A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A internet pública é uma rede de computadores mundial, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação no mundo. Não faz muito tempo esses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A internet pública é uma rede de computadores mundial, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação no mundo. Não faz muito tempo esses."— Transcrição da apresentação:

1 A internet pública é uma rede de computadores mundial, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação no mundo. Não faz muito tempo esses equipamentos eram PCs tradicionais de mesa, estações de trabalho e os chamados servidores. Porem sistemas finais, que não são tradicionais, como agendas digitais(PDAs), TVs, computadores portáteis, telefones celulares, automóveis, sistemas domésticos elétricos e de segurança, câmeras web e até mesmo torradeiras estão sendo cada vez mais conectados a internet[BBC 2001].

2 No Jargão da internet todos esses equipamentos são chamados hospedeiros ou sistemas finais. São Conectados por enlaces (links) de comunicação. Há muitos tipos de enlaces, constituídos de diferentes tipos de meios físicos de comunicação, entre eles cabos coaxiais, fios de cobre, fibras óticas e ondas de rádio. Enlaces diferentes taxas de transmissão diferente, sendo a mesma medida em bits por segundo(bps). Em geral sistemas finais são interligados por um único enlace de comunicação(comutação de circuitos). Hoje indiretamente por equipamentos intermediários de comutação conhecidos como comutadores de pacotes.

3 Um comutador de pacotes encaminha a informação que está chegando em um de seus enlaces de entrada para um de seus enlaces de saída. Quais são estes equipamentos? No jargão das redes de computadores o bloco de informação e denominado pacote. A sequência de enlaces e comutadores de pacotes que um pacote percorre desde o sistema final remetente até o sistema final receptor é chamada de rota ou caminho. Sistemas finais acessam a internet por meio de Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Providers ISPs).

4 Sistemas finais, comutadores de pacotes e outras peças da internet executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações na internet. O TCP (Transmission Control protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol – Protocolo da Internet) o IP específica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais, existe ainda um parâmetro(número) chamado IP (número da interface da máquina). Os dois formam o famoso conjunto TCP/IP. Padrões da internet são desenvolvidos pela IETF (internet Engineering task Force - Força de trabalho de Engenharia da internet), os documentos padronizados da mesma são denominados RFCs (Request for coments - pedidos de comentários). O IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eltrônicos) também específica padrões para componentes de redes como, Ethernet e Wi-Fi

5 Todas as atividades na internet são governadas por um protocolo. Mais o que é um protocolo? ( Livro analogia e leitura) Um protocolo define a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento. Serviço confiável orientado para conexão Garante a entrega dos dados de uma origem ao destinatário em ordem e completos (TCP – Protocolo de Controle de Transmissão) Serviço não confiável não orientado para conexão Não oferece nenhuma garantia quanto a entrega final (UDP - Protocolo de Datagrama do usuário – User Datagram protocol).

6 1. O que são sistemas finais ou hospedeiros? 2. O que faz os sistemas os sistemas finais se comunicarem? 3. Quais são os diferentes tipos de meios físicos de comunicação? 4. Logo no início da internet os sistemas finais eram ligados através de links exclusivos de comunicação, hoje qual a tecnologia usada para essas ligações? 5. Na área da internet o que é um pacote? 6. Sistemas finais acessam a internet por meio de que? 7. Em português, o que significa as siglas TCP e IP? 8. O que são as RFCs?


Carregar ppt "A internet pública é uma rede de computadores mundial, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação no mundo. Não faz muito tempo esses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google