A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CH4 H2O SH2 H2 NH3 Origem do Universo: Big Bang (há ~14 bilhões de anos) - Primeiros milhões de anos: temperaturas baixaram cerca de 100.000.000 oK e chegaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CH4 H2O SH2 H2 NH3 Origem do Universo: Big Bang (há ~14 bilhões de anos) - Primeiros milhões de anos: temperaturas baixaram cerca de 100.000.000 oK e chegaram."— Transcrição da apresentação:

1 CH4 H2O SH2 H2 NH3 Origem do Universo: Big Bang (há ~14 bilhões de anos) - Primeiros milhões de anos: temperaturas baixaram cerca de oK e chegaram a oK: átomo de Hidrogênio pode se formar - Hidrogênio: elemento mais simples abundante no universo (e na Terra) até hoje - O Hidrogênio formou nuvens enormes, que ao longo de bilhões de anos contraíram-se: com a força da gravidade outros elementos mais pesados passaram a se formar a partir da combinação de átomos de Hidrogênio Seres vivos - constituídos de células Unidade estrutural e fisiólógica Geram cópias de si mesmas (Reprodução) = Unidade da vida Química pré-biótica Célula Procariótica

2 Metano CH4 Amônia NH3 Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos

3 Ancestral comum Arvore Evolutiva

4 ERAS GEOLÓGICASPERIODOSDURAÇÃO OCORRENCIAS Pré-Cambriana ou primitiva Arqueozóico e Proterozóico 4 bilhões de anos atrás Formação dos escudos cristalinos e das rochas magmáticas. Primeira glaciação. Surgimento da vida unicelular. Paleozóica ou Primaria Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devociano, Carbonífero, Permiano. 320 milhões de anos Formação de montanhas, rochas sedimentares e metamórficas. Formação de florestas, Glaciações, surgimento da Pangéia há 200 milhões de anos e os primeiros peixes, vegetais e insetos e répteis. Mesozóica ou Secundária Triassico, Jurássico e Cretáceo 170 milhões de anos Fragmentação da Pangéia em Laurasia e Gondwana (130 milhões de anos). Surgimento dos grandes répteis. Inicio da formação dos desdobramentos modernos. Cenozóica Terciário e Quaternário (atual) 69 milhões há 1 milhão de anos Dobramentos Modernos. Surgimento dos mamíferos e do homem. Ultima glaciação. Atuais continentes

5 PRÉ-CAMBRIANO Está compreendido entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica.Terra fósseisperíodoCambrianoera Paleozóica BIG BANG - A GRANDE EXPLOSÃO SISTEMA SOLAR - PLANETA TERRA (Início do Pré-Cambriano) C,H,N - H 2 O ALTAS TEMPERATURAS FORMAÇÃO DE NUVENS - CHUVAS ACÚMULOS NAS DEPRESSÕES – FORMAÇÃO DOS MARES FORMAÇÃO DA SOPA ORGÂNICA COACERVATOS

6 PRÉ-CAMBRIANO PRIMEIROS SERES VIVOS FOTOSSÍNTESE CÉLULA EUCARIOTA SERES MULTICELULARES

7 PALEOZÓICA

8 Evolução na Era Paleozóica Era Paleozóica Período Intervalo de Tempo (M.a.) Plantas e Animais Cambriano570 a 505 Mares dominados por gastrópodes, vermes, braquiópodes, trilobites, algas e primeiros vertebrados. Ordoviciano505 a 438 Primeiros peixes sem mandíbula (peixes couraçados) e possivelmente as primeiras plantas terrestres Siluriano438 a 408 Primeiros peixes com mandíbula, plantas e animais tornam-se abundantes nas áreas continentais. Devoniano408 a 360 Anfíbios evoluem e começa. A dominar as áreas continentais. Carbonífero360 a 286 Anfíbios e insetos tornam-se abundantes e os répteis aparecem pela primeira vez. Feto arbóreos e outras árvores originam jazigos de carvão. Permiano 286 a 245 Os répteis começam a ter grande desenvolvimento. O Permiano termina com uma grande extinção de seres vivos – trilobites e outros animais marinhos.

9 Era Paleozóica A - Vida no mar Paleozóico. B – A Terra era habitada por anfíbios e répteis e coberta por fetos e outra vegetação(adaptado de Roque et al, 2001). A B

10 MESOZÓICA

11

12

13 Evolução da Era Mesozóica Era Mesozóica Período Intervalo de Tempo (M.a.) Plantas e Animais Triássico 245 a 208 Peixes com características semelhantes aos atuais. Desenvolvimento de répteis marinhos, aparecimento dos primeiros dinossauros. Grande desenvolvimento das Gimnospermas. Jurássico 208 a 144 Dinossauros em grande desenvolvimento e com formas gigantescas. Aparecimento de répteis adaptados ao voo. Surgem as primeiras aves e formas ancestrais de mamíferos. Grande diversidade de Cefalópodes: Amonites. Cretáceo144 a 66 Répteis terrestres e marinhos, como os dinossauros e pterossauros, embora muito abundantes, acabam por se extinguir. Desaparecimento das Amonites. Aparecimento das plantas com flor (Angiospermas).

14 Era Mesozóica Reconstituição paleogeográfica de uma paisagem mesozóica (adaptado de Roque, 2001).

15 CENOZÓICA

16

17 Evolução da Era Cenozóica ERA CENOZÓICA Sub-Era Período Intervalo de Tempo (M.a.) Plantas e Animais Terciária Paleoceno Eoceno 24 a 2,5 66 a 24 Animais invertebrados representados por quase todas as famílias actualmente existentes. Mamíferos com formas sintéticas. Peixes, anfíbios, répteis e aves semelhantes aos atuais. Grande desenvolvimento dos mamíferos. Aparecimento dos primeiros primatas. Predomínio das angiospermas. Quaternário2,5 a... Predomínio dos mamíferos e aves. Aparecimento dos primeiros hominídeos.

18 Era Cenozóica Reconstituição paleogeográfica de uma paisagem com mamíferos do Terciário (adaptado de Roque et al, 2001).

19

20 Analogia da história dos vertebrados com o tempo de um ano Escala de um anoTempo realEvento 1 Janeiro4.6 bilhões de anosOrigem da terra 4 Abril3.8 bilhões de anosVida aparece na terra (estromatolitos 9 Novembro650 milhões de anosInvertebrados marinhos aparecem 20 Novembro520 milhões de anosVertebrados 29 Novembro415 milhões de anosPeixes com mandíbulas Actinopterygii 30 Novembro410 milhões de anosChondrichthyes (tubarões e raias) 2 Dezembro380 milhões de anosTetrapoda 3 Dezembro360 milhões de anosterrestre 7 Dezembro310 milhões de anosAmniota (ovo adptado a ambiente) 16 Dezembro190 milhões de anosMammalia 20 Dezembro150 milhões de anosAves 26 Dezembro65 milhões de anosPrimatas 29 Dezembro30 milhões de anosAnthropoidea (hominídeos) 23:45, 31 Dezembro mil anosHomo sapiens

21 É a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica).

22 Os diferentes níveis da biodiversidade EcossistemasEspéciesPopulaçõesGenes

23 A biodiversidade por grupos taxonômicos

24 Por que algumas populações oscilam tanto de tamanho, enquanto outras se mantêm mais ou menos estáveis? Por que os integrantes de uma mesma população não são todos idênticos entre si? Como e por que as populações mudam ao longo do tempo?


Carregar ppt "CH4 H2O SH2 H2 NH3 Origem do Universo: Big Bang (há ~14 bilhões de anos) - Primeiros milhões de anos: temperaturas baixaram cerca de 100.000.000 oK e chegaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google