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HistóricoHistórico Ariadne Peres E. Santo Rafaela Lebrego Araujo.

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2 HistóricoHistórico Ariadne Peres E. Santo Rafaela Lebrego Araujo

3 Ecologia INTERAÇÃO Seres vivos Meio Ambiente Homem

4 Contribuição: filósofos gregos Hipócrates Aristóteles

5 Darwin

6 Relação tipo de bico e item alimentar

7 Ciência 1869 Fenômenos complexos Biologia Zoologia Botânica Pedagogia Antropologia Matemática Estatística Geografia Meteorologia Física Química Sociologia Genética

8 2ª Guerra Mundial Ecologia Educação Ambiental Ambientalismo Ecólogo Ecologista Meio Ambiente Conhecimento Problemáticas Ambientais

9 Preservação Conservação

10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU ECODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTOSUSTENTABILIDADEMANEJO AGENDA 21

11 Desenvolvimento: seqüência ordenada de mudanças progressivas que resultam no aumento da complexidade de qualquer sistema biológico (Glossário de Ecologia). Sustentabilidade: manejo do ambiente e seus recursos de modo que seu uso possa ser contínuo, sem diminuição num futuro indefinido. Desenvolvimento sustentável ou ecodesenvolvimento: conceito originado há 36 anos, em Paris, durante a Biosphere Conference. Leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social e ecológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, e as vantagens e inconvenientes, a curto e longo prazos, de outros tipos de ação. É um conceito difícil de implementar, dadas as complexidades econômicas e ecológicas das situações atuais. Há fatores sociais, legais, religiosos e demográficos, que também interferem na aplicação de considerações e diretrizes ecológicas às finalidades e processos de desenvolvimento (Glossário de Ecologia). Manejo: constitui na aplicação de programas de utilização dos ecossistemas, baseado em teorias ecológicas sólidas, amparados em leis ambientais de modo que sejam mantidas da melhor forma possível as comunidades vegetais e/ou animais como fontes úteis de produtos biológicos para o homem (conservação) e, também como fontes de conhecimento científico (conservação e preservação), para o desfrute das gerações futuras.

12 Agenda 21 Documento da ECO/Rio ‑ 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano) conferência organizada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) Assinado por 170 países É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isso é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social. É um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos, em outras palavras, reintroduz uma idéia esquecida de que podemos e devemos planejar e estabelecer um elo de solidariedade entre nós e nossos descendentes, as futuras gerações. Roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas. Deve ser um plano obtido através de consenso, ou seja, com todos os atores e grupos sociais opinando e se comprometendo com ele. Verdadeira parceria entre governos e sociedades. É um programa estratégico, universal, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI.

13 Tipos de Unidades de Conservação de Proteção Integral Tipos de Unidades de Conservação de Uso Sustentável Parque Nacional (PARNA): Reserva Biológica (REBIO): Estação Ecológica (ESEC): Reserva Ecológica (RESEC): Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN): Floresta Nacional (FLONA): Área de Proteção Ambiental (APA):

14 Subsistência Uso ordenado e desordenado Sociedades humanas > utilização dos recursos ambientais

15 Os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados Necessidade de repensar seu modelo estratégico de crescimento econômico e desenvolvimento social

16 Estratégia de sobrevivência > processo educativo. Educação Ambiental

17 “O livro “Primavera Silenciosa”, publicado, na década de 60, pela jornalista norte–americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente. Rachel Carlson denunciou a desatenção ao meio ambiente NGLES/Lies.html

18 Reino Unido - Conselho para Educação Ambiental, reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente.

19 1968: Roma Consumo; Reservas de recursos naturais não- renováveis Crescimento da população mundial até meados do século XXI  Atividades industriais nos países ricos

20 Destruição dos rios Ar (gases venenosos e partículas tóxicas) Uso abusivo e incorreto de fertilizantes e biocidas (inseticidas, fungicidas, etc.) Água e os solos Espécies animais e vegetais (extinção) Poluição

21 Clube de Roma: Conservação dos recursos naturais Controle do crescimento populacional Mudança radical: mentalidade  consumo e procriação. O homem deve examinar a si próprio, seus objetivos e valores. O ponto essencial da questão não é somente a sobrevivência da espécie humana, porém ainda mais a sua possibilidade de sobreviver sem cair em um estado inútil de existência (Reigota, 1998, p.13).

22 Brasil  “milagre econômico”  “a poluição é o preço que se paga pelo progresso”. O.N.U  1972 O.N.U  1972 Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano (Estolcomo, Suécia) O cidadão deve ser educado para a solução dos problemas ambientais.

23 Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) Belgrado, Iugoslávia (1975): Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) (Princípios e orientações sobre a Educação Ambiental) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Tibilissi (Geórgia, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) 1ª Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (1977)

24 A Educação Ambiental deveria considerar o meio ambiente em sua totalidade, ser contínua, atingir todas as faixas de idade, ocorrer dentro e fora da escola e examinar as questões ambientais, locais e internacionais, sob um enfoque interdisciplinar. 10 anos se passaram: UNESCO e PNUMA: Congresso Internacional sobre Educação e Formação Ambientais Moscou, Rússia (1987) Análise das conquistas e dificuldades da Educação Ambiental em todo o mundo e traçadas as metas para a década de 90.

25 Ministério da Educação e Cultura (MEC),pronunciava-se sobre Educação Ambiental. Ministério da Educação e Cultura (MEC), pronunciava-se sobre Educação Ambiental. Brasil livros com temas das Ciências ou da Ecologia rotulados de Educação Ambiental. Os cursos de treinamentos eram escassos, desse modo, os professores tinham dificuldades em ter acesso à informações sobre a Educação Ambiental. Os cursos de treinamentos eram escassos, desse modo, os professores tinham dificuldades em ter acesso à informações sobre a Educação Ambiental.

26 Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente.

27 Todavia, na prática pouco se fez... Inexistência de política definida para a Educação Ambiental · Inexistência de política definida para a Educação Ambiental · Maioria dos professores querendo desenvolver atividades de Educação Ambiental, continuou sem receber materiais, treinamentos ou qualquer orientação para o assunto.

28 Eco 92 - Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Re-orientar a Educação para o desenvolvimento sustentável, e falou-se sobre o analfabetismo ambiental. Em 1993, as instituições governamentais brasileiras adotaram como prioridade o investimento em treinamento e formação de profissionais na área de Educação Ambiental

29 1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 Criação da Agenda 21 Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis FORUN das ONG’s- compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. FORUN das ONG’s - compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. Carta Brasileira de Educação Ambiental. Aponta as necessidades de capacitação na área - MEC.

30 1994 Aprovação do Programa Nacional de Educação Ambiental PRONEA, com a participação do MMA/IBAMA/MEC/MCT/MINC Publicação da Agenda 21 feita por crianças e jovens em português - UNICEF.

31 1996 Novos Parâmetros Curriculares do MEC, nos quais incluem a Educação Ambiental como tema transversal do currículo.

32 1997 I Conferência Nacional de Educação Ambiental.Brasília. ICNEA I Conferência Nacional de Educação Ambiental. Brasília. ICNEA 1999 Aprovação da LEI 9.597/99 que estabelece a Política Nacional de EA Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA)

33 2000 Curso Básico de Educação Ambiental a Distancia DEA/ MMA UFSC/ LED/ LEA 2002 Lançado o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (SIBEA)

34 Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! E tchau!!!!!!


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