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Grade Curricular Pós Graduação. ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS  Administração de Recursos Humanos* Administração de Recursos Humanos  Administração Geral*

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Apresentação em tema: "Grade Curricular Pós Graduação. ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS  Administração de Recursos Humanos* Administração de Recursos Humanos  Administração Geral*"— Transcrição da apresentação:

1 Grade Curricular Pós Graduação

2 ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS  Administração de Recursos Humanos* Administração de Recursos Humanos  Administração Geral* Administração Geral  Marketing* Marketing

3 Administração de Recursos Humanos  Objetivos  Aprofundamento do conhecimento e aplicação das práticas relacionadas à gestão de pessoas, tendo como foco o trabalho produtivo com qualidade de vida, dentro de uma visão sistêmica da dinâmica organizacional.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Desenvolvimento e Qualidade de Vida  Gestão da Sustentabilidade do Negócio  Gestão de Clientes  Gestão do Desempenho Organizacional  Gestão do Fator Humano  Posicionamento Estratégico  Sistemas de Remuneração e Reconhecimento  Sistemas de Trabalho

4 Administração Geral  Objetivos  Conhecimento e aplicação das principais práticas e processos de gestão, que permitam otimizar o processo decisório e a excelência do desempenho, visando a construção de organizações longevas e sustentadas.  Elenco de Disciplinas  Administração Contemporânea  Metodologia Científica  Gestão da Sustentabilidade do Negócio  Gestão de Clientes  Gestão do Desempenho Organizacional  Gestão do Fator Humano  Modelos Sistêmicos de Gestão  Posicionamento Estratégico  Processos de Negociação e de Tomada de Decisão

5 Marketing  Objetivos  Aprofundamento do conhecimento e aplicação das práticas relacionadas à gestão de marketing, tendo como foco a atração e retenção de clientes, dentro de uma visão sistêmica da dinâmica organizacional.  Elenco de Disciplinas  Canais de Distribuição  Comunicação com o Mercado  Metodologia Científica  Gestão da Sustentabilidade do Negócio  Gestão de Clientes  Gestão do Desempenho Organizacional  Gestão do Fator Humano  Posicionamento Estratégico  Preço, Custo e Valor para o Cliente

6 CIÊNCIAS DA SAÚDE  Administração Hospitalar Administração Hospitalar

7  Objetivos  Preparar profissionais para executar atividades relacionadas à Gerência da Instituição de Saúde;  Proporcionar aos alunos subsídios para uma visão critica sobre as Instituições de Saúde;  Agregar competências e habilidades básicas e especializadas relacionadas ao compromisso social e a qualidade de serviços prestados.  Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 8 de junho de 2008, do Conselho Nacional de Educação.

8  Elenco de Disciplinas  Disciplinas Sistêmicas  Gestão do Desempenho Organizacional  Gestão de Clientes  Gestão do Fator Humano  Gestão da Sustentabilidade do Negócio  Posicionamento Estratégico  Disciplinas Específicas  Metodologia Científica  Processo de Saúde  Processos de Apoio de Instituições de Saúde  Suprimentos em Instituições de Saúde

9 CIÊNCIAS HUMANAS  Gestão das Políticas Sociais* Gestão das Políticas Sociais

10  Objetivos  Capacitar profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e das Políticas Sociais em geral, na formulação, gestão, financiamento e controle de Programas e Projetos Sociais.  Elenco de Disciplinas  O Processo de Construção das Políticas Sociais  Política Social de Assistência Social  Política Social de Saúde  Política Social de Previdência Social  Gestão Social de Políticas Sociais  Gestão do Terceiro Setor  A Intervenção Profissional na Gestão das Políticas Sociais  Metodologia de Pesquisa Científica e Elaboração de Projetos Sociais  Carga Horária: 360 horas

11 CIÊNCIAS JURÍDICAS  Direito Ambiental* Direito Ambiental  Direito Civil* Direito Civil  Direito do Consumidor* Direito do Consumidor  Direito do Trabalho* Direito do Trabalho  Direito Empresarial* Direito Empresarial  Direito Imobiliário* Direito Imobiliário  Direito Penal* Direito Penal  Direito Previdenciário* Direito Previdenciário  Direito Processual* Direito Processual  Direito Tributário* Direito Tributário

12 Direito Ambiental  Objetivos  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado. Discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Elenco de Disciplinas  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO  DIREITO CONSTITUCIONAL  FUNDAMENTOS DO DIREITO AMBIENTAL  DIREITO PENAL AMBIENTAL  TUTELA PROCESSUAL E RESPONSABILIDADE CIVIL E ADMINISTRATIVA AMBIENTAL  DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL  Carga Horária Total: 360 horas

13 Direito Civil  Objetivos  Aprofundar o conhecimento na área de direito civil; conscientizar-se das principais mudanças decorrentes da nova legislação civil, e suas diferenças com o sistema revogado; desenvolver um senso crítico em relação às teorias apresentadas e às novas tendências jurisprudenciais; apresentar de forma coerente raciocínios explicativos e que sirvam como solução aos problemas propostos.  Atender ao disposto na Resolução nr. 03 e ao disposto na resolução CES, no 1, de 8 de junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Parte Geral  Teoria Geral das Obrigações  Contratos  Direitos Reais  Família e Sucessões  Carga Horária Total: 360 horas

14 Direito do Consumidor  Objetivos  Permitir ao aluno ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos na graduação, focando a área de relações de consumo em seus aspectos interdisciplinares. Analisar os interesses contrapostos de consumidores e fornecedores com vistas a viabilizar formas de harmonização desses interesses, dentro das perspectivas da política nacional de relações de consumo adotada pelo Código de Defesa do Consumidor.  Permitir a construção do conhecimento a partir da discussão de problemas e casos práticos, com o intuito de proporcionar a formação crítica do aluno e com isso, atender as necessidades do mercado profissional na atualidade.  Atender ao disposto na resolução CES,n.1,de 8 de junho de 2007,do Conselho Nacional da Educação.

15  Elenco de Disciplinas  Contratos de Consumo  Direito Econômico, Implicações Penais e Relação de Consumo  Direito Empresarial  Metodologia Científica  Relações de Consumo  Relações de Consumo Internacionais  Carga Horária: 360 horas

16 Direito do Trabalho  Objetivos  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado. Discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Cientifica  Processo De Conhecimento Do Trabalho  Sistema Recursal Do Trabalho  Direito Coletivo  Direito Constitucional Do Trabalho E Noções De Direito Previdenciário  Questões Polêmicas  Carga Horária Total: 360 horas

17 Direito Empresarial  Objetivos  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado, nos diversos ramos do Direito que afetam as empresas.  Discutir problemas/ soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Direito Falimentar  Direito do Comércio Internacional  Direito das Relações de Consumo  Teoria Geral do Direito Comercial e Direito Societário  Contratos Mercantis  Carga Horária Total: 360 horas/ aula

18 Direito Imobiliário  Objetivos  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado. Discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Elenco de Disciplinas  CONTRATOS IMOBIILIÁRIOS: LOCAÇÃO E OUTROS  DA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E DOS CONDOMÍNIOS  DIREITO CONSTITUCIONAL  DIREITO DAS COISAS  DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO  Carga Horária Total: 360 horas

19 Direito Penal  Objetivos  O presente programa foi criado para o aperfeiçoamento e profissionalização dos graduados na área do Direito Penal, bem como aos profissionais que necessitam dos conhecimentos da legislação penal.  Atender ao dispositivo na resolução CES, n.1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional da Educação.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Evolução Histórica do Direito Penal e Teoria do Crime  Garantias Constitucionais e Execução Penal  Direito Penal Tributário e Crimes Contra as Relações de Consumo  Direito Penal Ambiental  Criminologia  Carga Horária Total: 360 hora/ aula

20 Direito Previdenciário  Objetivos  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado. Discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Elenco de Disciplinas  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO  DIREITO CONSTITUCIONAL  BASES CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL E O DIREITO PREVIDENCIÁRIO – PARTE GERAL  DIREITO PREVIDENCIÁRIO – BENEFÍCIOS  DIREITO ACIDENTÁRIO  PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA   Carga Horária Total: 360 horas

21 Direito Processual  Objetivos  O presente programa foi criado para o aperfeiçoamento e profissionalização dos graduados na área do Direito Processual, especificamente do Direito Processual Civil, dando enfoque às principais inovações e institutos recentemente incorporados ao nosso ordenamento jurídico.  Proporcionar a visão histórico-crítica, bem como o conhecimento dos institutos fundamentais do Processo Civil, para possibilitar a análise crítica de conceitos e a reflexão sobre as suas implicações jurídicas, sociais e políticas.  Exposição e discussão dos pressupostos teóricos do Direito Processual Civil, especialmente visando à formação científica e ao exercício profissional. Estímulo à crítica dos conceitos dogmáticos do Direito Processual Civil.  Análise das reformas da Legislação Processual Civil Atender ao dispositivo na resolução CES,n.1,de 8 de junho de 2007,do Conselho Nacional da Educação

22  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Teoria Geral Do Processo  Procedimento Sumário E Ordinário  Processo De Execução  Tutelas Provisórias De Urgência  Procedimentos Especiais  Carga Horária Total: 360 hora/aula

23 Direito Tributário  Objetivos  O programa permite o aperfeiçoamento e profissionalização dos graduados na área do Direito Tributário, dando enfoque às relações entre o Fisco e o contribuinte, especialmente no que pertence aos tributos em geral.  Ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos no bacharelado. Discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades do mercado.  Atender ao dispositivo na resolução CES,n.1,de 8 de junho de 2007,do Conselho Nacional da Educação.  Elenco de Disciplinas  Metodologia Científica  Os Tributos em Espécie  O Direito Tributário e a Norma Jurídica Tributária  Procedimento e Processo Tributário  Planejamento Tributário e Direito Tributário Internacional  Direito Penal Tributário  Carga Horária Total: 360 horas/ aula

24 EDUCAÇÃO  Formação de Professores para o Ensino Superior Formação de Professores para o Ensino Superior  Formação de Educadores em Diabetes* Formação de Educadores em Diabetes  Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras* Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras  Psicopedagogia* Psicopedagogia

25 Formação de Professores para o Ensino Superior  Objetivos  Capacita para o exercício da docência, oferecendo formação didático-pedagógica e conhecimentos das mais modernas técnicas, métodos e recursos didáticos de ensino, como elaboração, planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de aprendizagem, e utilizando-se de projetos interdisciplinares para vinculação da teoria com a prática.  Atender ao disposto na Resolução nr. 03 e ao disposto na resolução CES, no 1, de 8 de junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação.

26  Elenco de Disciplinas  Competências Pedagógicas na Universidade - uma retrospectiva crítica  Modelos Pedagógicos: significados e contextos  Construção do Conhecimento e Teorias da Aprendizagem  Didática do Ensino Superior e Tecnologias da Informação/Comunicação: novos paradigmas  Dimensões dos atos de planejar e avaliar no Ensino Superior  Investigação e Produção do Conhecimento Científico: O trabalho monográfico  Carga Horária: 360 horas

27 Formação de Educadores em Diabetes  Objetivos  Apresentar ao aluno todas as nuances do Diabetes desde sua conceituação até as complicações decorrentes do mal controle;  Possibilitar ao aluno, o conhecimento da atuação do especialista em cada área, para que ele, quando educador, possa vir a ser um auxílio para este profissional;  Capacitar o aluno, de tal forma que ele se sinta apto a transmitir ao paciente os conhecimentos específicos que o levarão a conhecer sua patologia e assim atuar sobre ela, de forma eficaz;  Capacitar o aluno a ser elemento importante de conhecimento para a mudança de hábito do paciente, na aceitação, na auto-gestão do diabetes mellitus e na aderência ao tratamento para o controle glicêmico.

28  Elenco de Disciplinas  Bases e Fundamentos do Diabetes  Metodologia Científica  Pedagogia  DMT1 E DMT2  Complicações Crônicas  Atuação Multiprofissional no Diabetes  Atuações Necessárias para um Atendimento Global  Carga Horária: 360 horas

29 Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras  Objetivos  Formar Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais aptos para atuarem nas diversas situações do cotidiano da pessoa surda usuária da LIBRAS: atendimento médico, audiências jurídicas, entrevistas de emprego, congressos etc.  Elenco de Disciplinas  História e Cultura  Relações Sociais e Pesquisa  Linguística e Língua de Sinais  Tradução e Competência Profissional  Tecnologia e Laboratório de Interpretação em LIBRAS  Laboratório e Técnicas de Interpretação  Carga Horária: 360 horas

30 Psicopedagogia  Estrutura do Curso  O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional da UNIP – Universidade Paulista – está estruturado em disciplinas gerais e específicas, subdivididas em seis módulos.  Nos módulos 1 e 2, as disciplinas gerais preparam o aluno para o trabalho docente; nos módulos 3, 4 e 5, as disciplinas específicas estão organizadas de forma a permitir a revisão, a complementação e a atualização de conhecimentos inerentes ao processo de aprendizagem e suas patologias. O módulo 6 inclui o preparo para a pesquisa e o trabalho científico e a oportunidade de vivenciar a práxis do trabalho psicopedagógico institucional, através da participação em seminários virtuais e da realização de estágios supervisionados, concluindo o curso com a apresentação de monografia.  O curso decorrerá em dois semestres letivos, com aulas na modalidade de EAD – Ensino a Distância

31  Matriz Curricular  O programa do curso é concebido a partir das teorias psicológicas desenvolvimentistas, construtivistas, psicossociais, psicodinâmicas e psicolinguísticas. O ponto de convergência entre essas teorias é a visão das dificuldades de aprendizagem como sintoma, desencadeada por múltiplos fatores que se interligam, nem sempre conhecidos com facilidade. Neste contexto, a Matriz Curricular a ser desenvolvida se estruturará conforme se apresenta a seguir.  A Matriz Curricular se dividirá em duas partes: a primeira parte englobará as disciplinas gerais e será composta pelos módulos 1 e 2, os quais abordam os fundamentos teóricos do processo de aprendizagem e as estratégias da prática docente, com a finalidade de preparar o aluno para o trabalho docente por meio da mediação para a compreensão da importância das diferentes teorias de ensino/aprendizagem.

32  A segunda parte da Matriz Curricular, constituída pelas disciplinas específicas, é formada pelos módulos 3, 4, 5 e 6, cujas abordagens serão, respectivamente:  Neurociência: a compreensão do processo de aprendizagem por meio do estudo do funcionamento do cérebro e suas influências nas várias dificuldades de aprendizagem, favorecendo a intervenção e o diagnóstico do profissional psicopedagogo.  A psicologia da aprendizagem: o estudo do inconsciente proposto por Sigmund Freud, das etapas do desenvolvimento, proposto por Piaget, a psicogênese da leitura e da escrita proposta por Vygotsky e os enfoques teóricos das relações ensino e aprendizagem propostos por Rogers, Skinner, Gagné, Ausubel e Bruner.

33  O diagnóstico e a intervenção psicopedagógica e seminários virtuais de aplicação do conhecimento e da pesquisa científica: estudo dos instrumentos para elaborar o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, tendo por objetivo intervir nos problemas comuns em diversas categorias de alunos, além de o profissional entrar em contato com as ferramentas necessárias para elaborar um prognóstico para sanar dificuldades, com vistas a melhorar o desempenho institucional em problemas cognitivos e emocionais, por meio de acessório psicopedagógico.  Finalizando, os estágios supervisionados e a monografia, quando se buscará fornecer instrumentos para a realização dos estágios supervisionados e para a elaboração da monografia, a partir de subsídios de metodologia científica, de oficinas temáticas e de atividades programadas pertinentes à área de interesse do aluno.

34 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  Tecnologia de Informação para Estratégia de Negócios* Tecnologia de Informação para Estratégia de Negócios

35 Tecnologia de Informação para Estratégia de Negócios  Objetivos  Passar ao aluno, os conhecimentos necessários para que possa selecionar, implementar e garantir segurança na utilização, bem como na atualização das Tecnologias de Informação definidas para a estratégia de negócios de uma empresa, criando rotinas de acompanhamentos sobre otimização de resultados esperados.  Elenco de Disciplinas  Sustentabilidade de Negócios  Gestão do Desempenho Organizacional  Roteiro para Análise de Requisitos para Definição de Tecnologia  Segurança da Informação  Estratégia de Negócios na Internet  Governança Corporativa/Governança de TI (ITIL)  Metodologia Científica  Planejamento Estratégico de TI  Aspectos Legais no Uso de TI  Carga Horária Total: 360 horas


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