc. P Participar nas actividades do MOOC. I Ir recolhendo evidências relevantes da participação no MOOC, incluindo os Badges conseguidos, e organizar essas evidências num eportfólio.Badges

10 III A minha participação

11 Até, sensivelmente, meados da terceira semana, o meu envolvimento (embora tímido) correu bem! Enfim…mais ou menos bem… Comecei por dar sinal de presença no curso, no pior, no mais inadequado, sítio possível…numa apresentação feita no prezi do Dr. Yishay Mor!!!

12 Mas bom, depois desta peripécia… Apresentei-me e tentei comunicar com outros participantes no Open Discussion Group. Algumas evidências: https://groups.google.com/forum/#!topic/olds-mooc-open/Wh3lebRUn84 https://groups.google.com/forum/#!topic/olds-mooc-open/tlzibtIJX90 https://groups.google.com/forum/#!topic/olds-mooc-open/1bCPsIDn3O8 https://groups.google.com/forum/#!topic/olds-mooc-open/A242Hz6MAL4 https://groups.google.com/forum/#!topic/olds-mooc-open/-HWmlDXhPB4

13 Criei as minhas cloudworks e cloudspaces. Evidências: courses.html?pagewanted=all courses.html?pagewanted=all

14 Aderi a alguns grupos de redes sociais. Evidências: Facebook- Google+( moderador: Chris Bassom) - https://plus.google.com/communities/ https://plus.google.com/communities/

15 Acompanhei as tarefas semanais agendadas. Considerei mesmo a hipótese de me candidatar a um badge. E até comecei a idealizar, a criar o meu cenário de aprendizagem, com base no template proposto.template A partir daí, algo aconteceu. Senti-me sozinha, no meio de um mar de gente. Senti-me insegura dos meus conhecimentos e sempre à espera de um momento/discussão em que pudesse participar pertinentemente, sem que este me parecesse o ideal, … Nada que não seja inesperado num MOOC.

16 Nada que não seja comum a muitos…. A minha imersão, começou a tomar contornos de uma espécie de voyeurismo indesejável (ou se quisermos, num tom mais suave, de aprendente passiva) e deixou de ser uma agradável, entusiasmante ou profícua experiência. Preferi afastar-me. Embora, ainda assim (e paradoxalmente), tenha acompanhado, por alto, muito graças aos s enviados pelos organizadores, o desenrolar das atividades.

17 III Autoapreciação final

18 Tenho pena de não ter conseguido ainda adaptar o PPC- Pedagogical Patterns Collector - ao meu cenário idealizado, de não ter contactado com user stories e de tanto… que eu fui perdendo.PPCuser stories Embora me tenha aberto caminho para reflexões, comparações e novas aprendizagens sobre ensino- aprendizagem/currículos/desenhos de atividades/…, a minha participação sobrevoou o pretendido, foi incompleta e deixou um sabor amargo de insatisfação. Foi um Curso – Massive, Open e Online - dentro de um outro Curso - Online. Ambos hiper (é mesmo o caso de se dizer) exigentes e absorventes.

19 OBRIGADA Avassalador é o termo que congrega os meus sentimentos/perceções e esta experiência de OLDS MOOC Não consigo encontrar outro. Sim…OBRIGADA!


Carregar ppt "De Nathalie Ferret (10 de Janeiro a 13 de Fevereiro)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google