A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ângela Costa Instituto Pupilos do Exército São Domingos de Benfica - Lisboa 7.º e 8.º anos - disciplinas de CFQ e Matemática Os 4 Elementos 7 alunos +

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ângela Costa Instituto Pupilos do Exército São Domingos de Benfica - Lisboa 7.º e 8.º anos - disciplinas de CFQ e Matemática Os 4 Elementos 7 alunos +"— Transcrição da apresentação:

1 Ângela Costa Instituto Pupilos do Exército São Domingos de Benfica - Lisboa 7.º e 8.º anos - disciplinas de CFQ e Matemática Os 4 Elementos 7 alunos + 2 professoras

2 O Protótipo desenvolvido é um ar condicionado fotovoltaico “a 4 Elementos”, cujo refrigerante é a água. O módulo fotovoltaico está ligado a um motor com uma ventoinha, que força o ar a passar por uma almofada de água, arrefecendo. A estrutura do ar- condicionado é constituída por 2 garrafões de água e está coberto por um personagem - o Cartolas -, que é um fantasma que assombra o Instituto, segundo se conta. Este fantasma deu nome à nossa mascote: Cartolas FotoVoltinhas. Fotografia do protótipo: Cartolas FotoVoltinhas Logotipo do Projecto

3 Actividades planeadas/realizadas: 1.ª fase: apresentação do regulamento e abordagem teórica e prática, ao funcionamento das células FV e ao sistema evaporativo do dispositivo. 2.ª fase: dicussão relativa aos materiais a utilizar e forma a dar ao dispositivo; escolha do logotipo e mascote; 3.º fase: concretização das ideias e redireccionamento das opções; 4.ª fase: melhoramentos. Primeiro contacto dos alunos com as células FV. Montagem de circuitos e realização de medições utilizando multímetros digitais. Teste das melhores ventoinhas (os testes foram feitos sob a luz do retroprojector, já que o Sol teimou em não nos visitar!)

4 Desenhos dos alunos, no quadro (abaixo) e no papel (à direita), aquando da discussão acerca do logotipo. Corte dos garrafões (estrutura do ar- condicionado) e colocação dos motores com as ventoinhas.

5 Produção: O protótipo desenvolvido pode ser feito facilmente e com materiais muito simples (dispensa a cobertura por nós feita): 1 garrafão, água, 1 ventoinha e um módulo fotovoltaico. No lugar do garrafão, poder-se-á utilizar uma estrutura de madeira e vários patamares com recipientes com água, as ventoinhas na zona traseira e no topo um apoio para os módulos,,direccionável. No nosso fantasma é o barrete que pode mudar de posição, mudando a do módulo FV e permite ter a saída de ar em qualquer direcção As aprendizagens são essencialmente não formais e não existe uma relação directa com os temas abordados no presente ano lectivo, havendo alusões a várias noções que irão futuramente ser estudadas na disciplina de CFQ. Os alunos desenvolvem ainda competências relacionadas com a metodologia de trabalho de projecto e interesse pela Física. No que diz respeito à divulgação, apenas temos dado a conhecer a algumas pessoas casualmente. Em alguns casos, a partilha de ideias ocorre quando solicitamos ajuda. Foi o caso da costureira do instituto a quem pedimos que fizesse a bainha no pano do fantasma. Ar-condicionado a água com uma imagem mais séria, realizado para testar a sua eficácia.


Carregar ppt "Ângela Costa Instituto Pupilos do Exército São Domingos de Benfica - Lisboa 7.º e 8.º anos - disciplinas de CFQ e Matemática Os 4 Elementos 7 alunos +"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google