A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROJETO DE AMPLIFICADOR DE MULTIPLOS ESTAGIOS PARA ELETROMIOGRAFIA (EMG) Disciplina: Instrumentação Eletrônica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROJETO DE AMPLIFICADOR DE MULTIPLOS ESTAGIOS PARA ELETROMIOGRAFIA (EMG) Disciplina: Instrumentação Eletrônica."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROJETO DE AMPLIFICADOR DE MULTIPLOS ESTAGIOS PARA ELETROMIOGRAFIA (EMG) Disciplina: Instrumentação Eletrônica Professor: Luciano Fontes Alunos: Daniel Lopes Francisco Régis

2 O que é EMG? É um técnica chamada de eletromiografia (EMG) onde e possível verificar as atividades elétricas produzidas pelos músculos. É realizada utilizando um instrumento chamado eletromiógrafo, para produzir um registro chamado eletromiograma. A fonte elétrica é o potencial de membrana muscular de cerca de -90 mV. O range medido da EMG de seus potenciais esta entre 50 μV e vai ate em media 20 mV a 30 mV, dependendo do musculo sob observação. A amplitude do sinal varia entre 20 μV ate 2000 μV, e possui uma duração que varia de 3 ms a 15 ms.

3 O que é EMG? A taxa de repetição típicas da unidade motora do musculo e de cerca de Hz, dependendo do tamanho do musculo (músculos dos olhos às nádegas (glúteos) músculos), o dano axonal anteriores e outros fatores. Danos a unidades motoras podem ser esperados em intervalos entre 450 e 780 mV.

4 O que é EMG?

5 Principais aplicações: ferramenta de diagnostico para a identificação de doenças neuromusculares, avaliação de dor lombar, cinesiologia e desordens do controle motor; sinal de controle para dispositivos protéticos; detectar a atividade muscular isométrica, onde nenhum movimento e produzido; sinal de controle para computadores e outros dispositivos.

6 O que é EMG?

7 Sensor Amplificador de Múltiplos Estágios O projeto consiste em construir um sensor amplificador de múltiplos estágios capaz de perceber os sinais EMG do braço de um ser humano.

8 Sistema em blocos do projeto: Sensor Amplificador de Múltiplos Estágios

9 Esquema elétrico do projeto: Sensor Amplificador de Múltiplos Estágios

10 Gráfico obtido como resultado Sensor Amplificador de Múltiplos Estágios

11 Referências Acessado em: 06 de Junho de 2011; medicao/emg.php. Acessado em: 06 de Junho de 2011; k.ext.ti.com/SRVS/Data/ti/KnowledgeBases/analog/document/faq s/notch.htm. Acessado em: 06 de Junho de 2011; CAVALCANTI, Luciano Fontes – Notas de aula da disciplina de Instrumentacao Eletronica. Ed.: 2011; PATRICIU, Alexandru – Notas de aula sobre Electromyography. Ed.: 2010; FANSON, Richard, PATRICIU, Alexandru – Notas de aula sobre Design of a bioinstrumentation amplifier for EMG. Ed.: 2010.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROJETO DE AMPLIFICADOR DE MULTIPLOS ESTAGIOS PARA ELETROMIOGRAFIA (EMG) Disciplina: Instrumentação Eletrônica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google