A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR www.santuarioperpetuosocorro.org.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR www.santuarioperpetuosocorro.org.br."— Transcrição da apresentação:

1 Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR

2 APOCALIPSE 1ª LIÇÃO 1. O Nome do Livro. Significa: REVELAÇÃO. Como o autor faz esta revelação? Através de uma reflexão profunda apoiada na Bíblia e na observação do que estava acontecendo, naquele momento vivido pelos cristãos da Ásia Menor (no atual sudeste da Turquia) em algumas Comunidades.

3

4

5 Quando aconteceu isto? Era o final da era dos Apóstolos e o Cristianismo já estava em quase todo o Império Romano.

6 Qual a forma usada pelo autor? É uma descrição dramática da Vinda de Deus na história de seu povo oprimido para o consolar. Com que finalidade? a) Clarear a situação aflitiva daquelas Comunidades Cristãs, divididas entre si e ameaçadas de extermínio pela perseguição por parte do Império Romano.

7 b) Animar e incentivar a RESISTÊNCIA (em grego se diz Hypomoné, e que é uma palavra-chave para se entender a mensagem do Apocalipse) às ameaças internas e externas. c) Para confortar a fé dos vacilantes, ele acena com a vitória final para os que lavam suas roupas para terem poder sobre a ÁRVORE DA VIDA e para entrarem na cidade pelas portas(22,14). Com isso a mensagem do Apocalipse é de todos os tempos, e continua ajudando os cristãos de hoje.

8 2. Livro Intrigante? Muitos pretendem encontrar nele confirmações para suas idéias ou respostas para seus sonhos e ansiedades no campo religioso. Qual a atitude de um Cristão-Católico diante do Apocalipse? Conhecer as conclusões a que chegaram os estudiosos no assunto.Ler sem preconceitos o próprio Livro, porque muitas questões se aclararão com o progresso do leitor na espiritualidade cristã.

9 3. O Conteúdo Material do Livro: Contém (no original grego – edição-critica de Nestle-Aland) 22 capítulos, subdivididos em 404 versículos, expressos em palavras. O capítulo maior é o 2º. Consta de 29 versículos, contendo 702 palavras; e o menor é o 15º, com 8 versículos em 217 palavras.

10 No Apocalipse existem 454 alusões ao Antigo Testamento e 214 ao Novo Testamento. Mas, não são citações explícitas, do tipo: Diz o Senhor... porém simples inferências. O autor é um judeu-cristão. Descobre-se isso na língua em que o Apocalipse foi escrito, isto é, no grego popular, denominado Koiné. Sob o grego se descobre o aramaico, que era a língua falada na época na Palestina, e em todo o Oriente Médio. Isto salta aos olhos pela repetição da conjunção e (em gregokai): 1081 vezes.

11 A Estrutura do Livro em Geral: O Livro divide-se em 4 partes desiguais quanto á extensão e a mensagem que transmitem. Claro está que esta divisão não provém do autor do Apocalipse. O texto original era contínuo como uma carta (provavelmente várias cartas). Aliás, a divisão da Bíblia em Capítulos só aconteceu no ano de 1214 por obra do Professor da Universidade de Paris, depois Cardeal: Estevão Langton. E a divisão dos Capítulos em Versículos foi feita em 1528 por Sante Pagnini, para o Antigo Testamento; e, por Roberto Estevão, para o Novo testamento em

12 No Apocalipse estas divisões e subdivisões têm por finalidade um melhor entendimento da mensagem. Assim temos: 1º Prólogo que é todo o Capítulo Primeiro (20 versículos em 588 palavras); 2º Cartas às 7 Igrejas da Ásia Menor (ocupam os Capítulos 2 e 3, num total de 51 versículos em 1234 palavras); 3º Visões Proféticas. É a parte mais extensa. Vai do Capítulo 4,1 ao Capitulo 22,5 (perfazendo um total de 328 versículos); 4º Apoteose. É um final grandioso com os últimos conselhos. São 16 versículos em 338 palavras.

13 Estrutura do Livro por Partes: - Prólogo (1ª Parte). É a revelação a João pelo Anjo que lhe mostrou através de sinais (l, 1 ss) que o que ele viu é Palavra de Deus pelo Testemunho de Jesus Cristo. O autor se apresenta como irmão e companheiro, encarregado de uma missão.

14 - As Cartas (2ª Parte). São, na verdade, pequenos bilhetes. A mais extensa é a dirigida à Comunidade de Tiatira. São 12 versículos ou frases (na tradução da Bíblia Pastoral). As Igrejas são os 7 Candelabros da Visão Inicial. São Comunidades ou Grupos de Cristãos que viviam naquele tempo no sudoeste da Turquia. As Cartas são, pois, recados de Jesus Cristo a estes cristãos através de João.

15 Características comuns em todas as Cartas: Todas têm o mesmo cabeçalho: Escreve ao Anjo da Igreja de... Anjo era o Bispo ou Coordenador da Comunidade. Todas se apresentam como: Palavra de Jesus. Todas começam com a palavraconheço (em grego oidá). Em todas se enumeram as qualidades positivas e negativas da Comunidade com advertências e conselhos.

16 Características particulares nas Cartas: Em cada uma são recordados alguns detalhes da grandiosa visão inicial.Em cada uma Jesus recebe um título solene (quase todos tirados da visão inicial). Em duas Comunidades: Esmirna (2,8-11) e Filadélfia (3,7-13) não há nada de negativo ou censurável na vida daqueles cristãos. Recebem aprovação e conselhos para perseverarem, e aos que sofrem, consolação.

17 Em outras duas: Efeso (2,1-7) e Tiatira (2,18-29) o lado positivo e verdadeiro da vivência cristã supera o lado negativo e falso. Recebem, pois, advertência, conselho e promessa se converterem. Em mais duas: Pérgamo (2,11-17) e Sardes (3,1-6) o balanço do viver cristão é mais negativo que positivo. Principalmente em Sardes: onde só há algumas pessoas que não sujaram a roupa(3,4). Então, as advertências são em maior número: Converte-se! (2,16). Se não vigiar, virei como um ladrão(3,3).

18 Enfim, na Comunidade de Laodicéia não há nada de positivo. Por isso só recebe críticas, advertências e ameaças de castigos. Há uma ironia fina: Você diz: Sou rico... então compre o meu ouro puro, derretido ao fogo (3,17,18).Trata-se de uma Comunidade-Vômito. Mas, parece que o autor percebeu que foi severo demais com os Laodicenses. Por isso se justifica dizendo: repreendo e educo todos aqueles que amo (3,l9).

19 A todas as Comunidades é dado o mesmo conselho: quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. A todas as Comunidades é feita a promessa de uma premiação ao vencedor, variando de uma Comunidade para outra. A linguagem das Cartas é solene e bonita, embora não seja num grego clássico.

20


Carregar ppt "Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR www.santuarioperpetuosocorro.org.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google